Notícia estranha: Muro da Mauá ganha comporta de aço

Nova comporta de aço. Foto: ZH

Um portão de aço pesando 4,2 toneladas e medindo 3,17 metros de altura e 7,77 metros de comprimento é um dos maiores e mais pesados entre os 14 que serão instalados ao longo do muro da Avenida Mauá, na Capital. A nova comporta com acionamento hidráulico será inaugurada amanhã, às 10h, pelo prefeito José Fortunati.

Instalada no acesso principal ao Cais, em frente à Rua Sepúlveda Pertence, a comporta pode ser fechada em apenas 50 segundos e é a primeira a ser entregue totalmente reformada. Com um investimento de R$ 1,786 milhão, o serviço executado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) deverá substituir, reformar e recuperar todas as comportas de vedação existentes no Dique Castelo Branco e na cortina de concreto da Avenida Mauá. Segundo o DEP, o acionamento hidráulico é um diferencial nos novos equipamentos.

Todos os portões têm vedações de borracha para evitar o vazamento de água em caso de inundação. A previsão é que a obra de reforma e substituição das comportas esteja concluída em outubro.

 Saiba mais

– O muro da Mauá e suas 14 comportas de vedação integram o Sistema de Proteção Contra as Cheias do Lago Guaíba e do Rio Gravataí e foi construído em 1970. O sistema que protege Porto Alegre é composto por 68 quilômetros de diques, 2.647 metros de muro na Mauá, 14 comportas e 18 casas de bombas. Foi criado para para conter inundações, evitando que as águas do Guaíba invadam a região central da cidade.

Zero Hora

_______________________

Coloquei no título notícia estranha pois não entendo um investimento no muro, antes de iniciar o projeto do Cais Mauá. O Muro não será diminuído para 1,5 m ? Vão deixar o muro com 3m ? Não será discutido este assunto de forma mais séria ? A permanência do Muro não atrapalhará o projeto final do Cais do Porto ?

.



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

11 respostas

  1. Pelo que eu vejo, a revitalização do cais vai ser como tudo que o SR Fogaça e sua laia fazem, muita falação e na hora só sai um puxadinho, assim foi com o metro, com os portais da cidade, com o pontal. Ele só sabe mesmo é tocar viola, depois do Vento Negro não saiu nada que presta.
    Não da pra esperar que alguma autoridade publica coloque um fim neste muro.
    Tem que haver uma mobilização social, e fazer como com o muro de Berlim, pegar marretas e o povo ir em massa e colocar o muro abaixo!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: