Antigo aeroporto vai voltar !!!!

O fluxo crescente de passageiros fez a Infraero antecipar cronogramas para retomar voos regulares no antigo terminal do aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. A estrutura, desativada para esta operação há dez anos e que hoje é usada ocasionalmente por aeronaves executivas, aumentará em 30% a capacidade de pousos e decolagens simultâneos.

Já a aguardada ampliação da pista ganhou novo rumo: a Infraero decidiu contratar o Exército para executar a obra, o que deverá acontecer até outubro, segundo o superintendente Jorge Herdina.

No saguão do antigo terminal, a movimentação das obras de preparação já é visível. Serão instalados 20 balcões de ckeck in e dois conjuntos de raio-X para processamento de passageiros. Salas de embarque e desembarque serão ampliadas e a esteira de bagagem sofrerá reforma.

Para a reativação, os itens obrigatórios serão assegurados, neles incluídos banheiros com acessibilidade e área de táxis e terminal de ônibus. Está em estudo o dimensionamento de funcionários da Infraero e equipes de apoio. A estatal dispõe de banco de concursados para este fim.

www.affonsoritter.com.br

Na foto abaixo, as modestas instalações do antigo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, para quem desembarca, em foto de Rene Hass

______________________

Eu acho desnecessário esta atitude, de preparar o antigo terminal de passageiros, pois o atual e moderno terminal será ampliado. Ou será que esta medida significa que não ficará pronta a ampliação a tempo da Copa 2014 ? Temos que considerar que o atual terminal já está saturado, mas mesmo assim, acho estranho.

A matéria pela Zero Hora:

Reformulação do antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho é antecipada

O início da ampliação da pista está previsto para novembro

A Infraero decidiu reativar o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho para ampliar a capacidade de voos. O aumento no fluxo de passageiros no Terminal 1 fez a direção antecipar a remodelação do Terminal 2, que estava prevista apenas para 2012. Os investimentos chegam a R$ 2 milhões.

O projeto já está em execução, com a instalação de 16 check ins, dois canais de inspeção, além de melhoras na infraestrutura. A previsão da direção é um crescimento de 30% no fluxo de voos dos terminais. Atualmente são 21 posições. Com a reativação, serão mais sete pontos e cerca de um milhão de passageiros por ano.

O superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, diz que o principal objetivo é conseguir disponibilizar um atendimento simultâneo aos passageiros, para evitar filas e problemas em dias complicados.

Além da reativação do Terminal 2, a direção deve entregar no final do ano o projeto licitado do atual terminal. Serão R$ 4 milhões em investimentos para a construção de 20 check ins e a ampliação da sala de embarque. O objetivo é dobrar o número de pontos de atendimento no aeroporto.

As obras devem ser concluídas em julho de 2011. A Infraero anunciou também que as obras de ampliação da pista ficarão sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. A meta é reduzir custos que poderiam chegar a R$ 188 milhões. O início da ampliação está previsto para novembro.

Zero Hora

E a capa do Jornal do Comércio, que deu destaque a este assunto na edição de hoje !

 



Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:,

10 respostas

  1. Eu estou vibrante com essa Noticia. Eu sempre adorei o aereoporto antigo. O novo e uma mala sem alça. E a plataforma do novo, nao da pra fotografar os avioes no patio. O antigo e bem melhor.
    Feliz ideia do David Leunemann da Azul que investiu uma grana preta pra reformar esse antigo terminal.So espero que o fanfarao e metido a Purificador da humanidade lula .nao apareça la pra quer dizer que foi no governo dele que esse antigo terminal foi reformado.

    Curtir

  2. Será que desistiram dos terminais e balcões de ckeck in modulares que iam ser estalados ao lado do Terminal atual para a Copa de 2014?

    Curtir

  3. Quantos terminais tem o JFK, o O’Hare. Pára, vocês só pensam em pontes douradas e viadutos de cristal.

    Curtir

  4. de qualquer forma esse terminal será só para voos inter-regionais eu acredito

    Curtir

  5. 1) é longe pra ir a pé
    2) o caminho pra ir a pé é, no mínimo, pouco convidativo
    3) o traçado proposto pro aeromóvel não prevê uma terceira estação
    4) ônibus é a solução mais óbvia, considerando que o uso do Terminal 1 supostamente é temporário – o meu medo é que, em meio a milhões de soluções pela metade que tanto vemos, esqueçam de implementar esse ônibus.

    Curtir

  6. Governantes e administradores públicos incompetentes sempre vão preferir soluções provisórias.

    Curtir

  7. ”Só tenho pena de quem fizer uma conexão em Porto Alegre com troca de terminal…”

    ridiculo teu comentário..como se fosse muito longe os terminais.. e como se n existisse onibus de transfer.. afff

    Curtir

  8. Será que nao vao aproveitar e fazer o aeromóvel passar por ai tb??

    Curtir

  9. Acho que se fizerem este tipo de conexão haverá um ônibus disponível para transporte de passageiros, como aqueles que existem em Congonhas e outros aeroportos maiores.

    Curtir

  10. Só tenho pena de quem fizer uma conexão em Porto Alegre com troca de terminal…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: