Projeto muda entrada da cidade

Piec oferece melhores condições de moradia a 3,7 mil famílias de 26 vilas

A reestruturação urbana e a recuperação ambiental de parte do bairro Navegantes e da totalidade dos bairros Vila Farrapos e Humaitá estão mudando o visual do acesso Norte da Capital e garantindo melhor qualidade de vida para mais de 30 mil pessoas. As iniciativas estão inseridas no Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec), com conclusão prevista para 2012. “Estamos mudando a cara de uma das áreas de maior visibilidade da cidade”, salientou o coordenador do Programa Transforma POA, Renê Machado de Souza. Segundo ele, 90% das obras de infraestrutura e 50% da reurbanização estão finalizadas.

Orçado inicialmente em 55 milhões de dólares, os valores foram alterados por conta da desvalorização da moeda norte-americana e da elevação de custos da construção civil. Além dos 27,5 milhões de dólares obtidos por meio de financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata), o Piec tem contrapartida de 40 milhões de dólares da prefeitura. “O valor a ser desembolsado pelo município supera em 12,5 milhões de dólares a projeção inicial”, compara. Ao intervir em uma área que historicamente foi local de descarte de resíduos sólidos, a prefeitura não só oferece melhores condições de moradia para 3,7 mil famílias de 26 vilas, mas também garante aos moradores condições de sustentabilidade.

“Além da infraestrutura viária, redes de abastecimento de água, drenagem e esgoto sanitário, pavimentação e iluminação pública, ofertamos cursos de capacitação profissional, gerando novas alternativas de geração de trabalho e renda”, disse Souza. O prefeito José Fortunati ressaltou que, associado às intervenções do Piec, se verifica um movimento da iniciativa privada, com grupos empresariais começando a investir na região. Para ele, a chegada de empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais e a implantação da Arena Tricolor vão gerar milhares de empregos e mudar, em definitivo, o perfil dos bairros Humaitá e Vila Farrapos.

“O bairro Humaitá abrigará uma arena multiuso, que integrará o esporte com atividades comerciais e culturais.” Nas proximidades da área que abrigará o novo estádio do Grêmio serão construídos um condomínio horizontal, um centro comercial e um anfiteatro, além de um hotel cinco estrelas. “A Fecomércio fixará endereço na região, com a implantação de estrutura administrativa e um centro de capacitação”, ressaltou o prefeito.

Ele afirmou que a principal obra do Piec foi o Viaduto Leonel Brizola, que oferece aos motoristas alternativa de acesso ao Humaitá e de saída da Capital diretamente pela freeway, através da III Perimetral e da rua Dona Teodora.

Correio do Povo

LUCIAMEM WINCK | luwinck@correiodopovo.com.br



Categorias:Entrada da Cidade - PIEC, Revitalização 4º Distrito

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: