Trensurb: Primeira viagem teste do trem será realizada na terça-feira que vem

As cinco novas estações da Linha 1 devem ficar prontas até fevereiro de 2012.  
 

Foto: Luís Félix/GES

Novo Hamburgo – A primeira viagem do trensurb entre São Leopoldo e a estação Liberdade, em Novo Hamburgo, ocorrerá às 11 horas da próxima terça-feira. Um dos passageiros será o ministro das Cidades, Marcio Fortes, que será acompanhado de representantes da Trensurb e do Consórcio Nova Via, responsável pela obra de expansão da Linha 1, além de prefeitos beneficiados pela obra. Cogitado para prestigiar o avanço da expansão, o presidente Lula não virá para conferir os 60% da estrutura total já concluídos. As cinco novas estações (quatro delas em Novo Hamburgo – Liberdade, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo) devem ficar prontas até fevereiro de 2012.

Novos testes até fim do ano

Conforme o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, até o final do ano novas viagens serão feitas, dessa vez com passageiros. “Serão viagens chamadas pré-operacionais, quando serão testados os equipamentos com vagões lotados”, explicou Cunha. Os testes gratuitos serão feitos fora dos horários de pico, nos fins de semana e nos feriados. Segundo o dirigente da Trensurb, a obra está em ritmo um pouco acima do esperado. “Conseguimos antecipar a vinda de R$ 40 milhões de 2011 para este ano, a fim de manter o ritmo acelerado”.

Remoções atrasaram obra

Apesar do próprio Marco Arildo Cunha ter anunciado no ano passado a conclusão para este mês da estação Liberdade, a dificuldade de remoção de famílias na Vila dos Tocos, em São Leopoldo, atrasou os planos. Conforme o diretor de contrato do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho de Andrade Júnior, a previsão atual é de que fique pronta em dois meses. Já a estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, deverá estar concluída em janeiro próximo. “O que vai demorar um pouco mais é o acabamento das estações”, acrescenta.

ESTAÇÃO RIO DOS SINOS

Com 74,5% das obras concluídas, a estação (em São Leopoldo) irá abranger uma área total de 4.881 metros quadrados, em dois andares. O primeiro nível será destinado ao acesso dos usuários, onde ficarão as bilheterias e bloqueios de entrada e saída, as escadas rolantes e fixas, além de elevadores e sanitários. No segundo pavimento estarão localizadas as plataformas de embarque e desembarque, com 200 metros de extensão.

ESTAÇÃO LIBERDADE

Localizada em Novo Hamburgo, na Avenida 1º de Março, está 78,99% pronta. Abrangerá uma área total de 4.881 metros quadrados, em dois pavimentos. O primeiro, ao nível térreo, será destinado ao acesso do público, com bilheterias, bloqueios eletrônicos, escadas rolantes e escadas convencionais, elevadores para portadores de deficiência, sanitários e área operacionais. Já o segundo pavimento é destinado ao embarque e desembarque de passageiros.

Entre as estações Liberdade e Industrial, todas as estacas, pilares e vigas foram colocados

Até dezembro deste ano, todos os pilares e vigas estarão colocados até o cruzamento da Avenida 1º de Março e Avenida Nações Unidas

Em janeiro do ano que vem, a obra começará a avançar pela Avenida Nações Unidas. Segundo o diretor de contrato do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho de Andrade Júnior, até fevereiro de 2012 estarão concluídas todas as estações, inclusive a Fenac e a Novo Hamburgo, em frente shopping.

Jornal NH

 

Share



Categorias:Metro Linha 1

Tags:,

4 respostas

  1. Pois é,

    quero ver o metrô de Porto Alegre,

    tanto Serra qto “Dna.” Dilma prometeram com ênfase o metrô em Poa e ponte no Guaíba …

    Vamos cobrar de qquer um dos dois que ganhar, podem esperar …

    Curtir

  2. Yeah!

    Adoro o trensurb!

    Curtir

  3. Só falta PORTO ALEGRE.

    Mas muito bom, quanto mais melhor.

    Curtir

  4. Alguém sabe alguma a respeito do processo de renovação dos trens?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: