Centro ganha mais oito palmeiras

Canteiros foram escavados para plantação na avenida Borges de Medeiros. Foto: Pedro Revillion

O visual da avenida Borges de Medeiros, entre a avenida Mauá e a rua Siqueira Campos, vai mudar. Até o final do mês, oito palmeiras serão plantadas por meio de um Termo de Compensação Vegetal (TCV), formalizado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e a construtora e incorporadora Titton Brugger. A escavação dos canteiros onde serão plantadas as quatro primeiras árvores já foi feita e no próximo final de semana serão abertos os canteiros entre as ruas 7 de Setembro e Siqueira Campos.

As mudas de palmeiras Washingtonias adquiridas pela construtora medem 5 metros de altura, mas na fase adulta podem chegar a 20 metros. Essas árvores, se rigorosamente alinhadas, garantem sombra, além de qualificar o paisagismo. O titular da Smam, Professor Garcia, destacou que a iniciativa integra o Programa Viva o Centro e envolve investimento de R$ 53 mil. Também está prevista a implantação do busto do General Artigas – herói da independência do Uruguai.

De acordo com o secretário, as compensações ambientais, previstas no decreto 15.418/2006, são rotineiras. No primeiro semestre, a Coordenação do Ambiente Natural (Can) formalizou 202 TCVs com empreendedores. A legislação prevê que a supressão ou o transplante mal sucedido de vegetais deverá ser ambientalmente compensado, e, se decorrer de obras de interesses particular, as despesas do replantio serão custeadas pelo empreendedor.
 

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Revitalização do centro

Tags:, ,

11 respostas

  1. ah…tah certo….morem defronte uma palmeira onde residem morcegos e cujas folhas caem sobre os pedestres que estão passando calmamente nas calçadas e veremos se continuarão a amá-las !!!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: