Notícia estranha: Muro da Mauá ganha comporta de aço

Nova comporta de aço. Foto: ZH

Um portão de aço pesando 4,2 toneladas e medindo 3,17 metros de altura e 7,77 metros de comprimento é um dos maiores e mais pesados entre os 14 que serão instalados ao longo do muro da Avenida Mauá, na Capital. A nova comporta com acionamento hidráulico será inaugurada amanhã, às 10h, pelo prefeito José Fortunati.

Instalada no acesso principal ao Cais, em frente à Rua Sepúlveda Pertence, a comporta pode ser fechada em apenas 50 segundos e é a primeira a ser entregue totalmente reformada. Com um investimento de R$ 1,786 milhão, o serviço executado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) deverá substituir, reformar e recuperar todas as comportas de vedação existentes no Dique Castelo Branco e na cortina de concreto da Avenida Mauá. Segundo o DEP, o acionamento hidráulico é um diferencial nos novos equipamentos.

Todos os portões têm vedações de borracha para evitar o vazamento de água em caso de inundação. A previsão é que a obra de reforma e substituição das comportas esteja concluída em outubro.

 Saiba mais

– O muro da Mauá e suas 14 comportas de vedação integram o Sistema de Proteção Contra as Cheias do Lago Guaíba e do Rio Gravataí e foi construído em 1970. O sistema que protege Porto Alegre é composto por 68 quilômetros de diques, 2.647 metros de muro na Mauá, 14 comportas e 18 casas de bombas. Foi criado para para conter inundações, evitando que as águas do Guaíba invadam a região central da cidade.

Zero Hora

_______________________

Coloquei no título notícia estranha pois não entendo um investimento no muro, antes de iniciar o projeto do Cais Mauá. O Muro não será diminuído para 1,5 m ? Vão deixar o muro com 3m ? Não será discutido este assunto de forma mais séria ? A permanência do Muro não atrapalhará o projeto final do Cais do Porto ?

.



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

11 respostas

  1. Pelo que eu vejo, a revitalização do cais vai ser como tudo que o SR Fogaça e sua laia fazem, muita falação e na hora só sai um puxadinho, assim foi com o metro, com os portais da cidade, com o pontal. Ele só sabe mesmo é tocar viola, depois do Vento Negro não saiu nada que presta.
    Não da pra esperar que alguma autoridade publica coloque um fim neste muro.
    Tem que haver uma mobilização social, e fazer como com o muro de Berlim, pegar marretas e o povo ir em massa e colocar o muro abaixo!

    Curtir

  2. Stefano, não concordo com vc, o projeto de revitalização não passara de um projeto de venda e privatização da orla se não acontecer a derrubada do muro. O muro afasta as pessoas da orla, vai se tornar mais um espaço fechado e privado, um shopping center a ceu aberto (mais um shopping total), com porta de entrada e pouco acesso.
    Não acho que as pessoas só reclamem, somente expressam suas opiniões o que a meu ver não é nenhum exagero.
    O muro é feio e inutil, a agua se tem que entrar entrara pelos bueiros, sua eficacia é duvidosa e nunca foi testada.
    Porto alegre esta tambem perdendo recursos, para o PAC da copa simplesmente não se habilitou para a reforma portuaria.
    Gasta dinheiro agora com portões de aço em um projeto discutivel e que pode ser colocado abaixo com a revitalização do cais.
    Isso ao meu ver é muita incompetencia!!!

    Curtir

  3. Concordo com a retirada do muro, obra faraonica que só foi construida para superfaturamento e desvio de recursos, não sei se não foi o mesmo objetivo destas novas comportas ja que ha muita, mas muita coisa mais importante e se fazer nesta cidade.
    Não temos nenhuma enchente desde 1941 e é provavel que nunca mais isso aconteça, ja que não se tem noticias disso no periodo que antecede a enchente de 41.
    Como sempre no RS fica-se discutindo eternamente e não se faz nada. A postura conservadora e medrosa de sempre!

    Curtir

  4. Esse muro não serve para nada e só atrapalha a relação da cidade com o Guaíba, só que nenhum político vai assmir o risco de coloca-lo abaixo, substituindo por um sistema mais moderno e seguro.

    Curtir

  5. ESTOU COM STEFANO. geral reclama demais, nossa.. fujam daqui, aqui nao eh lugar pra tanta negatividade, de boa. Nossa cidade nunca esteve tao próspera. De todas as cidades sede, porto alegre está adiantada e no caminho certo.

    Curtir

  6. Lendo os comentários aqui no blog eu constato: o pessoal gosta de reclamar. Colocaram um portão que faz parte do sistema contra cheias da cidade… Reclamam! Está para sair um projeto de 500 milhões de reais para revitalizar o cais… Dizem que “falta planejamento”! A prefeitura se habilita para receber 73 milhões de dólares para investir no turismo da cidade… Dizem que não é o suficiente! Mais de meio bilhão estão sendo investidos em obras de mobilidade urbana… classificam como “desnecessárias”! Até a vista do morro Sta Tereza é classificada como “comprometida”. Todos os comentários constam isso: “triste”, “piada”, insuficiente”, “falta planejamento”, etc…
    Isso sim que é triste.

    Curtir

  7. Isso se chama “Planejamento”…parece até piada, mas é triste!

    Curtir

  8. Só para elucidar a discussão:
    http://picasaweb.google.com.br/daniel.serafim/Belem2009EstaAoDasDocas#

    Fotos de um projeto semelhante onde transformaram um cais do porto em uma linda área de lazer em Belém do Pará.
    Todo a parte externa para a rua é gradeada, logo se tem visão do belo empreendimento que foi transformado velhas docas de um velho porto.

    Curtir

  9. É verdade Stéfano, eu já tinha visto. Mas a esperança ainda permanece, de que seja revista esta decisão. Não consigo imaginar uma revitalização do cais do Porto com a permanência do Muro da mesma maneira que é hoje.

    Curtir

  10. https://portoimagem.wordpress.com/2010/06/29/nova-chance-ao-porto-impulso-inedito-ao-cais/ Nessa notícia diz que “chegou-se a cogitar a diminuição do obstáculo à metade, mas a ideia não prosperou”. Que eu me lembre, vai continuar da mesma altura.

    Curtir

  11. Será que os burocratas são mais espertos que os humanos???

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: