OBRA NA CAPITAL Prefeitura dá largada à reforma do túnel

Foto: Gilberto Simon

Inaugurado em 1972 em Porto Alegre, o Túnel da Conceição passará pela primeira reforma estrutural completa a partir da primeira quinzena de setembro. A obra, que será detalhada amanhã pelo prefeito José Fortunati, deverá acarretar problemas no trânsito por um período entre 10 e 18 meses.

A empresa EPT – Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, que venceu a licitação, realizará a recuperação das armaduras de concreto expostas, substituição do asfalto, meios-fios e calçadas, e construção de novo sistema de drenagem. Ao longo das obras, uma ou duas faixas estarão bloqueadas para os veículos em cada sentido.

– A redução da oferta de faixas diminui a capacidade de tráfego. Se em alguns horários o túnel já congestiona, imagine com menos faixas liberadas. O congestionamento é certo – prevê o engenheiro civil Mauri Panitz, consultor em engenharia de trânsito.

Não deve haver bloqueio total do túnel, mas, para tentar minimizar os esperados engarrafamentos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará mudanças viárias no entorno (veja quadro ao lado).

Como fica
– Inversão de sentido na Garibaldi e na Santo Antônio
– Abertura de uma nova via ligando a estação rodoviária à Rua Barros Cassal
– Abertura do cruzamento da Rua Ernesto Alves com a Avenida Farrapos
– Alargamento da Sarmento Leite e instalação de semáforos perto da saída do túnel
– Bloqueio temporário da saída do túnel em direção à Rua Alberto Bins

 

Zero Hora



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

%d blogueiros gostam disto: