Inaugurado em 1972 em Porto Alegre, o Túnel da Conceição passará pela primeira reforma estrutural completa a partir da primeira quinzena de setembro. A obra, que será detalhada amanhã pelo prefeito José Fortunati, deverá acarretar problemas no trânsito por um período entre 10 e 18 meses.
A empresa EPT – Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, que venceu a licitação, realizará a recuperação das armaduras de concreto expostas, substituição do asfalto, meios-fios e calçadas, e construção de novo sistema de drenagem. Ao longo das obras, uma ou duas faixas estarão bloqueadas para os veículos em cada sentido.
– A redução da oferta de faixas diminui a capacidade de tráfego. Se em alguns horários o túnel já congestiona, imagine com menos faixas liberadas. O congestionamento é certo – prevê o engenheiro civil Mauri Panitz, consultor em engenharia de trânsito.
Não deve haver bloqueio total do túnel, mas, para tentar minimizar os esperados engarrafamentos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará mudanças viárias no entorno (veja quadro ao lado).
Como fica |
– Inversão de sentido na Garibaldi e na Santo Antônio |
– Abertura de uma nova via ligando a estação rodoviária à Rua Barros Cassal |
– Abertura do cruzamento da Rua Ernesto Alves com a Avenida Farrapos |
– Alargamento da Sarmento Leite e instalação de semáforos perto da saída do túnel |
– Bloqueio temporário da saída do túnel em direção à Rua Alberto Bins |
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Faça seu comentário aqui: