Jaime Lerner assume revitalização do Cais

Sonho será realidade em 2014?

O processo de licitação da revitalização do Cais Mauá, na Capital, foi encerrado no início da semana. A Comissão Especial de Licitação, criada pelo governo do Estado para acompanhar o processo de definição da empresa que fará as obras, abriu o terceiro e último envelope, entregue pelo consórcio Porto Cais Mauá no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Nesta última etapa foi definido o valor anual a ser pago ao Estado pelo consórcio participante vencedor da licitação, que é liderado pelo arquiteto paranaense Jaime Lerner.

O processo de licitação, agora encerrado, foi composto por três fases: habilitação e documentação; apresentação do projeto técnico; e outorga.

De acordo com o edital de licitação, o valor mínimo anual para arrendamento era de R$ 1,2 milhão. O consórcio ofereceu 2,5 milhões, mais que o dobro do valor proposto. Após a governadora Yeda Crusius assinar o contrato de arrendamento, o consórcio terá a responsabilidade de implantar imediatamente a revitalização do Cais Mauá.

A governadora Yeda Crusius destacou a condução do processo de licitação, que considerou os aspectos de transparência e modernidade. “Estou muito feliz com o acertado método do governo do Estado, iniciado em 2007, que se concretiza de tal maneira a iniciar em Porto Alegre e na região do Mercosul uma fase nova de respeito à arquitetura, ao meio ambiente e à oportunidade de trabalho”, frisou Yeda.

Entre as várias propostas do projeto está a preservação para usufruto humano e cultural do espaço dos armazéns, o alargamento de calçadas, a conectividade com o Centro, além do embelezamento da cidade como um todo.

Tutikian prevê conclusão para a Copa

O presidente da Comissão, Edemar Tutikian, destacou que o investimento é todo privado e o Estado receberá um valor anual. “As obras estarão concluídas na Copa de 2014. A proposta de arrendamento é um excelente negócio para o Estado. A governadora coordenou o projeto durante quatro anos, agora temos um consórcio da melhor qualidade, com grupos fortes, com capacidade financeira e conhecimento de exploração desse tipo de negócio”, disse Tutikian.

 
Fonte: CORREIO DO POVO
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=41&Caderno=0&Noticia=220278

 

Share



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , , ,

1 resposta

  1. Alguém me belisca…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: