Festival arte.mov 2010 chega ao Rio Grande do Sul

Em sua quinta edição, festival amplia atuação e desembarca em Porto Alegre trazendo diferentes formas de arte impulsionadas por novas tecnologias

Entre os dias 03 e 07 de novembro, Porto Alegre sediará o Festival arte.mov, pioneiro no Brasil na abordagem das novas manifestações artísticas estimuladas por avanços tecnológicos. A etapa gaúcha aborda as linguagens que surgem em um cenário de cruzamento entre vertentes das artes, vídeo e cinema, impulsionadas pela utilização de dispositivos móveis que escapam das telas tradicionais em direção ao espaço público. A edição de Porto Alegre também debate o papel das tecnologias em rede, e seu potencial agregador, em um contexto de cidades com deslocamentos cada vez mais prejudicados.

O festival acontece na Usina do Gasômetro, e no lugar da tradicional sala escura e contemplativa, o destino dos trabalhos em dispositivos portáteis serão, também, lugares claros, ruidosos ou entrópicos como o lago Guaíba, os jardins do DMAE e outros espaços públicos da cidade.

A programação contempla exposições audiovisuais – com seleções que oferecem um amplo panorama da produção feita com mídias portáteis, simpósios e atividades paralelas com temas ligados ao universo do festival.  Cada cidade reúne os melhores trabalhos das Mostras Regionais, acompanhados de mostras especiais (nacionais e internacionais), produções de anos anteriores e debates.

O Festival faz parte do Programa Vivo arte.mov, responsável por uma rede de colaboradores em várias regiões que multiplica as possibilidades de reflexão e discussão de questões que envolvem o universo das tecnologias móveis, atuando tanto na formação de público quanto no estimulo a novos realizadores. Uma das metas do projeto é fomentar um pensamento crítico e estimular  pesquisas e criações que  reflitam as transformações da sociedade contemporânea, ocorridas a partir da disseminação das tecnologias  de comunicação móvel.

Em 2010, o arte.mov já passou por Belém e Salvador. Depois de Porto Alegre, Belo Horizonte (18 a 21 de novembro) e São Paulo (24 a 28 de novembro) recebem o evento.

O arte.mov 2010 é financiado pela  Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço

O que ? artemov POA
Quando? de 03 a 07 de novembro
Onde? Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro; Jardins do DMAE e em outros espaços públicos de Porto Alegre.
Quanto? Entrada franca

Site oficial: www.artemov.net

www.vivo.com.br/artemov
www.twitter.com/artemovpoa
www.facebook.com/artemovpoa

Share



Categorias:Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação, Eventos

Tags:, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: