Problemas na Ponte do Guaíba: Concepa trará de Nova York especialista em pontes móveis

Sobre a construção de uma segunda ponte do Guaíba, concessionária diz que obra levaria pelo menos três anos

O diretor-presidente da Concepa, Odenir Sanches, afirmou hoje, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, que o sistema da ponte do Guaíba não voltará a funcionar mais na normalidade. Segundo ele, é preciso ter um controle sobre qualquer esforço adicional:

— O sistema de içamento tem um controle manual, o que não é preciso. Automatizando e tirando o contato manual, consegue-se controlar melhor o tráfego.

Sanches adiantou que a concessionária está trazendo de Nova York “o melhor especialista em ponte móvel do planeta. Não temos condições de, no Brasil, executar um projeto detalhado”.

Em relação a uma segunda ponte, afirmou que a Concepa tinha um projeto em 2006 e ele ficou obsoleto, mas que está aberto para a discussão com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT):

— É necessário no mínimo três anos para executar uma obra deste porte.

Audiência pública

O Ministério Público Federal (MPF) vai buscar, em uma audiência pública marcada para as 14h de hoje, soluções imediatas para as frequentes interrupções na Ponte do Guaíba. Participam entidades como Concepa, Dnit, Agência Nacional de Transportes Terrestres, órgãos estaduais e representantes da sociedade civil.

A audiência segue-se à instauração de um inquérito civil público, pelo MPF, para investigar as sucessivas panes na ponte que conecta a Capital à Metade Sul. Neste ano, o vão móvel foi paralisado sob a alegação de problemas técnicos três vezes.

Serviço

– O que: audiência pública sobre a Ponte do Guaíba
– Quando: hoje, das 14h às 19h30min
– Local: Auditório da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, na Praça Rui Barbosa, 57, 14º andar, centro de Porto Alegre
– Entidades que devem participar: Concepa, Dnit, ANTT, órgãos estaduais e representantes da sociedade civil

Zero Hora
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3086506.xml

 

Share



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:

2 respostas

  1. Pois então….No início de 2009 a Concepa apresentou uma proposta de uma nova ponte, em troca queria mais tempo de concessão. Mas, um movimento político contrário (liderados pelo Raul Pont) a essa “absurdo” de aumentar a concessão da Concepa não deixou o projeto ir adiante, com a justificativa que a ponte poderia ser feita com recursos próprios. Quase 2 anos se passaram, a nova ponte com recursos próprio não saiu, e os problemas continuam…..Ah!!! Sem falar que a Dilma cansou de falar em sua campanha que uma nova ponte é “fundamental para Porto Alegre”…mas…..estranhamente a nova Ponte não entrou no PAC1 nem no PAC2 ….estranho, né?

    Curtir

  2. A situação é muito pior. Vejam o blog HIDROVIAS INTERIORES – RS: Ponte do Guaíba (Vão Móvel): Sem defensas, o pior ainda pode acontecer! http://goo.gl/8uMN

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: