Até o final de dezembro, as obras de prolongamento dos Molhes da Barra do Porto de Rio Grande devem estar concluídas, segundo o superintendente da obra, Marcos Pitanguy, que foi o palestrante de ontem da reunião mensal da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). De acordo com ele, mais de 90% da obra estão concluídos, faltando pelo menos 22 metros de comprimento dos molhes, o equivalente a 30 mil metros cúbicos. Em breve balanço, relatou que no lado oeste os 700 metros previstos estão concluídos, faltando terminar 370 metros do lado leste. O investimento total, pelos cálculos atuais, somam R$ 520 milhões com recursos da União.
Entre 2002 e 2006, por problemas no licenciamento ambiental e apontamentos do Tribunal de Contas da União de irregularidades, a obra ficou paralisada, sendo retomada em janeiro de 2007. Com o prolongamento dos braços de pedras, o calado passará para 16 metros, podendo chegar a 18 metros e se tornar um “Hub Port” do Mercosul.
O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilen Manteli, afirmou que a obra irá melhorar as relações comerciais do país, sobretudo com a Ásia. Para o presidente da Sergs, Cylon Rosa Neto, a obra alavancará o polo naval.
Categorias:Economia Estadual, Outros assuntos
Faça seu comentário aqui: