Galeria Chaves ganha novo visual e mais cientes

Segunda fase da reforma será realizada com investimento de R$ 3 milhões

Patrimônio histórico de Porto Alegre, a Galeria Chaves começará na semana que vem a segunda fase da revitalização iniciada no ano passado. Aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc) nesta semana, a continuidade da obra dará nova cara ao tradicional ponto comercial e cultural, localizado no Centro Histórico.

O projeto inclui escadas rolantes, 15 lojas extras, dois restaurantes e um elevador panorâmico. O investimento de R$ 3 milhões será de investidores do setor imobiliário gaúcho.

Administrador da Galeria Chaves e idealizador do projeto, Rogério Wagner pretende, além de revitalizar o prédio inaugurado em 1936, ampliar a rentabilidade dos estabelecimentos.

Para Juliana Severo, 38 anos, uma das proprietárias do Café Chaves, as novidades foram um atrativo para que ela instalasse seu ponto no local. Após a conclusão da primeira fase de obras, em fevereiro, comerciantes observaram que o número de pessoas circulando no local aumentou.

Se na primeira fase o objetivo era manter ao máximo as características originais – vitrinas foram padronizadas e vitrôs, telhado e pisos recuperados–, na segunda, a intenção é modernizar. Entretanto, os antigos elevadores, tombados pelo patrimônio histórico, não serão alterados. O curioso é que um dos ascensoristas da Galeria Chaves na década de 30, era o ex-governador Leonel Brizola.

Nos próximos meses, a meta ainda é instalar um painel com fotos antigas, para que as novas gerações possam conhecer os tempos áureos do ponto comercial.

Zero Hora



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , ,

1 resposta

  1. A Galeria Chaves é realmente linda. Um grande marco arquitetônico do Centro. A única coisa que mudaria na reforma seria a clarabóia central. Ela é “pobre” visualmente e não combina com os detalhes do prédio. Em seu lugar, colocaria um vitrô mais trabalhado, como o que existe na própria entrada da galeria.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: