PRÓS E CONTRAS – Turista elogia comida, mas critica segurança da Capital

Porto Alegre pesquisou opinião de visitante para pensar em melhorias para Copa do Mundo de 2014

Quatro anos antes da Copa de 2014, uma pesquisa com turistas realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e as Faculdades Rio-grandenses (Fargs) indica que Porto Alegre precisa melhorar em pelo menos três aspectos: sinalização, segurança pública e limpeza urbana. O lado positivo do levantamento é que a hospitalidade, a hospedagem e a diversidade gastronômica, indicadores que agradaram aos viajantes ouvidos pelo estudo.

Os dados integram o Perfil do Turista Nacional em Porto Alegre. A pesquisa, realizada entre 22 de abril e 5 de maio, ouviu 250 pessoas de outras cidades que deixavam a Capital pela área de embarque doméstico do Aeroporto Internacional Salgado Filho e nas plataformas intermunicipal e interestadual da Estação Rodoviária.

O levantamento confirma uma tendência já diagnosticada pelo setor: a força do turismo de negócios. Chega a 35,2% a proporção dos entrevistados que visitaram a cidade movidos pelo trabalho ou atraídos por negócios. Outros 34% reencontravam amigos ou parentes, e apenas 12,8% procuravam lazer.

Pesquisa vai ajudar no planejamento da secretaria

Para o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a pesquisa abre caminho para aferições complementares e mais profundas sobre o tema.

– A pesquisa fornece informações decisivas para o planejamento das ações da secretaria – diz Moraes.

Vice-presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Ricardo Ritter acredita que a Capital pode ampliar o pedo do turismo de eventos.

– O percentual de turismo de eventos com certeza é maior do que o identificado na pesquisa, mas ainda é um setor com potencial de crescimento – complementa o representante da entidade.



Categorias:TURISMO

1 resposta

  1. Ainda acho que uma das mais prioritárias, seja a rodovia de acesso da zona sul de Porto Alegre a Canoas e região. Não só para 2014, mais para o futuro também, porque este trecho vira
    um CAOS na hora do pique.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: