Fumaça toma conta do Rio Grande do Sul

Fenômeno decorrente de queimadas deixa o céu acinzentado nos Estados da Região Sul

O Rio Grande do Sul está coberto por uma densa nuvem de fumaça, que deixa o céu acinzentado. A situação é decorrente das queimadas que atingem as regiões Centro-Oeste e Norte do país nas últimas semanas.

O tempo seco na maior parte do Brasil e o vento soprando do norte para o sul favorecem o deslocamento da fumaça para os Estados da Região Sul, de acordo com o meteorologista Eduardo Gonçalves, da Somar Meteorologia. Com o tempo seco, a poluição do ar se agrava, uma vez que os gases tóxicos encontram dificuldades para se dissipar na atmosfera. Pessoas suscetíveis a doenças respiratórias podem ter problemas agravados.

A expectativa é de que a situação persista até terça-feira, quando uma frente fria traz chuva ao Estado e ajuda a eliminar a fumaça.

Zero Hora

Para complementar, esta foto que tirei na Free-Way, em Osório, às 17:00, mostrando o céu encoberto de fumaça, com o sol parecendo uma pequena bola, para onde se podia olhar sem qualquer proteção.

Free-Way, Osório - RS. Foto: Gilberto Simon



Categorias:Meio Ambiente

Tags:, , ,

5 respostas

  1. Isso me parece coisa de illuminati.

    Curtir

  2. Eu achei que estava acontecendo um festival de reagge em Porto Alegre.

    Quando a Tribo de Jah tocou no Planeta Atlântida, na década passada, aconteceu um efeito parecido.

    Curtir

  3. Eu tô podre atacado da rinite e garganta, e ontem percebi esta fumaça, ainda falei para minha esposa, olha essa poluição a coisa tá ficando impossível.

    Julião, pois é com essa “lindeza” toda da orla dá vontade de passar bem longe. Ontem eu considerei fortemente ir morar em uma cidade do interior onde a qualidade do ar seja melhor.

    Curtir

  4. Não, pois evito passar perto dessa área no período da festança guasca – um bando de desocupados que fica um mês comendo churrasco, tocando gaita e enchendo o rabo de cachaça. Depois disso, o que se vê é uma área verde virtualmente destruída. Mas tenho pena dos cavalos …

    Curtir

  5. Alguém mais passeou pela Beira-rio hoje, domingo?

    Estava uma lindeza; pois, além desse céu cinzento, tinhamos a fumaça do “churras” dos gaúchos no parque da Harmonia e poeira dos carros transitando pela orla, formando um belo “clima” de domingo porto-alegrense.

    Aliás, havia carro estacionado por toda parte, até na copa das árvores, eu acho. O pessoal das “bici” deviam estar adorando.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: