Parque Farroupilha comemora 75 anos hoje

Redenção é o parque mais movimentado do país, superando inclusive o Ibirapuera, de São paulo. Foto: Gilberto Simon

Satisfação de conhecê-lo passa de geração a geração. ”É o número 1 do Estado, por ser diferenciado e popular”, diz o titular da Smam

O Parque Farroupilha (ou da Redenção) comemora, neste domingo, 75 anos. E é praticamente improvável encontrar algum porto-alegrense que não o tenha utilizado para momentos de lazer, cultura e prática de esportes. Em seus bancos, em suas áreas verdes, em seus recantos e espaços, está um pouco de cada idade e classe social que compõem a Capital.

Alguns usuários defendem que o Parque Farroupilha, que recebe cerca de 150 mil pessoas a cada final de semana, seja cercado. Porém, uma de suas características marcantes é que ele é único por ser diversificado, plural e democrático, com o prazer dos frequentadores sendo repassado às novas gerações.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, antes de ocupar um cargo público, é um frequentador assíduo do parque e não esconde os elogios. “É o parque número 1 do Estado, por ser diferenciado e popular”, disse. Segundo Garcia, o local é objeto de atenção especial da prefeitura. Ela reconhece que melhorias precisam ser feitas. “Buscamos manter a atratividade, a fluidez e garantir mais segurança aos usuários.” Entre as medidas recentes estão a troca de luminárias e a recuperação de monumentos. Outras medidas futuras envolvem a sinalização dos principais espaços – especialmente dos monumentos – e a revitalização do antigo trenzinho que circulava pelo parque. “Será um trem elétrico, que percorrerá os espaços com um guia, para contar a história de cada local.”

Para o integrante do Conselho dos Usuários do Parque Farroupilha, Roberto Jakubaszko, a Redenção representa boa parte da vida de seus usuários. “Por um lado, fico feliz em ver pais e crianças brincando em suas áreas de lazer. Por outro, me entristece ver que muitos não cuidam do parque e deixam nele lixo e resíduos.” Segundo ele, a recuperação da flora é fundamental para manter o parque atrativo e destacado na paisagem urbana. “Muitas árvores estão morrendo, e isso precisa ser corrigido. É importante que novas sejam plantadas ao lado, para que a renovação seja garantida.”


Parque recebe 150 mil pessoas por final de semana.

Neste domingo, a Redenção receberá milhares de seus usuários habituais, mas também muitos outros que reencontram, no acolhedor espaço, a lembrança de uma parte importante de sua própria história.

Características do ”pulmão” de Porto Alegre

– Área total: 37,51 hectares

– Conta com mais de 8,5 mil árvores, de espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-roxo e cipreste.

– No parque, estão localizados 38 monumentos, entre eles o Monumento ao Expedicionário, a Pira da Pátria, o Gaúcho Oriental e a Fonte Francesa, além da Fonte Luminosa.

– São várias as opções de recantos e espaços, como o Orquidário, Minizoo, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu, Solar, a Fonte Luminosa, o Espelho d”água e o Auditório Araújo Vianna, inserido no parque.

– Outras opções de lazer: parque de diversões, passeios de pedalinhos, Mercado do Bom Fim, Café do Lago, Parque Ramiro Souto – a Feira Ecológica e o Brique da Redenção.

 Correio do Povo

__________________________________________

Nota do Blog (em 19/09/10 às 21:35):

Particularmente, gosto muito da Redenção. Frequento quando posso assim como o Parcão. Prefiro a Redenção, pois a cidade toda se encontra lá. Mas ainda acho que poderia ser um pouco melhor, em termos de acabamento dos passeios, um calçamento melhor, como fala o Guilherme (nos comentários). Ele possui um bom número de recantos, alguns deles bem cuidados. A Fonte Luminosa é um deles. Apesar de não ser das mais belas, a nossa fonte luminosa é um bom exemplo das parcerias entre poder público e empresas privadas. A área foi revitalizada, o calçamento não é dos piores, e a fonte luminosa FUNCIONA. É muito bonita. Estava há anos sem funcionar. Até que em 25 de março de 2009 (veja a foto ao lado) ela foi reinaugurada, com participação da SINERGY e da PEPSI. Parabéns pra eles. Cliquem aqui para ver algumas fotos do dia da inauguração, no Porto Imagem. Mas a história não acaba por aí. Ainda tem muito a ser feito. Acho que deveríamos buscar a excelência nas nossas ações e não contentarmo-nos com pouco. O povo brasileiro tem uma tendência a se contentar realmente com muito pouco. Ou com QUASE O BOM. Basta ver o nível dos nossos governantes.

Vejam abaixo algumas fotos do Hyde Park, de Londres, Inglaterra.

Confiram o nível de acabamento, o cuidado que eles tem com os jardins, os monumentos e os caminhos, bem delineados, enfim, um paisagismo muito bem feito. Por que eles tem isso? Por que eles não se contentam com pouco, claro, culturalmente já é assim. Então eu penso que poderíamos começar a mudar e exigir mais, em todas as áreas, dos nosso governantes. Em todas as áreas eu disse. Só temos a ganhar.

FOTOS DO HYDE PARK, LONDRES:


Fotos capturadas da internet.

Para ver muitas fotos da Redenção, clique aqui.



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , ,

11 respostas

  1. realmente é uma área grande e com potencial para ser um ótimo local de lazer, no entanto, como dito anteriormento, o poder público joga a responsabilidade para empresas privadas fazer o que ele deveria estar fazendo.
    paga-se tributos (os mais altos do mundo) para ter um parque que parece uma selva, sem calçamento, com aquele areião incômodo entrando nos sapatos e sujando tudo, com os recantos jogados às traças, sem o mínimo trabalho paisagistíco… enfim, bem coisa de Brasil…
    e tem gente que ainda acha o máximo! ¬¬

    Curtir

  2. É uma vergonha esse ser o parque mais frequentado, se nem calçamento tem, espelhos d’água mal cuidados, chafarizes, aparelhos decorativos e tudo mais jogados ao léu. Enfim, tudo com a típica cara de Porto Alegre.

    Curtir

  3. Este é um recanto que tanto me orgulha. Eu não seria mal agradecido de não estar com ele no dia de seu aniversário.

    Abraço!

    p.s.: Fiz um post, dá uma olhada!

    http://ideiasdoguri.blogspot.com/2010/09/redencao-um-sentimento-sem-fim-no-bom.html

    Curtir

  4. Eu que moro a 10 mins desse parque* sei o que eh a diferenca abismal.
    .
    .
    .
    .

    (*London, of course)

    Curtir

  5. Não vejo com bons olhos as ações da Pepsi em Porto Alegre. A prefeitura vendeu(abandonou) estes espaços em troca de meia dúzia de benfeitorias. Já reparou como está hoje a área da orla que a Pepsi “revitalizou”, totalmente abandonada. Vai ser a mesma coisa com a Redenção. Irão fazer umas reformas e tal, depois abandonam e ficam os anúncios. Tenho duvidas se empresas como a Vonpar e Ambev(Pepsi) patrocinariam tais projetos sem ter em troca seus nomes estampados no mobiliário publico urbano. No final das contas é bem mais barato(para empresas) “revitalizar” um parque do que fazer anúncios em outdoors.
    É uma pena que Porto Alegre não tenha uma prefeitura que valorize os espaços públicos, ao invés disso temos que contar com a duvidosa boa vontade privada.

    Curtir

  6. gangster.. isso é bom..muito melhor que a onda indie/emo proveniente da inglaterra que tomou conta da cidade fazem uns anos.. qualquer coisa q venha dos estados unidos é bem vinda na cidade.

    Curtir

  7. Também sou a favor de cercarem.

    Se deixarem o Parque bonito, bem cuidado… só cercando para manter ele assim.

    Curtir

  8. A redenção tá cheia desses gangster agora…

    Curtir

  9. Concordo sobre a Pepsi ali…

    Mas não gosto muito do parque farroupilha, falta um calçamento nele…
    Prefiro o parcão, que tambem precisa de um bom calçamento, como a maioria dos parques de Poa.

    Deveriam por uns restaurantes nele, uns bares mais interessantes, e até uma casa noturna, movimento ele tem, 150 mil pessoas por final de semana é muita gente.

    Assim o valor do aluguel desses lugares iriam para a manutenção do parque.
    =D

    Mas sei que o pessoal do contra iria torrar o saco.

    Outra coisa, sou afavor de cercar, assim seria mais facil cuidar.

    Curtir

  10. A pepsi revitaloizou diversos trechos da nossa cidade e realmente merece reconhecimento. Infelizmente temos pouco desse tipo de apoio por aqui.

    Curtir

  11. eu queria que fosse feita uma homenagem pra PEPSI nesse blog, a despeito de toda a campanha promocional e de marketing que existe por trás, a PEPSI praticamente adotou o parque farroupilha e está cada vez mais comprometida com o melhoramente do parque.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: