Obras do cais esperadas para 2011

Foto: Cristiano Estrela - CP

A governadora Yeda Crusius instituiu e nomeou ontem a Comissão de Licitação que selecionará a melhor forma de revitalizar o Cais Mauá. As propostas devem ser apresentadas até o final de setembro e, de outubro a dezembro, ocorrerá a habilitação dos interessados. O governo espera que as obras possam começar em meados de 2011 para que estejam concluídas antes da Copa do Mundo de 2014. Com investimentos de R$ 500 milhões, há expectativa de geração de 10 mil empregos diretos e indiretos em quatro anos. O prazo de concessão à empresa vencedora será de 25 anos.

O edital, com 200 páginas, está disponibilizado nos sites http://www.rs.gov.br e http://www.sedai.rs.gov.br. O documento estabelece que as construções devem ter altura máxima de 14 metros na área próxima à Usina do Gasômetro e de até 100 metros nas imediações das docas. É proibida a construção de empreendimentos habitacionais no Cais Mauá. Serão mantidos espaços para museus, Feira do Livro e Bienal do Mercosul.

“A revitalização representa a realização de um sonho de décadas”, sintetizou Yeda.

A governadora ressaltou que a iniciativa representa um passo importante na etapa decisiva de análise das propostas. “Na sequência, começará a etapa que transformará o sonho em realidade”, enfatizou ela. ”A obra gaúcha de maior impacto”, diz Yeda “

A revitalização do Cais Mauá será a obra gaúcha de maior impacto nos próximos anos”, projeta Yeda.

O secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué de Souza Barbosa, ressaltou que a comissão passará a analisar as propostas a partir do dia 8 de outubro.

“O projeto conseguirá harmonizar o passado, o presente e o futuro, a partir da criação de um espaço de convívio absolutamente integrado com a cidade”, disse.

Correio do Povo



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

12 respostas

  1. O que mudou desde o dia 16 de março?
    http://www.estado.rs.gov.br/direciona.php?key=Y2FwYT0xJmluYz1ub3RpY2lhcy9ib2xldGluc19hdWRpby5waHAmYWJyZT10cnVlJmNvZFJhZGlvPTg5MDgmdmc9JnZhYz0mY29yZWRlPSZvcGNhb21lbnU9Mg==

    Publicação: 16.03.10-18:12 Atualização: 17.03.10-15:27
    Comitiva gaúcha leva à Antaq projeto de revitalização do Cais Mauá

    Comitiva gaúcha vai a Brasília buscar anuência federal para revitalização do Cais Mauá
    O projeto de revitalização do Cais Mauá terá a urgência necessária por parte do governo federal, que é consciente do sonho dos gaúchos em transformar o local em um pólo de atração turística. A promessa é do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Pereira Lima, que, juntamente com o superintendente da Agência, Giovanni Cavalcante Paiva, recebeu a comitiva gaúcha em seu escritório em Brasília, na tarde desta terça-feira (16). Ele pediu um prazo de 15 dias para a análise dos documentos entregues e apresentação do parecer da Agência. http://www.estado.rs.gov.br/

    R: interferência política e ideológica.

    Curtir

  2. Não sei se o projeto do Cais da Mauá é eleitoreiro; mas, sem dúvida nenhuma, a contrariedade a sua existência é por motivos político-ideológicos.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: