Mortalidade infantil é a menor em dez anos na Capital

Pela primeira vez, índice é inferior a 10 óbitos/mil nascidos vivos

A taxa de mortalidade infantil na Capital caiu de 14,84 óbitos por mil nascidos vivos, em 2000, para 9,75 registrados ano passado.  É a menor taxa de mortalidade infantil dos últimos dez anos (clique aqui para ter acesso à tabela e gráfico). Pela primeira vez a Capital registra coeficiente inferior a 10 óbitos por mil nascidos vivos. Os dados consolidados de 2009 foram divulgados hoje, 2, pela Área Técnica de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

O número de mortes em 2009 diminuiu 16% em relação a 2008, e quase pela metade (48%) em relação ao início da década, enquanto o número de nascidos vivos em 2009 permaneceu praticamente igual ao ano anterior e diminui 20% se comparado ao número registrado no ano 2000.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, a queda do coeficiente é reflexo da qualidade da assistência prestada à gestante e à criança. “A tendência de queda, e a conquista da menor taxa nos últimos dez anos, são indicativos concretos de que o nosso esforço para ampliar e qualificar o pré-natal, com a telemedicina e cursos para gestantes, por exemplo, e para  investigar e discutir cada um dos óbitos, por meio do Comitê de Prevenção da Mortalidade Fetal Tardia Infantil, está dando os resultados esperados”, comemora Casartelli.

Causas – Dos 182 registros de óbitos no ano passado, 100 referem-se a crianças prematuras (55%) e 38 a bebês que apresentaram malformação congênita (21%). A maioria dos óbitos ocorreram já na primeira semana de vida.

 



Categorias:Qualidade de vida

Tags:, ,

3 respostas

  1. se o lula consegue bons índices econômicos, a vitória começou no governo de 8 anos atrás. se o fogaça consegue redução da mortalidade infantil, a conquista se deu apenas durante o seu governo de 6 anos…

    é cada uma, viu?!

    Curtir

  2. E essa conquista NÃO foi do PT.
    Eles sempre tinham um discurso a ponto de parecer que Porto Alegre foi criada por eles.

    Curtir

  3. E o RS tem disparado o menor índice de mortalidade infantil do Brasil, 13 por mil, enquanto a média nacional foi de 23 – dados de 2008. Logo, o RS também chegará a mortalidade infantil de um dígito.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: