Prefeitura recebe projeto viário para Zona Leste

Projeto aponta soluções para a rótula da Assis Brasil com a Bernardino Amorin. Foto: Cristine Rochol / PMPA

Foi apresentada ao prefeito José Fortunati sexta-feira, 18, uma proposta de alternativa de estruturação viária para a Zona Leste que pretende absorver o fluxo de veículos que chegarão na Capital pela Rodovia do Progresso. A proposta foi apresentada pelo governo do Estado, por meio do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Vicente Mattos, e pelo escritório do ex-governador do Paraná, urbanista Jaime Lerner.

O projeto, que propõe uma rotatória e uma ponte suspensa, seria uma solução para amortizar problemas na rótula da Assis Brasil com a Bernardino Amorin, próximo à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O prefeito ficou satisfeito com o projeto, que prevê uma solução urbanística de mobilidade, e ressaltou a necessidade de pensar alternativas para absorver o fluxo de veículos e diminuir os impactos no trânsito no local. “É uma via importante porque vai em direção ao Porto Seco e faz ligação com a Freeway, áreas que já são muito movimentadas”, afirmou.

Equilíbrio – Lerner ressaltou os estudos com o objetivo de buscar soluções no trânsito. “Resolveríamos o problema aumentando a rótula da Assis Brasil com a transposição da ponte, e o resto pela superfície e a rótula”, explicou. Segundo ele, a idéia é oferecer algo singular para a cidade. “Como teremos uma grande obra a frente, a do Progresso, não teria sentido fazer outra do mesmo porte, pensamos numa estrutura bem equilibrada, e já deixando uma obra de arte, um marco para a cidade. Foi a idéia mais lógica, mas está sendo apresentada para ser analisada”, destacou.

A Rodovia do Progresso iniciará em Porto Alegre e percorrerá mais nove municípios, de modo paralelo à BR-116. O edital para a parceria público-privada deverá ser lançado pelo governo do Estado em 30 dias. A intenção é que a obra comece no segundo semestre de 2011. A obra é mais uma alternativa para desafogar o trânsito e facilitar o acesso à cidade, sendo considerada uma obra de mobilidade urbana para a Copa de 2014.

Também participaram da reunião os secretários de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, do Planejamento Municipal, Márcio Bins Ely, e o secretário-adjunto de Obras e Viação, Adriano Gularte.

Vejam as fotos da futura ponte e rotatória:

 

Prefeitura de Porto Alegre
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=128782

Imagens maquete: www.skyscrapercity.com



Categorias:Rodovia do Progresso

Tags:, , ,

8 respostas

  1. Desculpe, Marina, mas eu estou de mal……. http://t.co/YwPwyvB

    Curtir

  2. E por falar nele (o cachorrão, HUA HUA)… sábado passado fui na feira da Vasco da Gama, e quem estava lá? O próprio! Estava distribuindo panfletos de campanha da candidata do partido dele para a presidência.

    Por Deus que pensei em parar e perguntar por que razão ele é contra os projetos de PPPs. Mas … eu poderia ser cercado pela turma dele, levado para um van e vocês nunca mais vocês me veriam publicar um comentário aqui. HUA HUA

    Curtir

  3. Olha Jake… do jeito que as coisas andam… talvez não seja sonho, mas uma profecia.

    Curtir

  4. Essa noite eu tive um pesadelo, era uma decisao da FIFA de adiar a copa no Brasil para 2022.. foi terrível, terrível, e parecia muito real.. qdo acordei ainda tava convencido q era verdade.. mas dps me acalmei.. a sensaçao foi terrível. Desculpa postar aqui, mas eu tinha que falar isso.
    Quando a ponte e o projeto, ótimo, espero que se concretize.

    Curtir

  5. O novo governador Sr.Tarso nao eh a favor de PPPs…entao, esquecam!

    Curtir

    • Mas a sociedade é. Ele vai se dar conta. E cabe a nós pressionarmos. Acho que quem é contra as PPPs é o retrógrado do Raul Pont, o cachorrão. O Tarso é mais evoluído. Só espero que o Tarso não coloque o cachorrão de secretário ….

      Curtir

  6. Bem interessante!

    É o tipo de projeto que gostamos de discutir aqui. Dá um belo visual…

    Curtir

  7. Bah, muito show, vai dar um plus na area.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: