Transporte pelo Guaíba

Uma das minhas maiores vontades é ver embarcações de transporte público navegando pelo nosso Guaíba. Além de desafogar o caótico trânsito da cidade, seria mais uma opção para se locomover a vários destinos, inclusive ligando a Capital a cidade de Guaíba. Acredito que com um bom planejamento, o projeto pode ser viável.

Fiz um simples esboço da minha idéia, apenas para ilustrar. Claro que se alguma obra sair do papel, obrigatoriamente deve ser embasada em profundos estudos quanto a exata localização das estações e o possível impacto ambiental. Não adianta empregar pesados investimentos e não chamar usuários ao novo modelo de transporte ou comprometer a qualidade de vida de nossa comunidade.

A Estação Lami e a Belém Novo vão aproximar esses bairros às demais regiões da cidade. Ficam distantes do Centro e possuem atrações únicas. Quem sabe suas praias ganhem as badalações que já tiveram outrora… Talvez uma estação em Itapuã também poderia funcionar.

Estação Ipanema e Barra: colocarão na vitrine as belezas que essa parte da orla possui, além de estarem cercada por considerável densidade demográfica.

Estação Guaíba e Gasômetro: inclui na rota Guaíba e o Centro, destinos de muitos usuários do transporte público convencional que podem migrar a esse sistema. Guaíba tem muitos pontos turísticos bem interessantes e de potencial praticamente inexplorado. Já o Gasômetro, atração por si só, tem como vizinho parques, prédios, museus e o Centro Histórico.

Jornalista Gustavo Bartzen



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Outros assuntos

7 respostas

  1. Vejam a matéria ÓTIMA que saiu na Zero hora de hoje !

    Fala sobre o ultimato que teremos de definir uma “marca” pra atrair turistas da copa. E as autoridades falam, de Porto Alegre, em investir horrores no turismo rural, e fazer de tudo pra atrair turistas pra isso. Praticamente não falam NADA em investir em lazer na orla. Assustador e DEPRIMENTE isso.

    Curtir

  2. Pra quem não sabe, esse tipo de idéia é uma grande tendência hoje em dia.
    Já há estudos, por exemplo, de implantar transporte maritmo entre o Centro do Rio até a Barra da Tijuca. Como aquele Centro, a Barra também é na orla, porém dezenas de km depois. A via terrestre até lá é, naturalmente, difícil e dmorada. Há planos para metrô até lá, o que levariano anos e bilhões de reais. A via maritma se torma atraente pela rapidez e até mesmo pelo ludico de sua beleza.
    Outro caso: são utilizadas barcas para atravessar a baía de Guanabara, mesmo havendo a Ponte Rio-Niterói. Esse caso lembra as cidades de Porto Alegre & Guaiba.
    Porto Alegre agradeceria se houvesse a alternativa rápida de barcas pra ir a Guaba ou à zona sul de Poa. Além de ser rapido, desafogaria os oinbus. E, tão importnate quanto, seria uma atração por excelência ! Eu iria andar de barca a toda hora pra ter o passeio e a visão maravilhosa que ela teria ! Os turistas também achariam a mesma coisa. Adorei aquela ideia citad aqui, de a barca partir do cais Mauá, parar no Beira Rio, parar no Barra/Iberê, arar em Ipanema… enquanto isso a gente ir tirando fotos… Maravilhoso !

    Mas como estamos em Porto Alegre…

    Curtir

  3. Não sou tão otimista, em se tratando de Porto Alegre. Mas quem sabe um dia!

    Curtir

  4. A idéia é maravilhosa. O projeto piloto poderia ser iniciado pelas estacações lami – belém Novo, seria uma maneira de valorizar a região.

    Curtir

  5. Excelente matéria !!!!

    Compartilho com tua idéia. Isso seria bom para o transporte público (aliviando onibus lotados para zona sul), seria bom para se chegar MUITO mais rápido em Guaiba, sem ter que precisar fazer o caminho absurdo de ter que ir até a zona norte pra pegar a ponte e voltar tudo de novo pra até guaiba, e tambem seria bom para o turismo. Imaginem na Copa, por exemplo, os turistar aproveitarem o Cais mauá, depois pegarem um barco e fazerm um passeio até o complexo de lazer do Beira Rio, depois descer no pólo formado pelo Museu Iberê Camargo, Barra Shopping e possiveis outros lazeres que haverão lá, e ainda poder pegar barco de novo pra ir tomar um chope em Ipanema. Seria um passeio interessantissimo !

    Curtir

  6. Gustavo, excelente tua sugestão, mas sem querer jogar água fria, devo sugerir que não coloques tuas fichas nesta aposta: NADA vai acontecer neste sentido, acredite. Há muitos anos se discute esta alternativa inteligente de transporte para nossa cidade, mas nunca se fez nada e nunca se fará: as tais “forças ocultas” (leia-se o lobby dos transportadores rodoviários) trabalha duro contra qualquer iniciativa neste sentido. Isto é Porto Alegre, a província condenada às ruas esburacadas, às carroças, aos carrinhos dos catadores de papéis, aos flanelinhas, aos pixadores, etc. etc. E isto tudo porque? Porque nossos ilustres vereadores, deputados e prefeitos não tem culhões para enfrentar estas forças, estes grupelhos de xiitas que detonam qualquer projeto modernizante da cidade e que acham que 18 mil votantes de um referendo fajuto representam “a população” de Porto Alegre – a capital da resistência! Lamento Gustavo, mas já vivi o suficiente para me convencer que numa cidade onde campeia a mediocridade e a incompetência, não há mesmo muito o que esperar. Mas ainda assim, parabéns por teu otimismo, oxalá o tempo te dê razão!

    Curtir

  7. Muito interessante com esse desenho que tu fez, Gustavo! Eu também sempre sonhei com algo assim para a nossa Porto Alegre.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: