Desabafo de um cidadão sobre a mentalidade porto-alegrense

Plano Diretor: Plano dos Políticos; Plano dos Demagogos; Plano dos Gananciosos; Plano dos Burros.

É tudo. Tudo, menos PLANO DOS URBANISTAS.

Nessa cidade, ou melhor, NESSA METRÓPOLE DE 4 MILHÕES DE HABITANTES, reina a lei do pseudo-intelectualismo versus a a lei da especulação. E a cidade? e a qualificação urbana? E os arquitetos e urbanistas, por que ninguém os consulta?

Me poupem, é muito bonita a poesia sobre “áreas de preservação permanente”, mas essa é uma orla de uma metrópole! Que vá para a puta que o pariu todo esse discurso demagogo! A cidade precisa é de espaços qualificados junto ao Guaíba, sejam estes acompanhados de construções, sejam livres, abertos e verdes. Não se cria leis para a arquitetura e urbanismo: pode-se fazer boas coisas a partir de qualquer coisa.

O que acho ridículo é tratar a orla de Porto Alegre como se fosse a orla de Eldorado do Sul. É uma metrópole, gente, uma cidade que DEVERIA ter apelo turístico. Onde estão as praias, como a do Flamengo, no Rio, onde estão as esplanadas, os bares, os cafés, os museus, onde estão as marinas, os alçadões, onde está o lugar onde o porto-alegrense pode literalmente tocar a água?

Não. A orla é um lixo. Está feia, como toda a cidade. Enquanto vivem de discursos prontos e baseados em muita demagogia, é esse povo que cria as leis, no final. Só que não percebem que Porto Alegre é nacionalmente conhecida como uma cidade suja, feia e desinteressante.

É a essa capital da cultura? Claro que não, cada vez mais Porto Alegre se torna uma cidade em franca e explícita decadência.

A orla não deve ser nem um espaço privado, pertencente aos condomínios. Nem um espaço verde obsoleto. Deve seguir a sua vocação: fazer com que as pessoas cheguem até a água, e desfrutem de um espaço bonito, de um espaço agradável. Como será esse espaço? Que o projeto diga; devemos julgar o melhor a partir das propostas. Mas é necessário propostas, e as que existiram foram ridicularizadas.

Eu sei que tenho vergonha de ser gaúcho por ter uma capital tão feia, desinteressante, nem nenhum valor arquitetônico contemporâneo, sem nenhum espaço público decente, com um povo que acha que o mundo gira em torno de seu umbigo, quando na verdade trata-se do RS e de POA o estado e a capital mais decadentes do país.

Deveriam pisar no orgulho e enxergar a realidade. Porto Alegre tem um baita potencial, tem muita coisa interessante. Mas cada vez mais chego a conclusão de que essa cidade atrasada e pseudo-cultural não é a cidade que morarei o resto da vida.

E, para concluir, o pôr do sol em Ipanema, no Rio, e principalmente na Urca e no Pão de Açúcar são muito mais bonitos que o do Guaíba. Porque pisar no barro e sentar no lixo para observar um pôr do sol tira todo o charme.

Rodrigo Marques

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1137349&page=47



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , ,

16 respostas

  1. Concordo em grau, gênero e numero e ainda acho que está sendo muito elegante com porto alegre, este fim de mundo.

    Curtir

  2. Que vergonha de ser Porto Alegrense. A sujeira na cidade é um problema que há muito tempo vem sendo negligenciado. É saco d lixo nas calçadas, é resto d comida espalahdo pelo chão, rato, cheiro d podre, mendigo catando. E não pensem que é um ploblema dos pobres e desrespeitados garis. Mas são dos grandões da Prefeitura!!!!

    Curtir

  3. É a mais pura e absoluta verdade. quem se sente ofendido, é quem tem a mente fechada como a maioria do povo gaúcho que acha que a “resistência” ainda é algo louvável (vide Cuba……..) temos que ter orgulho de ser gaúchos sim, mas ser retrógrados, no mínimo, já beira a burrice. todas as grandes cidades litorâneas (e até menos bonitas que Porto Alegre) tem as suas margens escancaradas, ao contrário do que a burrice (ou então, “interesse”) de partidos politicos nos impõem.
    Porto Alegre e nós viramos reféns de partidos políticos. O que dizer de nosso transporte urbano então??? centenas de ônibus vazios circulando e congestionando o nosso caótico transito. depois vem colocar a culpa na quantidade de carros per capita! foda-se! eu tenho carro e ando de carro. quem quiser me impor o contrario que vá………. tem cidades menores que porto alegre, com muito mais carros, mas com vias expressas, boulevards que são mais largas que a nossa “free-way”………

    o problema maior, é que enquanto tivermos politicos vestidos de palhaços (é uma indireta dele?), tiririca, mulher melancia, entre outros decidindo o nosso futuro, a coisa so vai piorar. Quem dá uma olhada por cima no horario politico na TV ja vai se dar conta do que estou falando. Moro na zona sul, pago um IPTU de R$2000,00 enquanto na mesma rua, tem uma favela, que deve ter o IPTU isento……….. legal né………… como esta cidade é bem planejada…..

    Curtir

  4. A visão dos políticos e de boa parte da população atrapalha o crescimento da cidade. Mas ninguém me convence que este pensamento é da MAIOR parte da cidade. Isso os contra-tudo querem nos passar. O que existe, talvez, é uma certa acomodação das pessoas. Mas a situação está começando a mudar e nós estamos ajudando. Não esqueçam: apenas 18 mil pessoas votaram contra os “espigões” no Pontal… isso é nada !

    Curtir

  5. EXCELENTE! EXCELENTE! EXCELENTE!

    É tudo o que todos querem ouvir mas poucos tem coragem de dizer!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: