Prefeito anuncia conteinerização do lixo na Capital

Projeto-piloto vai acontecer no Centro Histórico

A prefeitura deve iniciar até o final do ano o processo de conteinerização do lixo na cidade. O anúncio foi feito hoje, 5, pelo prefeito José Fortunati, durante a abertura do 2º Seminário do Plano Diretor de Resíduos Sólidos de  Porto Alegre. De acordo com o prefeito, haverá um projeto-piloto na região central da cidade. “Não veremos mais sacos jogados na rua, é sujeira e questão de saúde pública. É uma coleta qualificada que tornará a cidade mais limpa e dará mais qualidade de vida à população.”  (fotos)

O evento é realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com o objetivo de discutir alternativas modernas para o tratamento do lixo. Além de Fortunati, o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, participou da abertura do evento que se realiza até as 17h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. (vídeo)

O prefeito também destacou a importância de debater conceitos modernos no tratamento do lixo. “Nosso desejo é aperfeiçoar ainda mais as políticas públicas e dar melhor destino aos resíduos sólidos, mas também buscar um maior engajamento da sociedade, mostrando a necessidade da separação dos lixos”, enfatizou. Além da coleta, Fortunati falou da preocupação com o destino final do lixo. “Também estamos analisando alternativas para o destino final desse lixo, sempre de acordo com as normas mais rígidas da área ambiental”.

Reciclagem – Para o Fortunati, o maior desafio ainda é o engajamento da sociedade na coleta seletiva. Segundo ele, é preciso avançar em processos educativos nas escolas, com campanhas de motivação e conscientização da população. “Além de fazer bem ao meio ambiente, ajuda na geração de renda com trabalho para milhares de famílias nos galpões de reciclagem”, afirmou o prefeito, ao lembrar que a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos implica na responsabilização de empresas, desonerando o poder público.
 
Segundo o diretor-geral do DMLU, o seminário é de extrema importância no que diz respeito à busca de novas formas de descartar de forma adequada o material que a população joga fora. “Porto Alegre é pioneira em coleta seletiva. É a primeira capital do Brasil que realiza a separação do lixo com destino adequado aos resíduos”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

7 respostas

  1. digo, MAL que causa a sociedade…

    Curtir

  2. Espero que esse processo de conteinerização do lixo de Porto Alegre, depois de aplicado no centro da capital, seja estendido brevemente para toda a cidade, com recolhimento exclusivo pela DMLU de todos tipos de lixos separadamente.

    Também que seja precedido de intensa campanha de conscientização da população do BEM que estarão fazendo ao planeta com essa atitude de separação do lixo, bem como do MAU que causa a sociedade o recolhimento desordenado e insalubre dos materiais recicláveis por carroceiros.

    Curtir

  3. Para funcionar bem tem que ter dois containers, um para o lixo orgânico e outro para o reciclável. Em Caxias já tem dois, mas o erro deles foi colocar o reciclável muito menor que o orgânico, assim o pessoal que mora lá me falou que acaba ficando lixo nos lados, porque não cabe todo lixo.
    Outros dois problemas que os caxienses enfrentam são: os containers são um absurdo de caros (superfaturados) e apareceram algumas pessoas para dormirem dentro deles,além de terem sido instalados só nos locais mais ricos da cidade.

    Curtir

  4. Só tomara que isso não dificulte o acesso dos catadores ao material reciclável que for depositado junto com os resíduos orgânicos.

    Curtir

  5. aleluuuuiaaa…. a tempos aguardom por isso, em Caxias ja tem faz um tempo.

    Ta louco, é triste ver o lixo nas ruas de Poa.

    Curtir

  6. aleluia!

    Essa solução está caindo de madura há séculos! Caxias do Sul já tem isso em grande parte da cidade e funciona que é uma beleza!

    Desde o dia que o PT proibiu lixeiras externas prediais nas calçadas, o estado da nossa coleta de lixo era pre-historico

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: