A polêmica abertura da Ramiro

A abertura da Ramiro na confluència da Protásio Alves em Porto Alegre, desejada pela maioria da população, virou polêmica. Até mesmo quem foi contra seu fechamento há 15 anos agora é contra sua abertura. É o caso de Carlos Assis Aymone, morador há 50 anos dos bairros Bom Fim e Santana, especialista em planejamento estratégico aplicado ao manejo do meio ambiente pela OEA.

Affonso Ritter

___________________

Este post, acima,  é apenas uma opinião.

Matéria de hoje, do Site da Prefeitura:

Cruzamento da Ramiro com Protásio está liberado

Os motoristas da Capital podem cruzar a avenida Protásio Alves, pela Ramiro Barcelos. Desde sábado, a Ramiro está liberada para o cruzamento, permitindo a circulação, pela via, da avenida Ipiranga até a Castelo Branco. A medida resulta de obra do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) na av. Venâncio Aires, até o dia 31 de julho e atende à reivindicçaão da Associação de Moradores do Bom Fim. Em caráter experimental por duas semanas, a liberação poderá estender-se, dependendo de avaliação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A obra do DEP bloqueará, inicialmente, por cerca de dez dias, as faixas de circulação do lado direito da Venâncio Aires (sentido sul/norte), entre a rua Jacinto Gomes e a rua Santa Teresinha. A segunda etapa, até dia 31 de julho, implicará no bloqueio do lado esquerdo da via, no mesmo trecho. Será desativado o estacionamento de veículos na Venâncio Aires, junto ao Hospital Pronto Socorro (HPS).

Com a abertura da circulação, não será permitida a conversão à esquerda da Ramiro Barcellos para a Protásio Alves, em direção a Osvaldo Aranha. As linhas de ônibus que atendem à região não sofrerão alterações em seus itinerários. No cruzamento, além do semáforo existente, agentes de fiscalização da EPTC orientarão a circulação dos motoristas da região.

Prefeitura de Porto Alegre

E da Zero Hora, também de hoje:

“Agora vai melhorar”, afirma taxista sobre reabertura de cruzamento na Capital

Trânsito foi tranquilo no local durante o início da manhã

A reabertura do cruzamento da Rua Ramiro Barcelos com a Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, foi comemorada pelos motoristas que utilizam a via. O trânsito foi tranquilo no local durante o início da manhã, um dos horários de pico do dia.

— É a primeira vez que passo aqui desde que reabriu. Do jeito que estava, era um caos, agora vai melhorar — diz o taxista Elton Quadros.

A mudança no trânsito permite que os motoristas atravessem a Protásio Alves pela Ramiro Barcelos, sem ter que fazer o desvio pela Jerônimo de Ornelas. A conversão para a Osvaldo Aranha, em direção ao Centro, não é permitida devido a um semáforo de pedestres.

— Esse cruzamento nunca deveria ter sido fechado. É uma boa opção para fugir do túnel (da Conceição) — avalia o taxista Wilson Fortes.

Já o comerciante Artur Ferreira, que é sócio de um restaurante na esquina da Cristóvão Colombo com a Ramiro Barcelos, demonstra ceticismo:

— A expectativa é de que continue a mesma coisa, são mais carros. Ali pelas 17h, ninguém respeita mais esse cruzamento. É um caos, com todo mundo buzinando. O que deveriam fazer aqui nesse trecho, também, é colocar redutores de velocidade.

A medida, na prática, passa por teste nesta semana. A prefeitura estuda adotar a alteração de forma permanente, caso se mostre positiva. A reabertura do cruzamento – bloqueado há 15 anos – foi motivada por obras de saneamento na Avenida Venâncio Aires, pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), e deverá durar até dia 31 de julho.

ZH



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

3 respostas

  1. A abertura foi mais do que certa. Não fazia nenhum sentido ser fechada. Acabávamos tendo tráfego rápido tendo que desviar por um milhão de ruazinhas outrora tranquilas.

    Num mundo ideal, aquela região toda do HPS carece de umas melhorias, mas não tenho bem certeza qual seria o melhor caminho.

    Curtir

  2. Pois é … Quem é esse Carlos Assis Aymone? O fato dele ser contra agora, não significa que essa abertura seja uma coisa infundada e incorreta.

    Curtir

  3. e… meio incompleta essa informação heim!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: