As torres do projeto do Cais

Estou fazendo esta matéria para colocar um paralelo entre o estudo preliminar do Projeto de Revitalização do Cais Mauá, e o projeto propriamente dito, apresentado na sexta-feira, 22.

Veja as fotos a seguir:

1. Estudo preliminar:

Torres próximas da rodoviária

2. Projeto vencedor

 Vocês podem ver que há uma diferença bem grande arquitetonicamente falando. Com certeza eles resolveram não ousar demais para não chocar a provinciana população de Porto Alegre. Mas deixar de ousar é um problema. É a mesmice, é o médio. É Porto Alegre!

projeto apresentado esta semana

 

E a altura ?

Em nenhum momento eles citam a altura (em metros e/ou andares) dos prédios.  Será que serão torres baixas, como as atuais da cidade (16 a 18 andares)?

Será que Porto Alegre perderá a chance de ter um ícone arquitetônico, como muitas e muitas cidades modernas do mundo tem ?

Deixo em aberto a questão para discutirmos e até perguntarmos aos projetistas …

Tiveram medo de ousar ?

Queria deixar bem claro aqui que gostei do projeto, independente das torres. A solução apresentada para o shopping, com um verdadeiro parque sobre ele, o anfiteatro verde, a idéia das cascatas no muro, tudo isso soa de forma maravilhosa para a cidade de Porto Alegre. Mas ainda acho que faltou alguma coisa.

Share



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Prédios, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

28 respostas

  1. Gostei muito deste projeto, está melhor que o inicial. Acertaram em retirar a torre próxima ao Gasômetro, pois uma torre lá concorreria visualmente com a chaminé. E as torres próximas à rodoviária não precisam ser altas, tem que ficar na média de altura. Vejam como as altas torres do antigo Méridien e do Othon Palace destoam na orla de Copacabana, isso é feio, destoa e é desarmonioso! Além disso, poucas cidades da Europa possuem arranha-céus e são cidades com muita qualidade de vida. Arranha-céu não é sinônimo de modernidade e desenvolvimento! E podem causar sombra e problemas de circulação nas proximidades. No mais, os armazéns são bonitos, não precisam ser muito alterados, o que importa e que se faça bom uso deles, como em Puerto Madero (Buenos Aires). E a solução do bonde elétrico e do “shopping” parque próximo ao Gasômetro foi muito boa. O projeto é ótimo, não precisa ser megalomaníaco para ser de qualidade!

    Curtir

  2. SOU A FAVOR DO PROJETO PORTO DOS CASAIS NA ÍNTEGRA. SOU A FAVOR DO AEROMÓVEL. SOU A FAVOR DE TUDO O QUE PODE MODERNIZAR NOSSA CIDADE. OUTRO DIA ANDEI PELO CENTRO E FIQUEI BOQUIABERTO COM A SUJEIRA. E FALO EM SUJEIRA, NÃO AQUILO ATIRADO NO CHÃO. DISSO JÁ NOS ACOSTUMAMOS. FALO DOS PRÉDIOS…PRÉDIOS VELHOS…NÃO OS ANTIGOS QUE FAZEM PARTE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. FALO DAQUELES QUE FORAM LEVANTADOS POR “ARQUITETOS E ENGENHEIROS” SEM O MENOR ESCRÚPULO E HOJE ESTÃO LÁ, ABANDONADOS…SIM…EXISTEM INÚMEROS PRÉDIOS ABANDONADOS. TAL COMO NOSSO CENTRO…MAS A MENTALIDADE DE MUITOS CIDADÃOS PORTOALEGRENSES (PROVINCIANOS ATÉ NO PENSAMENTO), BEM COMO DE CERTOS PARTIDOS E POLÍTICOS E TECNOCRATAS E BURROCRATAS, ESTÃO DEIXANDO A CIDADE NA BERLINDA…NA CONTRAMÃO…É MUITO DIÁLOGO…É MUITO DISCURSO…É MUITO TEMPO PERDIDO…QUEM NUNCA VISITOU UMA CIDADE AMERICANA ? OU CANADENSE ? OU EUROPÉIA ? OU CHINESA ? OU JAPONESA ? OU AUSTRALIANA ? SERÁ QUE ELES ESTÃO ERRADOS ? FALO DA ALTURA DOS PRÉDIOS…AQUI PREFEREM LIMITAR A ALTURA, MAS PERMITEM A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS DE ATÉ 18 ANDARES POR TODA A CIDADE…É COISA DE TERCEIRO MUNDO…VIDE TODAS GRANDES CIDADES SULAMERICANAS…É UMA INCOERÊNCIA…

    Curtir

  3. O projeto é bom, mas falta ousadia como já foi falado aqui no blog. Porto Alegre, e o RS como um todo, deixam que destruam sua identidade cultural através da imposição do centro do país, mas não suportam a ideia de modernizarem as cidades. Isto não é provincianismo puramente. É uma mentalidade revolucionária criada desde a escola no cidadão de Porto Alegre, que precisa se rebelar contra qualquer coisa. O resultado é que parece estarmos condenados a sermos apenas mais uma cidade, com turismo por um dia ou de negócios. Porto Alegre poderia muito mais, poderia ser a cidade mais bela do país. Mas os eco****xiitas e a escória esquerdista acaba com qualquer anseio que não seja deixar tudo como está.

    Curtir

  4. Gilberto e Flick

    Mas é exatamente esse o ponto, quando foi que deram manutenção pra esse muro?
    Isso ta ai a varias decadas, nunca vejo nada sobre grandes manutenções, imagina se da uma enchente e ele arrebenta?
    Acho que o estrago seria bem maior…
    Ja faz tantas decadas e nada de enchentes, na minha opinião, a melhor proposta seria a que fizeram quando começaram com o papo de cais, onde tinha meio que um lugar para apreciar a vista, que dependendo da altura da água, ele sobre e vira uma proteção.

    E na minha opinião, deveriam soterrar a Mauá e o trêm, dar uma boa planejada na parte de cima valorizando bem a area e como o Flick disse, fazer uma rua local, com quatro faixas, sei la, duas pra cada lado, um bom espaço verde ja que sobra a parte do trêm, bancos, praças… aquele sonho de todo ecox… hehe..
    Ja pegava aquelas garagens velhas e encardidas que fizeram em prédios belos e antigos e dava um jeito de transformar em bares e restaurantes pra dar vida ao lugar…
    Predios residenciais ja tem a duas quadras, mas se der, por mais uns… bonitos de preferencia.

    Curtir

  5. Rodrigo, entra logo em contato com o Lerner, não demore muito!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: