TRANQUEIRA NOTURNA – O suplício no trânsito no retorno para casa

Motoristas testaram paciência em engarrafamentos na Grande Porto Alegre

BR-116 com Free-Way

Congestionamento no final das tardes de sexta-feira é algo com que os motoristas da Grande Porto Alegre se acostumaram. Só que ontem o problema avançou pela noite.

– É um horror, um absurdo.

A reclamação partiu de dentro de um Voyage cravado no meio de três quilômetros de engarrafamento na Avenida Ernesto Neugebauer, às 21h. Na carona, a contadora Ione de Fátima da Silva, 50 anos, dava voz às reclamações das duas colegas que também estavam no carro e de centenas de motoristas espalhados pelas vias de acesso e saída de Porto Alegre.

O Voyage havia deixado a Rua Pereira Franco, na Zona Norte, onde o grupo trabalha, com destino a Canoas. Quando chegou à Ernesto Neugebauer, tudo parou. Mesmo sem registro de acidentes graves, o percurso entre Porto Alegre e Novo Hamburgo chegou a uma hora e 45 minutos. O congestionamento gerou telefonemas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Concepa e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Na Concepa, a situação era considerada “superincomum” para o horário. No km 92 da freeway (junção com a BR-116) estava o ponto mais trancado. Motoristas enfrentaram mais de quatro quilômetros de filas antes de chegar à ponte sobre o Rio Gravataí.

A busca por explicações causou discordância entre PRF e EPTC. O gerente de fiscalização da EPTC, Carlos Pires, colocou a culpa em um caminhão parado na BR-116 sob a BR-290, que estaria ali desde as 16h. O chefe da comunicação da PRF, Jorge Nunes, rebateu afirmando que o caminhão se envolveu em um acidente com um automóvel às 21h10min. Para ele, as causas do caos noturno no trânsito da região eram outras, como a chuva e a Expointer, em Esteio.

Alheia à discordância, Ione chegou em casa, em Canoas, às 21h30min. O trânsito na saída da Capital normalizou às 22h. Na freeway, o tráfego voltou a fluir às 21h30min, e, na BR-116, às 22h30min.

Zero Hora



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

1 resposta

  1. gilberto na pag.3 do zero hora tem coisas batantes interessantes escritas por um gurizao q nao lembro o nome.. se possivel poste.. é sobre o cais do porto e o pontal do estaleiro..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: