Sobre o vandalismo na CowParade: um importante comentário

(…) houve sim vandalismo em várias (pra não dizer todas) as cidades onde aconteceu a Cow Parade.

Na Inglaterra, até no rio foi jogada uma delas. Além de fogo em outras cidades européias.

Também odeio exageros. Sempre que rola esse tipo de coisa neguinho vem aqui generalizar e falar que é mal do portoalegrense. Não é minha mãe, meu irmão, a tia da padaria, o síndico do meu prédio ou qualquer cidadão médio que faz esse tipo de coisa. São vândalos, marginais, adolescentes sem noção que querem aparecer sabendo que esse tipo de “brincadeira” pára na mídia e podem depois se gabarem pros amigos que foram os responsáveis.

Isso, é claro, não justifica nada. Não estou de maneira nenhuma defendendo o que aconteceu.

Só não quero que se criem um ranço desnecessário e irreal de que o “povo de Porto Alegre” é pior do que o povo de outras cidades. O que não é verdade. Não somos nem melhores, nem piores. Marginal é marginal aqui, em São Paulo, em Londres e em Taiwan.

O que a cidade deveria sim fazer é diminuir o número de marginais.

Mas mesmo assim, adolescentes inconsequentes sempre irão existir e esse tipo de risco numa exposição desse tipo também.

Anderson Vaz, Publicitário, leitor assíduo do Blog Porto Imagem

_____________________________

Assino embaixo do que o Anderson escreveu aí.

 

Share



Categorias:Cultura, Educação, Opinião

Tags:,

9 respostas

  1. Estas coisas acontecem em qualquer lugar do mundo, independente de ser algum país europeu, latinoamericano ou de qualquer outro continente, por isso não sintam-se tão mal pelo o que está acontecendo na cidade de vocês, apesar de realmente ser bastante desagradável.

    Envio alguns exemplos de vandalismo na Cow Parade de Madri, e digo que encontrei coisas sobre vandalismo não só contra as simpáticas vaquinhas, como também contra monumentos importantes da Espanha e de outros paises da “tão evoluida” Europa.

    Los bovinos, un imán para el vandalismo en medio mundo
    http://www.elpais.com/articulo/sociedad/bovinos/iman/vandalismo/medio/mundo/elpepisoc/20090122elpepisoc_2/Tes

    ‘Vaquicidio’
    http://www.elmundo.es/elmundo/2009/01/19/madrid/1232355542.html

    Las vacas de la Cow Parade de Madrid sufren el vandalismo
    http://www.cadenaser.com/ser-periodista/fotos/madrid-vacas-vandalismo-cow_parade-vacas/20090208csrsep_2/Ies

    Curtir

  2. Pode ser que esses cânceres que estão infiltrados no povo portoalegrense não sejam piores que seus “colegas” europeus em termos de vandalismo, ja que todo vagabundo é vagabundo, mas são um problema sério e não devem ser vitimizados pelos próprios crimes.

    Curtir

  3. Georgeano,
    só reiterando o que já falei: não estou justificando nada muito menos passando a mão na cabeça de ninguém.

    Nossas paradas são péssimas e MAL CUIDADAS. Qualquer coisa que você colocar na rua, precisa de um mínimo de manutenção, conserto. Não adianta construir algo e deixar ali por 4 anos para o próximo mandato lavar, consertar. O próprio clima faz as vezes o papel de “marginal”.
    Vc tem carro? Mesmo se eu usar poucas vezes meu carro preciso deixá-lo sempre limpo, lavado, uma ajustadinha ali, outra aqui, pra ele se manter sempre perfeito.
    Se eu não fizesse isso, andaria numa carroça hoje em dia. Fato.
    Então, não vamos misturar alhos com bugalhos. Uma coisa é a falta de visão dos nossos governantes em relação ao mobiliário urbano da cidade que nunca foi bom. Outra coisa é vivermos na cidade mais mal educada.

    Mais acima um dos artistas da Cow Parade, que teve uma de suas vacas atingidas por vandalismos, lembra o que eu já comentei, que o vandalismo nas vacas foram comum até nas grandes capitais européias. De novo, não justifica nada, mas também não vamos exagerar nos nossos comentários a respeito da cidade e da população.

    Curtir

  4. entao retirem o titulo de capital mais politizada. Ou educada. Porque ha capitais cujo comportamento da populacao com o mlbiliario urbano, paradas de onibus, etc-, mdsmo em bairros pobres, tao fazendo mais juz a esse titulo do que Porto Alegre!!!

    Curtir

  5. De novo passando o mao na cabeça da falta dos habitos grotescos da capital mais politizada do pais. E com otimos indices de educacao e qualidade de vida. E QUAL É A EXPLICAÇAO DE DECADAS COM AS PIORES PARADAS DE ONIBUS DO PAIS? É porque em todas metropoles do Brasil e do mundo tambem sao assim? Ah, nao sao, nao!!! Sou obrigado a cocordar com Davi Coimbra (na materia desse blog “Nao tentem justificar…”)

    Curtir

  6. As pessoas são iguais em todo o mundo. Há pouco tempo quebravam os estádios europeus, olhem o que estão fazendo no Paris civilizado. Talvez daqui há uns 300 anos essas coisas não aconteçam mais. A raça humana é um bebê. Não é fatalismo, é a real.

    Curtir

  7. Gerson, discordo de ti. Não vou comparar com as cidades européias pois não tenho experiência para isso e acho injusto comparar um país de primeiro mundo e um subdesenvolvido.

    O que não vem acontecendo em Porto Alegre é a reposição, a manutenção e segurança do mobliário público. Antigamente isso era mais comum.
    Pichações e depredações sempre existiram. Há 20 anos atrás quando você vivia aqui também existia.
    Mas também existia um policiamento mais ostensivo, uma manutenção razoável do mobiliário urbano, etc.

    O que não vemos em Porto Alegre é isso. Culpa de gestores incopetentes mandato após mandatos.

    A quantidade de mendigos e viciados em drogas nas ruas aumentou vertiginosamente na capital, como em outras cidades brasileiras. Se deixar, eles tomam conta. Mas há prefeituras (Curitiba, Vitória…) que se preocupam com isso e agem.

    Curtir

  8. Concordo com o Gerson. Obviamente que vandalismo está presente em praticamente todas as cidades do mundo, e não é exclusividade de Porto Alegre. No entanto, se formos além do assunto “Cow Parade” veremos que PoA é uma das capitais mais pixadas do Brasil. Conheço várias delas e posso afirmar que ao menos nas principais vias não se vê pichação no nível daqui. O que é a Oswaldo Aranha, Protásio, Centro, pra não citar exemplos específicos como o Instituto Flores da Cunha, o monumento à Júlio de Castilhos, etc, etc?

    Falando em Skyscrapercity, acompanho este fórum e em certa ocasião uma forista sugeriu que fossem postadas fotos dos monumentos de cada cidade… fiquei envergonhado!!! PoA com TODOS os monumentos pichados. Cidades do norte, nordeste, algumas sabidamente maiores e mais violentas que aqui com um cuidado muito maior com o patrimônio público.

    Mas sempre digo, deveria haver punição para estes marginais (e para todos os outros também…). Mas é mais fácil as autoridades falarem que eles são excluídos, não tiveram oportunidade, blábláblá. Triste.

    Curtir

  9. Nao eh bem assim…..Nao sei se jogaram uma vaca ou nao no Rio Tamisa, nao lembro….ou se foram, em outras cidades europeias, quebradas ou ateadas ao fogo.
    Marginais sao marginais em qq lugar como vc escreveu. Mas posso te garantir que POA esta muito pior que muitas outras cidades. Na Europa, e em muitos outros cantos do mundo, nao se ve o vandalismo no mesmo nivel de P.Alegre contra o mobiliario urbano. Se nao sao as vacas, sao os muros pichados, luminarias e orelhoes quebradas, fios roubados, e por ai vai….A coisa ta feia SIM na Capital.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: