Desta vez, é sobre a Praça Otávio Rocha.
Novamente, esta idéia partiu de um forista do skyscrapercity.com
Pra começar, vejam a imagem abaixo:
Uma foto da Avenida Otávio Rocha:
Agora vejam esta foto de uma rua de Amsterdam:
Agora, a idéia sugerida pelo forista. A revitalização e total transformação da área, principalmente da Praça Otávio Rocha, mas também da Avenida de mesmo nome. Já existiu um projeto anos atrás para a construção de um café na parte alta da praça e sua reurbanização.
Esta idéia vai mais longe.
Vejam as próximas imagens:
A idéia seria a construção de um pequeno canal artificial indo da Praça até o Largo Glênio Peres, sendo que na Praça haveria uma cascata, ao lado de um café com mesas ao ar livre. A Praça seria reurbanizada, cercada e seria um novo recanto no centro.
O comércio seria revitalizado transformando a avenida Otávio Rocha num novo cartão postal da cidade. Seria um boulevard.
Bom, não vou escrever demais, as imagens falam por elas mesmas.
O que vocês acharam da idéia ? Utopia? Impossível? Difícil ? Nada a ver ?
Opinem!
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro
Olha… é claro que simpatizo com a idéia. Mas tem que passar na Otávio Rocha (a avenida, e não a praça) num dia útil e ver como aquele canteiro central é utilizado pelas pessoas. Um canal ali puxaria o tapete de dezenas de criaturas que ficam zanzando por ali. Sou a favor de melhorar, opinar, qualificar, mas também não podemos expulsar os trabalhadores. Agora… a água na PRAÇA, e não na AVENIDA, ficaria bacana. Canalizado, o curso d´água poderia cruzar a Praça XV e o Glênio Peres. Enfim… o mais importante é que as pessoas tenham VONTADE de fazer algo por uma área que já foi tão bonita, e hoje é uma paisagem de mica e empenas cinzas.
Não gosto porque é megalomaníaca e sem necessidade.
Comparar com os canais de Amsterdan é surreal.
Aquela zona da praça é um morrinho. Muito dinheiro colocado num projeto sem sentido.
Até poderia ter um projeto parecido, mas não nessa parte do centro e utilizando algum braço do Guaíba, junto a orla, mas não um canal artificial. Imagina o fluxo de água necessário pra descer esse morrinho..
Péssima idéia, além de ser inviável.
Em primeiro lugar, colocar um canal ou espelho d’água na Otávio Rocha é descabido, não tem outro objetivo que não seja aumentar a proliferação de lixo e mosquitos no maltratado centro de Porto Alegre. E é, convenhamos, muito feia a proposta.
A Otávio Rocha, além da grande quantidade de transeuntes motivados pelo comércio de rua, é muito suja e essa sujeira certamente irá acumular-se no pretendido “canal” que leva nada a lugar nenhum. O problema da praça seria fácil de resolver com melhor segurança no centro e desde que consercada LIMPA. Quem irá adotar uma praça imunda e local preferido de ladrões para repartir seus assaltos?
Existem soluções bem mais simples e viáveis, desde que o governo local decida atuar no que é de sua verdadeira competência.
Não gosto da idéia não.
Anderson, explica o porque de tu não gostar !
No semestre passado la na Ritter o tema do nosso projeto era a revitalização dessa praça. Além do meu, acompanhei mais de 50 propostas diferentes. O objetivo era trabalhar topografia operativa. Tinha que conter um café e uma loja de souvenir. Surgiu bastante coisa legal. Este canal ali vamos concordar que é inviável. O ideal era remodelar a rua criando uma concordância entre a as praças, dando um ar contemporâneo nos caminhos repletos de edifícios históricos.
Cara, é uma boa idéia, mas cara de manter.
Acho que ia ser legal algum acordo com algum hotel, plaza ou plazinha de usar a area, fazer uma cafeteria ali na praça, por uns bancos e cadeiras, assim eles manteriam ela.
Excelente ideia. É possível, sim!
Achei fantástico, mas me preocupa a conservação de um lugar destes.
Com certeza não é uma utopia, no qual não poderemos fazer, mas sim, algo viável com um único resultado aos adoradores do Centro Histórico: Um brilho nos olhos!!!
Claro que a mudança será uma tortura, pois ali tem uma concentração de transeuntes fora de série. Mas, como já havia dito, sou um sonhador, um otimista!
Abraço!
p.s: Tu sabe como comentar teus posts pelo celular?