Túnel de Morro Alto recebe ventiladores

Foto: maurício passos

Os 24 ventiladores que serão instalados no Túnel do Morro Alto, na BR 101, chegaram ontem ao Rio Grande do Sul. Provenientes da China, os equipamentos desembarcaram no início da semana no Porto de Santos e foram transportados em seis carretas para o Estado. A operação faz parte das obras de duplicação da rodovia. O túnel está situado em Maquiné, no Litoral Norte, na altura do quilômetro 68 da BR 101.

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Vladimir Casa, a instalação começa neste final de semana e deve ser concluída em até 15 dias. Avaliados em cerca de R$ 2 milhões, os ventiladores terão papel importante na obra. Cada unidade tem diâmetro de 1,3 metro e comprimento de 2,5 metros. “Eles terão a função de fazer circular o ar dentro do túnel, pois a fumaça expelida pelo escapamento dos veículos seria extremamente prejudicial aos viajantes”, explicou Casa. A extensão dos dois túneis, que já estão construídos e pavimentados, é de 1,6 quilômetro.

De acordo com o superintendente, havia uma certa apreensão devido à distância da China para a entrega dos ventiladores. Ele ressalta que os equipamentos foram testados ainda em solo chinês e tiveram desempenho positivo. “É a primeira parte, mas ainda há uma série de equipamentos necessários”, afirmou, citando como exemplo os quadros de comando e painéis de controle. Por isso, segundo ele, os túneis só deverão ser abertos à circulação de veículos em dezembro. “Se não houver nenhum atraso ou problema com equipamento, esperamos estar com as obras prontas e os túneis em condições até o final do ano”, disse. Casa ressaltou que, como se trata de um sistema complexo, com uma série de equipamentos, “não é impossível que venham a ocorrer imprevistos”.

O túnel do Morro Alto deverá reduzir em 11 quilômetros o percurso entre Osório e Torres.

Correio do Povo

 

Share



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: