Porto Alegre terá terminal turístico rodoviário

Edital será lançado em novembro para contratar empresa que fará projeto

Reivindicação de agentes de viagens e obra focada na Copa do Mundo de 2014, o terminal turístico rodoviário de Porto Alegre começa a virar realidade. No próximo mês, será licitada a empresa que desenvolverá o estudo de viabilidade técnica e o projeto para implementação, ao custo de R$ 500 mil, pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo.

A coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Turismo, Maria Helena Müller, adianta que o terminal que receberá todos os ônibus de turismo que chegam ou deixam a Capital será construído em bairros de áreas de acesso, como Floresta, Navegantes, São Geraldo ou Humaitá.

– O estudo deve durar três meses. Só depois teremos condições de avaliar a localização ideal, o tamanho do complexo e os custos reais. Há uma expectativa de que o investimento seja de R$ 20 milhões, que será financiado pelo Prodetur – diz Maria Helena, ressaltando que a construção tem previsão de início em 2011.

A Capital carece de um espaço desse tipo. Na opinião de Maria Helena, o complexo é mais necessário porque atualmente há mais demanda. Quem viaja de excursão é obrigado a embarcar e a desembarcar em pontos estratégicos, como em frente ao Theatro São Pedro ou em locais informais, como postos de gasolina.

Saiba mais

Como deve ser a estrutura do Terminal Turístico Rodoviário de Porto Alegre?

Seria um espaço para o embarque e desembarque de excursões rodoviárias que chegam ou deixam a Capital. O local deverá oferecer área para estacionamento de ônibus turísticos e de vans que fazem city tour, lojas de conveniência, área de alimentação, terminais eletrônicos de bancos, espaço de convivência, segurança, sanitários, abastecimento de energia elétrica, vestiário para motoristas, entre outros serviços.

Em que fase está?

Uma licitação no mês que vem deverá contratar uma empresa para realizar o estudo de viabilidade técnica e o projeto executivo para a implantação do terminal. A verba de R$ 500 mil é do Programa de Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo (Prodetur), com contrapartida da prefeitura. Essa fase deve durar três meses, e o projeto deve ser implementado no ano que vem. A expectativa é que custe algo em torno de R$ 20 milhões.

CURIOSIDADES

– O Rio Grande do Sul não tem um terminal turístico rodoviário. Outras cidades brasileiras têm, como Foz do Iguaçu (Paraná), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (Bahia). No Exterior, esse tipo de complexo existe em cidades como Barcelona (Espanha), Praga (República Checa) e Tóquio (Japão).
– A concepção mais moderna de terminal é o intermodal, que integra uma grande quantidade de meios de transporte – trem, aeroporto, metrô, navios,
etc…

ZERO HORA
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3080928.xml&template=3898.dwt&edition=15730&section=1025

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Poderia ser em algum ponto da orla, ou 4º Distrito, talvez. O que vocês acham ?



Categorias:COPA 2014, TURISMO

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3 respostas

  1. Tem que ser no Humaitá, sem dúvida!
    Vejamos:
    1) Tem excelentes terrenos;
    2) É um bairro que necessita de investimentos;
    3) Conta com ótimas vias de acesso, sendo que está em pleno andamento a construção da Rodovia do Parque e a duplicação da Av. Voluntários da Pátria;
    4) Tem a estação Anchieta do Trensurb;
    5) Terá a Arena do Grêmio e o complexo da OAS;
    6) Existem sérios estudos para a implantação de uma linha de Aeromóvel conectando o complexo da Arena com a estação Anchieta do Trensurb que poderia ser aproveitado, também, pelo terminal turístico;
    7) O aeroporto fica do lado, tem Trensurb e terá aeromóvel.
    Enfim, não vejo lugar mais adequado!

    [2]

  2. Já comentei sobre esse assunto a alguns meses, um ponto bem estratégico será no Humaitá, ou mesmo no bairro Anchieta, principalmente neste que tem uma vasta área vazia, ali tem aeroporto, trem, fica perto das saídas da Free Way, BR116 e outras, ter um terminal de navios turísticos de pequeno porte, e um fato muito relevante é transferir a nossa rodoviária do centro para este local, pois onde se encontra não tem mais capacidade de expandi-la. Uma ferramenta de muito valor é o Google Earth, com esse programa, sem precisarmos sair de casa, dá para fazermos os estudos viáveis e estratégicos. E não esqueçamos da ponte do Guaiba!
    o vão móvel pode-se transforma-lo num sistema de alavancas. Quem inventou de trazer a copa 2014 pra cá, que dê a verba…

  3. Tem que ser no Humaitá, sem dúvida!

    Vejamos:

    1) Tem excelentes terrenos;
    2) É um bairro que necessita de investimentos;
    3) Conta com ótimas vias de acesso, sendo que está em pleno andamento a construção da Rodovia do Parque e a duplicação da Av. Voluntários da Pátria;
    4) Tem a estação Anchieta do Trensurb;
    5) Terá a Arena do Grêmio e o complexo da OAS;
    6) Existem sérios estudos para a implantação de uma linha de Aeromóvel conectando o complexo da Arena com a estação Anchieta do Trensurb que poderia ser aproveitado, também, pelo terminal turístico;
    7) O aeroporto fica do lado, tem Trensurb e terá aeromóvel.

    Enfim, não vejo lugar mais adequado!

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