O projeto de revitalização do Cais Mauá foi apresentado, ontem à tarde, no Centro Administrativo do Estado, pelo corpo técnico, para autoridades, representantes de entidades e veículos de imprensa. O encontro teve as presenças da governadora Yeda Crusius e do prefeito da Capital, José Fortunati. Eles assistiram à apresentação do urbanista catalão Fermín Vázquez, que falou sobre o valor do patrimônio arquitetônico e histórico representado pelo Gasômetro, por armazéns e docas do Guaíba.
O arquiteto Jaime Lerner afirmou que o projeto está muito próximo de satisfazer ao anseio de retomada do cais pela população gaúcha. “É um espaço que está diminuído diante de seu potencial. O projeto devolverá o Guaíba à paisagem de Porto Alegre”, destacou Lerner.
Depois, o arquiteto Paulo Kawahara detalhou propostas do projeto, como a preservação para usufruto humano e cultural do espaço dos armazéns, o alargamento de calçadas, a conectividade com o Centro e os aparelhos de mobilidade, além do embelezamento, que envolve transformar o muro em uma cortina de água, “desconstituindo o temor das enchentes”, ilustrou.
Na próxima semana sairá o resultado sobre a aprovação do projeto, que tem investimento inicial de R$ 350 milhões, podendo chegar a R$ 500 milhões.
Correio do Povo
Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá
Faça seu comentário aqui: