Ótimo comentário de um leitor sobre a orla

A verdade é que, se depender somente do poder público, os muitos quilômetros de orla de Porto Alegre nunca se desenvolverão. Vide aí as praças da cidade hoje.
A questão do múltiplo uso é apontada como a correta utilização dos espaços, em estudos desde 1960 !   Não se trata de achismo, leiam um clássico sobre o assunto, Morte e Vida de Grandes Cidades, de Jane Jacobs.

Quilômetros de orla com o mesmo uso, isso não funcionaria na maioria dos lugares do mundo!    Somente uso diversificado agregado pode salvar um lugar da estagnação. Para evitar depredação, esvaziamento dos locais, tem de existir atividades cobrindo as 24 horas do dia. E isso não se dá por ações somente do poder público, mas em parceria com iniciativa privada. MAS, isso não garante desenvolvimento para a cidade, já que o incentivo e mais importante, a CONTRAPARTIDA tem de ser exigida sempre. A adm. pública já não dá conta do que é de sua obrigação, e, a não ser que mude a mentalidade do povo todo em alguns anos, será impossível povoar quilomêtros de terra só com investimento público. Acho um bom exemplo o parque Marinha. Um ótimo projeto dos arquitetos Mizoguchi e Malinsky, mas que na situação que se encontra hoje, mal administrado, não funciona como deveria (ou alguém vai passear lá a noite?). Um espaço estéril pode ser de concreto ou verde.

vitruvius, em 09/08/2010 às 11:12

________________________________________________

Portoalegrenses não convivem com o Guaiba.

Os contra-tudo dizem que no parque Marinha o Guaiba é de todos e e que eles podem ir lá com o chimarrão pra assistir o pôr-do-sol.  Vão sim, mas só no parque. Pois sua imensa orla não tem ninguém.  Porque eles não vão ali? 

Orla do parque Marinha:

 

Outro fato deprimente é que quem trafega pela avenida Beira-Rio não pode ter vista do Guaiba.  Quem passar por lá esperando ver lago,  terá a vista do Guaiba  impedida  por um paredão , por uma muralha de maricás, que não haviam ali originalmente, nem mesmo antes do aterro.

RicardoH



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , ,

13 respostas

  1. Essa orla é o símbolo do atraso cultural, orgulhosismo e rabeldia que a cidade cultua.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: