Um dos módulos dos deques de madeira que irão compor o processo de modernização do Largo Glênio Peres está sendo montado em frente aos bares da fachada sul do Mercado Público. A obra, que faz parte da parceria da prefeitura com a Coca-Cola para a qualificação do Largo, deverá estar concluída até amanhã, 17, para testar os novos mobiliários do conjunto, como as mesas e cadeiras, os ombrelones (guarda-sóis) e a nova iluminação. O prefeito José Fortunati vai conferir o resultado do trabalho amanhã, às 16h.
Os deques são plataformas elevadas de madeira com peitoris de vidro temperado que têm o objetivo de delimitar o espaço das novas mesas e cadeiras e criar uma ambiência diferenciada às áreas externas de atendimento dos bares voltados para o Largo. Compõem o conjunto a proteção de ombrelones de lona e um sistema de iluminação com foco na valorização do ambiente e do convívio entre os frequentadores.
“A ideia é reforçar a imagem do Mercado Público como um dos mais importantes pontos culturais e turísticos da Capital”, explica o coordenador do Projeto Viva o Centro, arquiteto Glenio Bohrer. “Temos a expectativa de criar um conjunto aos moldes dos bares que existem nas grandes capitais do mundo”, completa.
A montagem desse primeiro módulo tem por objetivo avaliar a composição do conjunto frente ao prédio do mercado e entorno, em relação à definição do mobiliário e sistema de iluminação. No total, serão quatro módulos, dois deles medindo 5x5m e os outros dois, 5x25m. Todos os quatro deverão estar instalados no local até o final do mês de outubro.
A parceria para adoção do Largo prevê investimentos, até 2012, da ordem de R$ 1,5 milhão.
Projeto de melhorias
Fazem parte ainda das melhorias estabelecidas para o Largo Glênio Peres, por meio dessa parceria:
– o alargamento e paisagismo com o plantio de palmeiras dos canteiros da av. Borges de Medeiros (já concluído);
– a recuperação da pavimentação do Largo, com conclusão prevista para o final de outubro;
– a troca do sistema de iluminação pública do Largo e;
– instalação de rede wireless e de câmeras de videomonitoramento, com conclusão prevista até o final de novembro.
Até 2012:
– instalação do chafariz e monumento em homenagem a Glênio Peres;
– agenda de shows e eventos anuais;
– manutenção do Largo e Praça XV durante todo esse período.
Categorias:Revitalização do centro
Muito legal, acho que estão no caminho certo para nosso centro.
CurtirCurtir