Curiosidade: aumento populacional de Porto Alegre no século XX

Veja no quadro a evolução do crescimento populacional de Porto Alegre ao longo do Séc. XX.

Em 1950, Porto Alegre, com praticamente 400 mil habitantes, já era uma cidade grande e pujante. Veja a reprodução de um postal da época (1950). Ela está em alta resolução:

Foto digitalizada de original do acervo de Gilberto Simon

 

Share



Categorias:Demografia

Tags:

8 respostas

  1. Que saudade das décadas de 40, 50 e 60. E vendo fotos de décadas anteriores, ainda acho mais bela, bem cuidada e romântica do que hoje. Por que não vim ao mundo lá pelos anos de 1880 ?

    Curtir

  2. “Porto Alegre podia ser pujante nos anos 50, mas as lembranças q tenho dessa cidade nos ans 70 e 80 não eram das melhores, pra mim a cidade de hj é mais bonita q aquela de 30 anos atras.”

    Gosto não se discute.

    Curtir

  3. Porto Alegre podia ser pujante nos anos 50, mas as lembranças q tenho dessa cidade nos ans 70 e 80 não eram das melhores, pra mim a cidade de hj é mais bonita q aquela de 30 anos atras.

    Curtir

  4. É impressão minha, ou Porto Alegre parecia mais limpa nessa foto. Talvez o preto-e-branco esteja passando essa impressão.

    Curtir

  5. Georgeano,
    não concordo com essa última.
    Essa mania de que Porto Alegre se acha superior já é mais ultrapassada que o Shopping Belvedere…
    Vira o disco…

    Curtir

  6. Porto Alegre se tornou a Argentina do do Brasil.
    Assim como a Argentina, Porto alegre:

    – tem bons índices de educação e de desenvolvimento humano
    – tem um passado pujante

    Assim como a Argentina, Porto alegre:

    – aquela pujança e ousadia ficaram pra trás, e hoje quem cresce, aparece e evolui são outras capitais
    – embora com índices sociais e econômicos bons, sua evolução tem sido quase nula, eqanto outras capitaIs evoluem econômica e socialmente a olhos vistos

    Assim como a Argentina, Porto alegre:

    – vive do passado e tem seu momento de brilho e destaque lá atrás; hoje quem brilha, quem OUSA, quem cresce E aparece não é mais ela

    *** E, PRINCIPALMENTE, assim como a Argentina, Porto alegre:

    – tem um orgulho estratosférico
    – se acha superior

    Curtir

  7. FelipeX, e quem trabalha na zona sul nem precisa sair de lá se for por causa de opções, porque a região Cristal/Assunção/Tristeza tem TUDO, desde colégios renomados que agora têm filiás na zona sul, bares e restaurantes famosos da Nilo/Perimetral também tem filiais na região, hipermercados e comércio também são fartos.
    Quer ir pra Cidade Baixa? Facílimo, porque se chega lá em 15 minutos, pois as avenidas são quase expressas, MUITO mais velozes que Assis Brasil,Farrapos ou Protásio. E têm abundância de ônibus e lotações.

    Curtir

  8. O que mais me preocupa de POA é que apesar de crescer relativamente pouco a concentração urbana vem aumentado de maneira absurda. A cidade é muito centralizada…

    Eu trabalhava no Moinhos e ficava pensando comigo como é engraçado que a imensa maioria das pessoas quer morar num raio de 2-3 bairros dali, trabalhar na mesma região e ir de carro pro trabalho, não é à toa que tudo trava daquela maneira às 18hs, e não existe solução.

    Felizmente consegui emprego bom na zona sul e não tenho mais este problema.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: