Seminário internacional discute qualificação da Orla

Porto Alegre de Frente para o Guaíba será realizado na PUC Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

A qualificação urbanística da Orla do Guaíba será tema de um encontro com palestrantes do Brasil e exterior,  dias 13 e 14 de outubro, no auditório do prédio 9 da PUC RS, em Porto Alegre. O Seminário Internacional Porto Alegre de Frente para o Guaíba promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, discutirá os principais aspectos envolvidos na qualificação urbana das áreas de orla para atrair o interesse da população. Serão analisadas questões urbanísticas, ambientais e econômicas.

Entre os participantes estão arquitetos urbanistas da prefeitura da cidade argentina de Rosário e um empresário, permissionário de um restaurante, que apresentarão os diversos ângulos do case de qualificação da orla do rio Paraná. O exemplo de Rosário foi escolhido porque sua orla, por muito tempo, era uma região sem atrativos para seus moradores. A decadência das atividades portuárias e a derrubada do muro, que também separava as pessoas do rio, estimularam o desejo do reencontro da cidade com suas águas. A partir daí, os governantes e agentes privados uniram esforços e passaram a tomar atitudes práticas para a qualificação urbanística das margens do rio.

 

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Eventos, ORLA

Tags:,

5 respostas

  1. Concursos de Projetos Arquitetônicos JÁ!!!

    Curtir

  2. O problema é que os ambientalistas daqui não são ambientalistas de verdade e apenas usam essa questão, que é de todos e deve permear qualquer projeto, como argumento para impedir investimentos privados em áreas de interesse turístico e de entrenimento.

    Essa mistura entre o puristas dogmáticos ideológicos de esquerda, que tem preconceito contra iniciativa privada e que não aceitam qualquer parceria entre o público e o privado, com a necessidade inafastável de procurar a sustentabilidade ambiental em todos os níveis da sociedade é que desqualifica a maior parte dos ecologistas porto-alegrenses.

    Curtir

  3. E qual foi o resultado daquele gande cseminário “Porto Alegre, Cidde do Futuro” ?
    E umas palestras maravilhosas que aquele congresso teve, que falaram especificamente do potencial do Guaiba?

    Curtir

  4. Estava olhando aquelas diretrizes para a urbanização da orla. Acho que seria legal a construção de uma ponte para pedestres sobre o Dilúvio, ligando aqueles dois trechos da orla. A ponte poderia ser objeto de concurso internacional, para que se crie um novo ícone para a cidade. A Puente de la Mujer, em Puerto Madero, é uma ponte apenas para pedestres e, hoje, se transformou em símbolo de BsAs.

    Curtir

  5. O problema é que os “ambientalistas” não aceitam um acordo entre a iniciativa privada e o governo.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: