Porto da Capital poderá ter um terminal de contêineres

Porto Alegre movimentou cargas de 411,4 mil toneladas. Foto: ascom SPH / DIVULGAÇÃO / CP

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) comemora a boa movimentação registrada no porto da Capital nos primeiros seis meses deste ano. Foram movimentadas 411,4 mil toneladas, 27% acima do verificado em igual período de 2009, segundo o diretor superintendente da SPH, Gilberto Cunha. Esse aumento se reflete também na quantidade de embarcações que chegaram ao porto – 84 no primeiro semestre de 2009 e 96 em igual período de 2010. Os principais produtos transportados foram fertilizantes, trigo, sal, transportes e itens elétricos.

Para Cunha, o bom desempenho da economia no país e a recuperação mundial pós-crise são fatores que contribuíram para o desempenho positivo. A projeção para o restante do ano é de manutenção dos níveis de movimentação. Também há expectativa de que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) libere para funcionamento o terminal de contêineres no porto de Porto Alegre. Uma vez aprovado, a SPH poderá iniciar o processo licitatório num prazo de até dois meses. Cunha entende que a liberação permitirá que o RS passe a ter a navegação de interior por meio de lagos e lagoas. “Não temos nenhuma movimentação de contêineres pelos lagos, tudo é transportado via rodoviária, elevando os custos e impactando na competitividade do Estado e das empresas”, disse.

Segundo dados da SPH, uma embarcação pode transportar de 200 a 300 contêineres, em média, montante que deixaria de ser levado pelas estradas. “Seriam, no mínimo, 200 caminhões a menos nas vias.” Para colocar esse terminal em funcionamento, é necessário investimento de R$ 13 milhões e, quando estiver funcionando, estima-se movimentação de 2,5 mil contêineres. Outro ponto favorável aos investimentos é a logística do porto da Capital, que tem ligação com as BRs 101, 208, 290 e 386 e ligações ferroviárias com acessos aos cais Mauá e Navegantes.
 

Correio do Povo

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OBS.: a parte do porto localizado ao norte da Rodoviária continua ativa. Somente o Cais Mauá (entre a Rodoviária e a Usina do Gasômetro)  será destinado ao projeto de revitalização. E considero esta uma ótima notícia, por ser importante para a economia da cidade. Deveriam incentivar e melhorar as condições do porto nesta área.



Categorias:Economia da cidade, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

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