Centro ganha mais oito palmeiras

Canteiros foram escavados para plantação na avenida Borges de Medeiros. Foto: Pedro Revillion

O visual da avenida Borges de Medeiros, entre a avenida Mauá e a rua Siqueira Campos, vai mudar. Até o final do mês, oito palmeiras serão plantadas por meio de um Termo de Compensação Vegetal (TCV), formalizado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e a construtora e incorporadora Titton Brugger. A escavação dos canteiros onde serão plantadas as quatro primeiras árvores já foi feita e no próximo final de semana serão abertos os canteiros entre as ruas 7 de Setembro e Siqueira Campos.

As mudas de palmeiras Washingtonias adquiridas pela construtora medem 5 metros de altura, mas na fase adulta podem chegar a 20 metros. Essas árvores, se rigorosamente alinhadas, garantem sombra, além de qualificar o paisagismo. O titular da Smam, Professor Garcia, destacou que a iniciativa integra o Programa Viva o Centro e envolve investimento de R$ 53 mil. Também está prevista a implantação do busto do General Artigas – herói da independência do Uruguai.

De acordo com o secretário, as compensações ambientais, previstas no decreto 15.418/2006, são rotineiras. No primeiro semestre, a Coordenação do Ambiente Natural (Can) formalizou 202 TCVs com empreendedores. A legislação prevê que a supressão ou o transplante mal sucedido de vegetais deverá ser ambientalmente compensado, e, se decorrer de obras de interesses particular, as despesas do replantio serão custeadas pelo empreendedor.
 

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Revitalização do centro

Tags:, ,

11 respostas

  1. ah…tah certo….morem defronte uma palmeira onde residem morcegos e cujas folhas caem sobre os pedestres que estão passando calmamente nas calçadas e veremos se continuarão a amá-las !!!!!

  2. Gosto não se discute, dizia o velho ditado. Tem de ser criticado o fato de não se exigir compensação melhor do que plantar 8 palmeiras, ou mesmo do aspecto da obra, num local movimentado como aquele (porque não fizeram paisagismo ali antes, quando não havia usuários?).

    Bom e sobre flores, só deveriam ser usadas em locais onde se possa contemplá-las; quem vai parar no centro da Osvaldo Aranha e na frente da rodoviária, e ficar respirando ar poluído de carros e ônibus pra apreciar flores? Até as flores com dificuldade sobreviveriam ali, num local com fluxo de pedestre. Por outro lado, na lamacenta praça ao lado do Instituto de Educação (acessibilidade nunca se viu ali) algo desse tipo seria louvável.

  3. adoro palmeiras principalmente as californianas e as nossas nativas gerivas. e com certeza porto alegre fica lindissima com elas sim quanto mais verde em nossas ruas melhor pois a cidade fica mais bonita e agradavel quebrando um pouco esse cinza de nossos edificios que alem de mau conservados sao horriveis em sua grande maioria. observem como a farrapos mehlorou um pouco com elas em seu canteiro central deu mais vida a essa avenida que so tem predios mal cuidados..

  4. Acho bonito cidades com araucárias !
    Bom, críticas com árvores de POA, tenho contra aquelas que escondem coisas importantes, como o belíssimo predio historico do Ministerio da Fazenda.
    A praça da Alfândega tb poderia ter ainda menos arvores, ao meu ver, face o interessante e bonito conjunto de predios ao seu redor, antigos e novos.

  5. Eu gosto de Palmeiras e se pudesse escolher veria mais ainda nas ruas!
    Onde que o clima em Porto Alegre é subtropical? Só nos livros escolares, porque quem vive aqui sabe que são no máximo 2 meses, as vezes 3 de frio e o resto de calor infernal.

  6. Eu também estava esperando um post como este. “Diga não as palmeiras em porto alegre”.Porto alegre e o Rio Grande do Sul não combinam com palmeiras, por favor! Não intressa se temos uma palmeira nativa, porto alegre de fato não deve ter palmeiras e tem problemas com seu paisagismo. Não somos outra coisa além de um estado pertencente ao brasil, de fato não somos um pais, mas somos um estado que tem uma cultura, como o Pará tem a sua. Diga não as palmeiras em porto alegre” Não temos praia; praias realmente não é nosso forte; temos um clima quase que em sua totalidade não tropical, e sim Subtropical. “Diga não as palmeiras em Porto Alegre” É tão lindo ver as palmeiras no nordeste do brasil, mas não em Porto Alegre.

  7. Ótimo, estava esperando o post certo pra critícar o trabalho paisagístico da Sman. Cada vez que vou ao centro, o que faço todo à propósito, ficou indiguinado com aquele canteiro da rodoviária. Numa região que já uma das mais degradadas da cidade por causa do trânsito e sua infraestrutura, temos um canteiro central protegido por cerca absolutamente feio, uma meia duzia de árvores e só, sem nenhum trabalho paisagístico para amenizar a imagem da região. Já pensaram naquela área cheia, por exemplo, com flores coloridas, o aspecto muito melhor que daria, mais vivo. Não acredito que não tem ninguém pra pensar nisso na Sman. Outro exemplo é a Osvaldo Aranha, uma avenida com dois canteiros centrais com palmeiras que ninguem aprecia por que tem olha 10 metros pra cima e umas árvores bisonhas intercaladas entre elas. Já pensaram se ali também existisse uma cateiro florido, como agente ve em cidades da serra, o charme que não daria para aquela avenida nobre.

  8. Tb não tenho nada contra palmeiras, essas ao menos depois que crescem não causam aquela poluição visual na frente de prédios lindos hoje escondidos por outras espécies de árvores que nunca recebem poda! Com palmeiras isso ao menos não acontece, deixando sempre um espaço maior para a contemplação dos prédios em sua volta.

  9. Não tenho nada contra palmeiras. Estamos no Brasil e não num país temperado. Qualquer lugar do país pode usar palmeiras na sua decoração/paisagismo. Inclusive temos uma nativa daqui mesmo, que é o famoso Gerivá, que já ornamenta algumas avenidas na cidade, como a Terceira Perimetral e a Farrapos (em alguns trechos). Por que Porto Alegre não pode ter palmeiras ? Somos outro país, é isso ? Não concordo….

  10. “Diga não as palmeiras em porto alegre” Toda cidade que vou tem uma, acho ridiculo palmeiras em porto alegre também.

  11. gostei dos cavaletes tortos e caidos!

Faça seu comentário aqui: