Inacreditável ! Antaq barra licitação do Cais do Porto !

Governo e prefeitura questionam ação que barra licitação da revitalização do Cais Mauá

Obras do projeto de R$ 500 milhões estão previstas para iniciar em 2011

Valter Nagelstein, secretário SMIC

O secretário municipal da Indústria e Comércio da Capital, Valter Nagelstein, disse que um possível adiamento da licitação do projeto de revitalização do Cais Mauá, prevista para ser lançada em oito de outubro, prejudica Porto Alegre. Ele ressaltou que, além de mudar o perfil da região central, a reforma prevê gerar milhares de empregos. Nagelstein estranhou a ação movida contra o processo licitatório pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mas espera que a situação seja resolvida.

Já o presidente da Comissão Especial do governo do Estado que trata do assunto, Edemar Tutikian, ressaltou que todos os requisitos técnicos foram atendidos e que em nenhum momento a legislação portuária deixou de ser atendida, como sustenta a Antaq. Tutikian disse estar certo que a licitação da revitalização do Cais vai ser lançada no prazo para que as obras tenham início na segunda quinzena de 2011. O projeto, previsto para ser realizado através de parceria público-privada, está orçado em R$ 500 milhões.
 

Correio do Povo / Radio Guaíba

____________________________

Por mais que já esperávamos que isso acontecesse, por alertas divulgados aqui mesmo no Blog, é inacreditável um órgão do Governo Federal estar indo CONTRA  A POPULAÇÃO DE PORTO ALEGRE E CONTRA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE. Pois ao meu ver é isto que está acontecendo. O PT do Governo Federal (Dilma e Lula) está indo CONTRA o Governo Estadual (Yeda) e CONTRA a Prefeitura de Porto Alegre (Fortunati), para inviabilizar um projeto que a cidade aguarda HÁ 30 ANOS. Eles não querem entrar pra história como os que mudaram pra melhor Porto Alegre, e sim, aqueles que impediram Porto Alegre de se desenvolver turistica e economicamente ! Isto só acontece no Brasil ! Pois nos países em que o bom senso predomina, jamais aconteceria ! Fico indignado com este tipo de coisa. Tem que acabar essa destruição de projetos devido a politicagem, que há décadas persiste no Brasil e mais claramente no Rio Grande do Sul. Tem que haver um basta a isso !



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

18 respostas

  1. Concordo em tudo com o que o Sr. Marcio W. falou. O problema que temos no RS hoje e muito claro em Porto Alegre deve-se sim a uma corrente política que é sempre contra tudo que possa apenas tentar mudar o rumo do estado. Eles não ganham nada com isto! O RS e neste caso especial Porto Alegre, sempre perdem. Seria justo a mídia anunciar para todos o que esta acontecendo e quem são os autores. Assim, todos os gaúchos ficariam sabendo a verdade sobre quem é quem. Afinal, só não vê realmente, quem não quer ver!

    Curtir

  2. Gilberto Simon:

    o blog é tua propriedade, não tens obrigação em publicar o comentário de ninguém, portanto, podes deletar meu comentário se bem entender.

    Peço desculpas se minhas palavras ofenderam o Sr. Henrique, o adjetivo que usei deve ser dirigido às suas opiniões, e não à pessoa dele. Sinceramente, considero tão ofensivas as minhas críticas às opiniões deste Sr. quanto àquela que ele me dirige, de “lucrar” com minha opinião. Não, não lucro nada defendendo o cais do Porto, não sou “filho do Tutikian”, mas quem lucra, em minha opinião, é a cidade de Porto Alegre, em detrimento de uma MINORIA BARULHENTA que abusa da boa vontade de pessoas de bem, utiliza-se do argumento democrático para chamar de “incompetentes” todos aqueles que não concordam que tudo se resume a “especulação imobiliária”, “vendedores de patrimônio público”, entreguistas” etc.

    Como já disse, o blog não é de minha propriedade, tu publicas o que bem entender, mas aceite um conselho deste leitor: ser “democrático” não significa aceitar todos os comentários, especialmente aqueles que comparam o blog a um Bordel, nem mesmo aqueles que discordam frontalmente da linha de pensamento do blog, que sempre foi pró-modernização de Porto Alegre, a favor de empreendimentos ousados, que dotem a cidade de uma orla digna, bonita e atraente, que enxerga além do discurso simplista de “especulação imobiliária”, dos “bons defensores do meio ambiente X maus especuladores capitalistas destruidores de árvores”, enfim, o blog sempre defendeu os projetos interessantes que a maioria dos cidadãos da capital desejam ver implementados, e que SEMPRE são barrados pela minoria barulhenta, que talve tenha voz ATÉ DEMAIS por aqui, talvez abusem da tua boa vontade e ganhem mais relevância do que deveriam (o que não ocorre nos blogs de linha frontalmente contrária à tua), como no caso do teu primeiro post sobre essa questão da ANTAQ. Sugiro tb a moderação dos comentários que acusam as pessoas de “lucrar” com as obras do Cais, e tb daqueles que destilam o fel contra a iniciativa privada que, tu sabes mito bem, mais faz pela cidade do que o poder público.

    Sinceramente, será que pessoas que trabalham CONTRA o que o blog propõe devem ser levados tão a sério, dando causa a posts irados, repercutindo as ações sorrateiras para “provocar” certos órgãos federais contra projetos muito esperados por nós?

    Não entendo tb o porquê da raiva contra o Sr, Tutikian; ao que me consta, seu longo trabalho à frente da Comissão do Cais foi bastante elogiado, conseguindo desatar o nó burocrático depois de várias tentativas infrutíferas, pelo menos até agora, quando algumas pessoas tanto fizeram que conseguiram fazer que a ANTAQ colocasse MAIS UM obstàculo à revitalização que tanto esperamos (nós, a maioria dos portoalegrenses, pois há uma minoria, travestida de defensores do meio ambiente, que, de fato, É CONTRA a revitalização do Cais, prefere ve-lo fechado como está agora).

    Finalmente, eu (que tenho alergia a políticos, por isso nunca me candidatei a um cargo público, questão de coerência, pois) quero acreditar que o edital do Cais Mauá, ainda que não seja imune a falhas, siga adiante para que, de uma vez por todas, tenhamos o cais aberto à população e trazendo mais vida ao Centro Histórico, diferentemente do que desejam alguns dos que se dizem admiradores do nosso Centro.

    PS: realmente, o argumento do terreno que vale 1,2 bilhão vale por si só, fantasioso ao extremo. É O TERRENO MAIS VALORIZADO DO MUNDO, E SÓ ALGUNS POUCOS ILUMINADOS SABIAM!!!

    Curtir

  3. É impossível haver uma discussão séria com um sujeito que diz que um terreno vale 1,200 bilhão de reais. Outro dia essa mesma pessoa disse que o terreno onde será erguida a Arena do Grêmio valia 450 milhões de reais.

    Sabem o que significa 1 bilhão de reais?

    É tudo que o governo do RS e o governo federal conseguiram investir aqui no estado ano passado.

    Curtir

  4. SIMON

    Perdão, pois não respondi ao teu comunicado.
    Aplaudo o mesmo e endosso.
    Quem me conhece sabe que sou alérgico á Políticos, mas defendo que as Leis devam ser respeitadas, doa em quem doer.
    Sou da opinião que alguns comentários devem ser filtrados

    Curtir

  5. Este Blog esta virando rascunho de Bordel.
    Pessoas desclassificadas ofendem os demais sem que haja filtro.
    Os desqualificados não discutem ofendem, não têm argumento.
    Por macaso é filho do Tutikian ou do Vereador Lider do Governo?
    Quanto lucram?
    Querem questionar o façam com seriedade, sem ofensas, não leva a nada, só a algum processo de retratação. E o Blog por não filtrar os desqualificados.

    Curtir

  6. Hahaha, esse tal de Henrique é simplesmente ridículo, defende com unhas e dentes o Partido que VENDEU À DEBIAGGI a Área do Pontal do Estaleiro por valor bem abaixo do preço de mercado (e PERMITINDO contruções residenciais), o ParTido que, desde o Planalto Central, manteve nos últimos anos as mais espúrias alianças para defesa de interesses de grandes empresários brasileiros (em troca de grana $$$), que FINANCIA a especulação de grandes contrutoras em nome do ‘desenvolvimento’ tão criticado por este bicho-grilo… e ainda diz que “admira” o PT pq respeita as leis ambientais???? Só pode estar louco… PERGUNTE À MARINA SILVA O QUE ELA ACHA DA DEFESA DE LULLA E DILMA DAS LEIS AMBENTAIS!!! Quem foi o crítico mais escancarado dos procedimentos ambientais do IBAMA, senão Lulla e Dilma??? Estou ficando louco???

    E outra: que espécie de mente perturbada é a deste Senhor? Que coerência torta é esta de ser candidato pelo PFL (segundo ele diz, né) e apoiar com afinco o ParTido em questão? Com todo respeito, não há coerência alguma nisso, é por isso que vemos neste país Lulla, Collor, Dilma, Sarney, Renan, Delfim Netto, todos juntos, e não se pode criticar, pois o Sr. Henrique prega a mesmíssima ‘coerência’… Onde nós vamos parar????

    É óbvio que esta ação da ANTAQ tem os dedos sujos do ParTido, não tenham dúvidas… Com a questão envolvendo o Min. dos Transportes foi o mesmo “modus operandi”… pressão política dos ‘superiores’ vermelhinhos, mas sem colocar a face pra fora, claramente. O próprio diretor da ANTAQ disse, em março que, em 15 dias o parecer a Agência, “sensível ao projeto tão importante aos gaúchos” seria dado, que seria urgente e tal. O que ocorreu então? Ótima época para o ParTido atuar por debaixo dos panos, típico do ParTido isto, não há dúvida nenhuma, sorrateiro como só eles sabem ser. Esse pessoal NÃO QUER o cais do porto revitalizao, querem mesmo é “defender a classe trabalhadora” (só no discurso, obviamente) e fazer o cais, bem ao lado do Centro, voltar a transportar fertilizantes e sal, como antes. Como é fácil o discurso desse pessoal (e do vereador do PFL tb, pfff), externamente é um, na prática é bem outro. Bom mesmo é deixar o Cais como está; esse é o nível do pessoal que, ao invés de colaborar e torcer por um Centro mais cheio de vida e atrações, prefere fazer INTRIGAS, TUMULTUAR, BARRAR os projetos que a população do POA, em sua esmagadora maioria, espera a décadas, e que os governantes NUNCA souberam (ou quiseram) resolver. Pq esse Sr. não ajudou as gestões anteriores a tornar realidade projetos de revitalização do centro, do cais, da orla???

    Curtir

    • Marcio, vamos evitar de falar palavras como “ridículo”, “bicho-grilo” ou similares, em relação a outras pessoas que comentam aqui no Blog. Todas as pessoas, independente de partido, credo, time de futebol, orientação sexual, etc, pode comentar aqui no Blog. Só não podemos nos dirigir a outras pessoas de forma grosseira. Opinemos com argumentos. Não vou deletar este comentário, mas manere na próxima vez. Obrigado. Gilberto Simon.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: