Morre Ervino Besson – secretário municipal da Copa de 2014

O Blog registra aqui a perda deste importante parlamentar

– Ervino Besson sofreu um AVC em junho e morreu nesta madrugada

O secretário municipal da Copa de 2014 em Porto Alegre, Ervino Besson (PDT), 65 anos, morreu nesta madrugada no Hospital Beneficência Portuguesa. Besson teve um AVC no mês passado e estava em coma. O velório ocorre na Câmara de Vereadores da Capital, às 11h e o enterro será no Cemitério João XXIII.

Depois de um dia normal de trabalho, o secretário municipal da Copa começou a sentir-se mal no início da noite de 11 de junho, durante uma reunião na zona sul da Capital. Levado às pressas ao Hospital Belém Novo, foi imediatamente removido para a Beneficência e operado.

Nas semanas seguintes, chegou a apresentar uma melhora que permitiu que deixasse a UTI e respirasse sem ajuda de aparelhos. Mas nunca conseguiu se recuperar. No dia 19 de julho, teve morte cerebral diagnosticada. Natural de Casca, no norte do Estado, Ervino Besson era filho de Fortunato e Constantina Fontana Besson. Casado com Enedir e pai de Carise e Sandro, ele não era o único político da família. Seu irmão, Elói Besson (PMDB), é o atual prefeito de Portão.

Com uma forte vinculação com a Zona Sul e com a comunidade italiana da Capital, Besson foi eleito vereador duas vezes, em 2000 e 2004. Caracterizou seus mandatos por projetos nas áreas de educação, segurança e saúde, entre eles o Banco Municipal de Remédios, que consiste na arrecadação e distribuição de medicamentos sem custo para o Erário, e a Lei da Aprovação, que assegura que as escolas públicas municipais da Capital só podem reprovar alunos em nível de alfabetização após avaliação pelo corpo docente, direção e Serviço de Orientação Educacional da escola.

Ele também foi diretor administrativo da Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa). Eleito suplente em 2008, Besson, no entanto, ocupava a vaga de seu colega de partido, João Bosco Vaz (PDT) – que deixou a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer.

Na atual legislatura, trabalhava na regulação fundiária de loteamentos irregulares em diversas regiões da cidade, quando foi chamado para comandar a Secretaria da Copa de 2014. Besson é a segunda vítima entre as autoridades gaúchas ligadas aos preparativos do Mundial.

Em 6 de junho, o secretário estadual extraordinário da Copa de 2014, Ricardo Seibel de Freitas Lima, 35 anos, sofreu uma parada cardíaca e foi encontrado morto em um hotel de Brasília.

ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

1 resposta

Trackbacks

  1. Morre Ervino Besson – secretário municipal da Copa de 2014 « Blog … | Quem Morreu!

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: