Aeromóvel qualifica mobilidade urbana para Copa 2014

Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Projeto fará conexão da estação do Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho

O prefeito José Fortunati participou, na tarde de hoje, 2, da cerimônia de assinatura do contrato para implantação do Aeromóvel na Estação Aeroporto do Trensurb. O ato contou com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, e do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha. O Aeromovel, que deverá ser concluído em um ano, fará a ligação da estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. (vídeo)

O sistema com tecnologia 100% nacional permitirá o acesso rápido e direto dos usuários ao terminal, sem prejuízo ao meio ambiente, baixo custo operacional, acessibilidade universal, em um trajeto de 952 metros, percorrido em 90 segundos. Serão dois veículos totalmente automatizados com capacidade para 150 e 300 lugares. O projeto visa qualificar o transporte público da Grande Porto Alegre. Conforme o prefeito, esta é mais uma ação de melhoria na infraestrutura da cidade na preparação para Copa 2014. “Com o Aeromóvel, Porto Alegre será referência internacional de uma tecnologia de ponta na área de mobilidade urbana. Um transporte coletivo que terá a integralidade de vários modais. Este é um momento significativo que consolida mais uma etapa de preparação para o Mundial”, enfatizou Fortunati.

O projeto de implantação do Sistema Aeromóvel, para conexão da Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal Novo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, tem por finalidade aumentar a capilaridade do sistema metroviário da Região Metropolitana de Porto Alegre, e como conseqüência, elevar a taxa de ocupação dos carros do metrô utilizando uma tecnologia nacional inovadora. “Além de integrar o transporte coletivo, essa realização compreende na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o ministro Márcio Fortes.

Além de unir operacionalmente uma estação do metrô a um núcleo atrativo de demanda (terminal aeroportuário), servirá como projeto-piloto, que poderá vir a ser implementando junto a outros sistemas metroviários do País com a finalidade de incrementar a mobilidade urbana e de incentivar a redução do uso de veículos automotores.

Projeto Aeroporto Salgado Filho – Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromóvel será projetado para cumprir todo o percurso em um intervalo de tempo da ordem de 90 segundos, utilizando subsistema de propulsão acionado eletricamente, disposto em duas casas de máquinas ao nível do solo, contando com uma redundância acionada por motor de combustão interna a gás natural, aumentando a disponibilidade do sistema e capacitando-o para 24 horas de operação ininterrupta. A propulsão deverá ser capaz de levar o veículo a uma velocidade de até 60 km/h, com uma taxa de aceleração máxima de 1,1 m/s2.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros

Tags:, ,

6 respostas

  1. Até o aeromóvel…

    Vamos fazer o seguinte: já que esse investimento vai ser feito mesmo, deixem o governo federal implantar essa micro linha de 900 metros no aeroporto primeiro, depois todos poderemos fazer uma análise objetiva, concreta e sem achismo sobre a viabilidade desse tipo de transporte para pequenos trajetos.

    Curtir

  2. Eu sou fã do projeto do aeromóvel e quero ver ele implantado por todo o estado.
    Existe mais planos concretos para implantar aqui no estado?
    O da PUC vai sair mesmo?
    Também rolam os comentários sobre a linha do Oceanário em Esteio (também em parceira com o trensurb) e da Orla do Beira-Rio para a Copa. E esses continuam em discussão?

    Curtir

  3. Prezado Eng. Hermes,

    Então sua tese é que devemos apenas copiar o que os países “intelectualmente superiores” desenvolvem primeiro? Para que estudamos Física, Química, Engenharia etc? Para fazer manutenção de equipamentos importados?

    Com todo o respeito, mas com este tipo de visão jamais seremos um país de “primeiro mundo”, estes que tu tanto admiras.

    Abraços
    Diego

    Curtir

  4. Como eu não sou um profissional da área, eu gostaria de saber que sistema similar efetivamente seria o melhor para Porto Alegre. Eu li, há pouco tempo, sobre um sistema que está sendo implantado em Shangai, no qual os carros andam em trilhos que ocupam toda a pista e os autos andam em baixo. O que você acha desse projeto e saber se é viável em nossa cidade! Abs.

    Curtir

  5. O aeromóvel está sendo testado há mais de 25 anos, Soriano! Até agora eu não vi ele ser aplicado no transporte coletivo de nenhum país avançado, desenvolvido. Ele não tem viabilidade econômica, pois funciona sob o princípio do transporte pneumático (a vento), e sua eficiência energética é baixíssima. Posso até mudar minha opinião, pois quem tem auto-crítica deve fazer isso sempre que lhe provem estar errado. Mas tem que apresentar provas. No caso, sua utilização comercial, no transporte coletivo de, pelo menos, uns 5 países desenvolvidos, seria uma prova de valor inestimável. Mas, por enquanto, deixa assim … De qualquer forma, o “circo” do futebol mundial, a copa do mundo, pretende erguer suas “lonas” aqui no Brasil em 2014, para entreter a gurizada. Isso ainda vai virar “fórmula 1”, onde ganha quem é escolhido pelos manipuladores do evento, tudo com base na grana. Em muita coisa já é igual. As camisas dos jogadores, por exemplo, viraram paineis publicitários, onde é muito difícil vislumbrar os símbolos nacionais (e vão ter que diminuir mais ainda, para dar espaço à propaganda dos “patrocinadores”). A maioria dos atletas de times nacionais concorrentes são, na verdade, “compadres” que jogam no mesmo time estrangeiro. Antigamente isso era mercenarismo. Hoje os mercenários são “heróis”. Nesse circo (FIFA, CBF, etc.), tipo parque de diversões, acho que até seria admissível esse tipo de brinquedo – o aeromóvel. Vocês já viram alguma reportagem sobre os formidáveis estádios da copa mundial na África, depois da copa? Os africanos ficaram com um “baita” mico na mão, mais fud…. do que já eram! Mas viram as estrelas …

    Curtir

  6. Eu acho que esta iniciativa será um teste para implantar o aeromóvel na cidade de Porto Alegre em um futuro próximo. Pode ser que eu esteja enganado, porém!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: