Motivação para Copa 2014

Arquiteto espanhol, Josep Acebillo, que planejou as mudanças de Barcelona para as Olimpíadas de 1992, recomenda obras de pequena escala, espécie de acupuntura urbanística, para as Olimpíadas 2016 do Rio, mas que servem também para as cidades sedes da Copa 2014 motivarem seus cidadãos. Foram 150 pequenas praças entre 1981 e 1988. Com isso, todo cidadão começou a ver uma nova Barcelona perto de sua casa. A preparação específica para os jogos integrou uma segunda fase do plano.  É que muitas vezes há dificuldade de demonstrar como projetos grandes serão úteis à cidade após os eventos. Acebillo está convencido de que um projeto para melhorar a cidade poderia ser feito sem os jogos, mas  levaria dez vezes mais tempo.

Affonso Ritter



Categorias:COPA 2014

Tags:,

9 respostas

  1. Dieo, tu não leste o link que mandei né? Pois lá em Copenhague, também se dizia coisas parecidas com: ” Temos que conviver com os carros, no Brasil a realidade e essa.” Leia o link, alargar avenidas só aumenta o número de carros pois é um incentivo ao uso do carro, temos que fazer o inverso. Não precisa alargar a Beira Rio, transforma ela toda em ciclovia, falo isso principalmente para a Beira Rio. Construir uma avenida descente na cruzando a Cruzeiro que uns dos projetos até acho uma boa, pois a avenida ali é péssima inclusive para o transporte público, mas sempre tem que se dar prioridade ao transporte público e ciclovias não aos carros, e infelizmente ocorre o inverso. Não sou totalmente contra pistas largas, mas não em regiões centrais e certamente não na beira do rio.

    Curtir

  2. Olavo, como a favor de ciclovias e meios de transporte alternativos aos veiculos tambem.
    O que foi feito em Copenhague ha 50 anos, foi feito ha 50 anos. Temos que conviver com os carros, no Brasil a realidade e essa.
    A copa e uma oportunidade real para mudarmos a cara da cidade sim. Alargar a Beira Rio com ciclovia e otimo. Temos que olhar para frente e encontrar solucoes para o equilibrio.
    Moro em Buenos Aires e aqui a solucao encontrada e respeito e educacao. A cidade inaugura ciclovias em harmonia com as pistas largas.

    Curtir

  3. Quanto mais alargamento de vias mais carros vão aparecer, mais poluição, isto está na contramão do que vem se fazendo nas cidades que estão melhorando a qualidade de vida das pessoas. Alargar a Beira Rio é um absurdo, na verdade a Beira Rio tinha que ser fechada ao trânsito de carros. Olhem o Exemplo da Alemanha, a 3 km dos estádios só se andava a pé ou de bicicleta. De todas as obras previstas só as que realmente podem trazer melhora de qualidade de vidapara todos na cidade são as que envolvem o transporte coletivo. Se se quer melhor o fluxo do trânsito, melhora-se transporte coletivo, incentiva-se o uso da bicicleta, dificulta-se o do carro, proíbe-se estacionamento ao longo das vias. Isso não é novidade, esta sendo feito em grandes cidades e já foi feito em Copenhague há 50 anos, não é para menso que hoje ela é acidade com melhor qualidade de vida do mundo. Deem uma olhada neste artigo:
    http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/cidade/nos-nao-somos-dinamarqueses/

    Curtir

  4. Olavo, cite uma obra que não é importante pra Porto Alegre que vai ser feita. As obras da copa são melhorias no aeroporto, viadutos, alargamentos de vias e ampliação do HPS. Todas obras urgentissimas que já deveriam está prontas.

    Curtir

  5. Qualidade de Vida…é só o que eu quero para Porto Alegre! O resto é consequência. Vamos ver se as obras irão realmente melhorar a Qualidade de Vida. Espero que sim, mas temo muito que não, ou que seja muito pouco pelo gasto e endividamento da cidade. Até da tão falada “Lei de Responsabilidade Fiscal” a prefeitura ficará liberada, isso é uma porta enorme para a roubalheira, sem falar na prováveis contratações emergenciais sem licitações. Eu temo bastante pelo futuro de Porto Alegre, mas como disse antes espero estar errado!

    Curtir

  6. Também não vejo sobre esse ótica negativa. Não vi nada que seja nababesco ou exagerado pra Porto Alegre. Todas as obras, são obras que teriam de ser feitas mais cedo ou mais tarde ( ou nunca seriam feitas). Até achoq ue em algumas capitais alguns elefantes brancos serão erguidos. Mas no caso de Porto Alegre, tudo será aproveitado e muito bem pela população durante e depois da copa.
    Além disso, é uma chance de colocar a cidade no mapa mundial. De ser conhecida. De ser opção de visita. De deixá-la mais charmosa, atraente, cosmopolita.
    Eu sou daqueles que acredita piamente que não precisa montanhas, areia e mar pra atrair turistas. Ajuda, e muito. Mas história, espaços, segurança e qualidade de vida são atrativos maiores!
    Buenos Aires, aqui pertinho, é um exemplo disso. Não tem mar, não tem montanhas, não tem uma natureza abundante (até Porto Alegre tem mais) e mesmo assim atrai mais turistas que o Rio de Janeiro.

    Curtir

  7. Triste ilusão! Mas logo saberemos 2014 não está tão longe assim! Tomara que eu esteja errado!!!!

    Curtir

  8. Como assim? Aqui em Porto Alegre, TODAS as obras são necessárias, ficarão de legado para a cidade… e todas elas trarão benefícios pra toda a população. Mobilidade urbana, segurança, turismo, infraestrutura, aeroporto, novas estradas, estádios, hotéis… isso não irá melhorar a cidade? Isso será feito com uma “partezinha” do dinheiro? Acho que não! Pra mim, Porto Alegre está sabendo, muito bem, aproveitar a oportunidade da Copa.

    Curtir

  9. Eu realmente ainda tenho alguma esperança que a copa traga alguma melhora para cidade, mas a cada dia que passa vejo que trará muito endividamento, e o pior é que só uma partezinha deste dinheiro irá para obras que realmente irão melhorar a cidade.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: