Vá se adaptando às obras do túnel

As obras de revitalização do Túnel da Conceição começam no dia 9 de outubro, mas as rotas alternativas ao trânsito poderão ser acessadas a partir de 25 de setembro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já iniciou a implantação das placas de sinalização indicando as alterações, de câmeras de monitoramento de tráfego e de novos semáforos em três cruzamentos – Farrapos com Ernesto Alves, Osvaldo Aranha com Santo Antônio e Voluntários da Pátria com Barros Cassal. Entre as principais modificações estão a inversão de sentido das ruas Garibaldi e Santo Antônio e a abertura de nova via para circulação dos táxis que partem da Estação Rodoviária com destino aos bairros.

Durante as obras, o Túnel da Conceição ficará com duas pistas bloqueadas em cada sentido. Em um primeiro momento será permitida apenas a passagem de automóveis e ônibus. As linhas de transporte coletivo que utilizam o túnel não sofrerão mudanças nos itinerários. Já as linhas T5, C2, C3, TR61/Cristóvão Colombo e 671 Carlos Gomes/Salso, que trafegam pelas ruas Santo Antônio e Garibaldi, ou trechos dessas vias, terão seus itinerários atuais invertidos.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, destacou que a rua Ernesto Alves passará a cruzar a avenida Farrapos, permitindo a ligação com o entorno da Rodoviária e com a Cristóvão Colombo e Santo Antônio. Os motoristas também poderão acessar o Centro via João Pessoa e Setembrina. No sentido Centro-bairro, uma alternativa é ingressar na Farrapos e, posteriormente, na Barros Cassal e na Irmão José Otão, com chegada na Sarmento Leite. A EPTC possibilitará a conversão à esquerda na avenida Loureiro da Silva para veículos que estiverem na direção bairro-Centro da João Pessoa. Isso possibilitará a chegada à área central via João Goulart.

Esta será a primeira grande intervenção no túnel desde sua inauguração, em 1972. A estrutura vem sofrendo com desgastes há 38 anos. Com as ações previstas, não haverá necessidade de novas obras por mais três décadas. A previsão é de que os trabalhos estejam finalizados em 18 meses.

A obra será um projeto-piloto que servirá de modelo para a Copa do Mundo no que se refere a trânsito. O secretário em exercício de Obras e Viação, Adriano Gularte, disse que será recuperada toda a estrutura do túnel, incluindo o reforço da face superior das lajes, implantação de sistemas de drenagem, ampliação de rede pluvial, tratamento das superfícies deterioradas, além de fresagem e recapeamento asfáltico. Investimento: R$ 2,65 milhões.

Correio do Povo



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

1 resposta

  1. Tenho quase certeza que os dois ou três primeiros dias de obras vão ser um caos em toda a cidade. Prepare-se para fazer tudo à pé.

Faça seu comentário aqui: