Trensurb faz primeira viagem a Novo Hamburgo

Mais de 60% da obra entre os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo está concluída

Celebrada como histórica, a primeira viagem na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi realizada nesta manhã. A conexão durou cerca de 10 minutos e levou a bordo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, representantes da Trensurb e os prefeitos dos dois municípios.

O fim do trajeto foi comemorado com uma salva de palmas.

— Sei como é importante ter essa conexão rápida entre o Vale do Sinos e Porto Alegre — afirmou o ministro.

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, comemorou o sucesso das obras.

— É um momento histórico. Há 20 anos que aguardávamos por isso.

A expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo já ultrapassou a marca de 60% de execução. O trecho compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a obra concluída, a estimativa da Trensurb é de que cerca de 30 mil pessoas passem a usar o novo meio.

Por conta do aumento no número de usuários, a empresa articula a compra de 33 novos trens com 50% a mais de capacidade do que os atuais.

Um investimento de cerca de R$ 600 milhões.

O projeto prevê um total de 9,3 quilômetros de extensão, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações. Além de Rio dos Sinos e Liberdade – praticamente prontas –, terá as estações Fenac e Novo Hamburgo.

– Esperávamos inaugurar as duas primeiras estações em setembro, mas tivemos percalços com um embate judicial para a remoção de famílias. Até abril, elas serão entregues oficialmente – garante Cunha.

Zero Hora

Vejam fotos de uns dias atrás, da Estação Liberdade:

 

Matéria do Correio do Povo:

Ministro prevê que em abril Trensurb estará operando até NH

Marcio Fortes participou da primeira viagem experimental nesta terça-feira

Após participar da viagem experimental da Trensurb até Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, informou que a previsão é de que a linha passe a operar em março ou abril de 2011. Ele considerou um momento histórico o primeiro percurso do trem até a cidade, nesta terça-feira. “Foi muito emocionante. Todos que estavam a bordo sentiram como se um sonho de muito tempo estivesse enfim sendo realizado realizado”, disse o ministro em entrevista à Rádio Guaíba.

A linha partiu de São Leopoldo às 11h e chegou à Estação Liberdade, em Novo Hamburgo, às 11h20min. O tempo de trajeto foi realizado conforme o previsto. Diversas autoridades acompanharam a viagem.

Para que o trem comece a operar até Novo Hamburgo, é necessário que estejam concluídas as estruturas das estações Rio do Sinos, em São Leopoldo, e Liberdade.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=214183 

Share



Categorias:Metro Linha 1

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: