Será inaugurada dia 24 a maior fábrica de plástico verde do mundo

Confirmada a solenidade de inauguração da maior fábrica de industrialização de plástico verde do mundo, dia 24, em Triunfo, no RS.

O investimento é de R$ 700 milhões.

A Braskem fabricará plástico verde a partir do etanol da cana-de-açúcar.

Prestes a inaugurar a primeira fábrica de eteno verde em escala industrial do mundo, que permitirá a produção de polietileno de fonte renovável, a Braskem caminha agora para o desenvolvimento de uma rota inovadora para produção do polipropileno verde. Em 2008 a companhia já produziu em seus laboratórios este produto e vem intensificando as pesquisas para melhorar a competitividade em escala industrial.

O polipropileno é uma das resinas que mais crescem no mundo em consumo e aplicações. Entre suas características estão o baixo custo, a alta resistência ao impacto e à fratura por flexão ou fadiga, e a facilidade de coloração e moldagem. É encontrado em produtos da linha branca, em partes internas e externas de carros, material de construção civil, brinquedos, copos descartáveis, canetas esferográficas, recipientes para alimentos e remédios, carpetes, além de outros usos. A parceria com o Laboratório de Biociências, fechada nesta quarta-feira,  prevê a utilização de uma área inicial de 50 m² que será expandida para 200 m² já no início do próximo ano, e envolverá no curto prazo aproximadamente 40 pesquisadores da Braskem. Entre as vantagens da nova operação destaca-se o acesso dessa equipe à sólida infraestrutura laboratorial, que é ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e dispõe de avançados equipamentos em biotecnologia e pesquisadores altamente qualificados. Essa integração traz benefícios importantes para ambas as partes, na medida em que propicia o ambiente ideal para o desenvolvimento do trabalho científico e a inovação aplicada, conclui Queiroz.

www.polibiobraga.com.br



Categorias:Economia Estadual, Meio Ambiente

Tags:, , , , ,

2 respostas

  1. Bom Dia Olavo,
    Este é um avanço significativo, afinal, a degradação deste plástico certamente será mais rápida e menos impactante ao meio ambiente.
    Quanto a substituição do plástico, acredito ser quase improvável, quais materiais que poderiam substituí-lo? O Papel? E quanto ao desmatamento?

    Curtir

  2. Ué, eu já tenho várias coisas de plástico que são verdes, algumas de outras cores, mas várias verdes :^).
    Falando sério, tá certo que fabricar plástico a partir do Etanol é muito melhor do que do petróleo, mas plástico tá bem longe de ser verde, verde seria fabricar o mínimo de plástico possível, somente o absolutamente indispensável, talvez fosse possível substituir totalmente o plástico(isso eu não posso afirmar com certeza) mas a maioria das coisas de plástico hoje poderiam ser substituídas por outros materiais realmente verdes.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: