Porto-alegrense reclama de grande altura dos prédios da capital

Hoje no ZH Lindóia há uma carta de uma portoalegrense que está reclamando da altura dos predios da capital.  Diz que no Lindóia estão fazendo arranha-céus de insuportáveis 18 andares, um absurdo.

Ela completa dizendo que os prédios em Porto Alegre deveriam ser mais baixos.

RicardoH



Categorias:Outros assuntos

18 respostas

  1. acho muito mais bonito um skyline com prédios coladinhos, na verdade, acho bizarro uma grande cidade com prédios afastados…

    Curtir

  2. Mais uma vez, muito bem posto Ricardo. Aqui em Poa eu me sinto muito mais “claustrofobico” do que andando pelas ruas de curitiba. Dentro dos bairros aqui, além da grande quantidade de árvores cobrindo tudo, as construções são muito coladas umas nas outras. Em curitiba, apesar da altura dos prédios em vários bairros, a distancia entre eles é bem maior, inclusive a calçada é bem mais larga. Além disso, as árvores em geral são muito menos densas, deixando todo o ambiente mais arejado. Foi feito um estudo já provando isso, que um paredão de baixinhos (numa orla por exemplo) é MUITO pior que uma orla com prédios de 40 andares espaçados.

    Curtir

  3. Tadinha dela, imagina, deve ser frustante morar quem sabe no oitavo andar e ver brotar um de 18 andares e nao poder ter a cobertura…,reclamam por pura inveja. Perguntem a ela se pudesse ter a cobertura do mesmo se ela reclamaria da altura…

    Curtir

  4. Hahahahaha. Não tinha lido essa, ainda. Hahahahaha.

    Curtir

  5. Falam em perder o sol, em sombra, etc. Mais importante que a altura dos predios é o afastamento deles.

    Onde h´ha mais sombra: em Copacabana (media de 12 andares) ou na Barra da Tijuca (mais de 20 andares)? No Centro de Belo Horizonte ou no Belvedere?

    Onde há mais sombra: no Moinhos de Vento, Bom Fim, Cidade Baixa, Centro (POA) ou nos bairros de Curitiba que tem predios super altos? Vão ou vejam fotos de uma e outra e verão onde que é (bem) mais arejado.

    Onde tem mais sobra: nos bairros verticalizados e densos de Porto Alegre ou em Natal, que tá construindo acima de quarenta andares? (mas mas com baixa concentração de predios e afastamento enorme entre eles)
    Vão ou vejam fotos de uma e outra e verão onde que é (bem) mais arejado.

    Curtir

  6. Não existem nem nunca existirão edifícios de 18 andares no Lindóia. Existe uma limitação devido a proximidade da pista do aeroporto. Do outro lado da Assis Brasil, Jardim Itati, etc, ali sim estão construindo os tais edifícios de 18 andares. As pessoas adoram chamar de Lindóia um quadrante MUITO maior que o respectivo bairro.

    Curtir

  7. essa pessoa, acho, está preocupada com o valor do seu apto. que feio!

    Curtir

  8. hasuahuashu…
    ECOambientalistasXIITAS…. deve ter problemas de vista, ae ve um prédio de 18 andares e parece que são 50….

    Que horror né? 18 andares, um absurdo.

    Como me falaram, aqui não pode, mas vão pra Europa, NY e acham lindo, digno, coisa de primeiro mundo, ae voltam pra Poa e reclamam.

    Curtir

  9. EU normalmente concordo com as idéias gerais do participantes mais assíduos deste blog, porém quanto a essa questão da altura dos prédios acho que o pessoal aqui faz uma certa confusão. Prédios altos, residenciais, espalhados por toda cidade, não significam mais desenvolvimento, e, sim, mais aglomeração urbana e pior qualidade de vida em todos os sentidos, pois causam mais dificuldades de mobilidade, só para ficar num dos pontos mais debatidos nesse espaço. Em qualquer metrópole desenvolvida se permite construções grandes em apenas em uma parte da cidade normalmente o centro, pois assim facilita o transporte de massa, fazem-se eixos de metros, trens ou brts que convergem todos para uma mesma área que é onde as pessoas trabalham, estudão ou consomem. Eventualmente outras áreas podem ter permissão para construções maiores, mas são geralmente ligadas a fins específicos como o turismo. Para deixar claro, não acho prédios de 18 andares desroporcionalmente grandes, mas o pessoal do blog tem uma tara por edíficio alto que eu não entendo.

    Curtir

    • Leonardo, concordo contigo totalmente. Não vejo como positivo construir-se prédios altos (seja qual for o número de andares) espalhados pela cidade. Deve haver um zoneamento na cidade para tais construções. Áreas da cidade que possam aguentar um certo crescimento geral. Em geral, as grandes avenidas da cidade já estão saturadas, falando-se em trânsito. Mas tem muitas áreas da capital, principalmente o centro, que se poderia estimular a construção destes prédios, inclusive residenciais, para se levar de volta a população e ajudar consideravelmente na revitalização deste bairro. Áreas típicas residenciais, onde predominam casas, sou contra a construção de prédios altos. Mas que em Porto Alegre há um grande problema em relação a prédios altos, isso há. E a nossa “tara” pode ser justamente por isso. No mundo inteiro as cidades constroem pelo menos mais alto que Porto Alegre. Inclusive grandes destinos turísticos, nos quais a classe média e alta de Porto Alegre passa as férias. Porque aqui na cidade não pode haver tais prédios ? Somos nós os tarados ou a cidade é doente ? Obrigado pelo seu comentário.

      Curtir

  10. Sr. Hermes, o sr. além de mal-informado, é preconceituoso quando adjetiva bairros da cidade como “de gente fina” ou de “pelados”. Se não for muito trabalho, dê uma passagem pela Bela Vista, bairro de “gente fina” de acordo com seus parâmetros, e olhe em torno para conferir a altura dos prédios e a distância mantida entre os mesmos. Passe alí na Carlos Trein Fº e veja com seus próprios olhos o que está se cometendo em nome da urbanidade. Portanto, não procede seu comentário de que só se constroem espigões nas áreas “dos pelados”, muito ao contrário, o que se observa é que via de regra, em bairros de menor poder aquisitivo, os prédios são mais baixos até para se evitar a colocação de elevadores, o que encareceria em demasia os custos de construção e condomínio, no futuro.

    Curtir

  11. Se a infraestrutura urbana no entorno dos prédios é suficiente para suportar mais prédios de igual altura ou maiores, respeitados os parâmetros do plano diretor, que são ou deveriam ser orientados
    para proporcionar melhores condições de vida, não vejo nenhum problema na altura dos prédios. A infraestrutura urbana de Porto Alegre está preparada para acolher tais edificações, com maior altura? Não, não está! Moro em Porto Alegre há mais de 30 anos, tenho formação técnica e conheço bastante a cidade. Nos bairros de “gente fina”, dos abonados, eles não constroem espigões, pois os moradores são influentes e têm condições de reagir e impedir. Fazem uma verdadeira revolução (não querem perder a vista, o sol, a aeração, etc.). Nas áreas urbanas dos “pelados”, a realidade é outra – novos espigões surgem a cada dia. Os defensores dos espigões acham que permitir prédios cada vez mais altos uma idéia muito boa, desde que longe do seu bairro… É o velho ditado – Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço!

    Curtir

  12. Bom acho descabível esse comentário de que os prédios de Porto Alegre são muito altos. Uma cidade grande e moderna que se prese, tem que ter sim prédios altos e arranha-céus. Eu particularmente acho que os prédios da capital são é baixos comparado com outras cidades de igual importância, e eu que cresci no Lindóia acho isso muito bom, porque mostra que nossa cidade está é se modernizando.

    Curtir

  13. NÃO há predios de 18 andares no Lindoia nem no Jardim São Pedro e São Sebastião, seus dois vizinhos.

    Curtir

  14. Sim, FelipeX, os prédios do Lindóia são um longe do outro.

    Curtir

  15. Estou bem por fora do crescimento de POA para o lado do Lindóia. Estes prédios são feitos muito perto uns dos outros? Pergunto pq acho ruim minha região (Cristal) pq fazem prédios de tamanhoa baixo (8 andares) mas é um em cima do outro.

    Me chamou a atenção em Curitiba que os prédios em geral são altos (quase 20 andares) mas o espaçamento é muito maior que aqui, não vi lá nenhum dos horrorosos paredões do nosso centro.

    Estes prédios mais altos no Lindóia tem mais espaçamento?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: