Parque Eólico de Osório será duplicado

Na Espanha, Tarso Genro recebeu a confirmação do início da duplicação do parque eólico em Osório

Madri – Após cinco dias de visita à Espanha, o governador eleito acumula na bagagem perspectivas de negócios para o Rio Grande do Sul. Ontem, em uma reunião-almoço com investidores que atuam no Brasil, Tarso Genro recebeu a confirmação de que em janeiro serão iniciadas as obras de duplicação do parque eólico de Osório.

Parque Eólico de Osório, em foto de Rodrigo Marques

Construído em 2007, o complexo é o maior da América Latina. Empresários do grupo espanhol Enerfin afirmaram que irão aumentar de 150 para 300 megawatts a produção de energia. As obras começam em janeiro e devem ficar prontas em 2013. Mil vagas de empregos deverão ser criadas.

Ao receber a garantia dos executivos do grupo, Tarso ouviu também queixas de que o Rio Grande do Sul não oferece benefícios que estados do Nordeste disponibilizam, como taxa de juros mais baixa para financiamentos.

Tarso disse que irá abrir negociações:

– Temos o Fundopem para isso – referindo-se à ferramenta de incentivos Fundo Operação Empresa, que já existe no Estado.

Em um encontro ontem com o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira Campos, Tarso afirmou que pretende lançar uma campanha de marketing para oferecer a carne gaúcha à Espanha como “a melhor carne do mundo”:

– Vamos trabalhar em genética e sanidade e vamos fazer uma grande campanha de marketing para vender nossa carne.

Ainda em parceria com a embaixada, o governador eleito buscará promover acordos entre pequenas e médias empresas gaúchas e espanholas para investimentos no polo naval de Rio Grande. Tarso deverá passar o ano de 2011 costurando esses contatos para que, no segundo ano de seu governo, sejam postos em prática.

Tarso e sua comitiva chegaram à Europa em um momento de crise. A Espanha é um dos países que mais sofre os efeitos das dificuldades econômicas que assolam o continente. Os desempregados chegam a 20% da população.

Questionado se as empresas espanholas têm condições e pensam em investir neste momento, Campos respondeu:

– Época de crise é tempo de oportunidades. Não há espaço para investir na Europa. O mercado americano também está ressentido. Resta o Brasil, e, para esses investidores, o Brasil é a tábua de salvação do momento.

Semana do Brasil – A conversa com o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira Campos, serviu para amarrar uma ideia do governador eleito para vender produtos nacionais no país ibérico. Tarso quer promover em parceria com a Embaixada a Semana do Brasil na Espanha, incluindo produtos gaúchos e de outras regiões do país.

Hoje, Tarso embarca para Portugal. Como despedida de Madri, o eleito afirmou que deixa a Espanha “110% satisfeito com os resultados” da visita.

Fonte:

Share



Categorias:Energia

Tags:, , ,

6 respostas

  1. Expandir o uso de energia eólica é uma boa opção para conter a necessidade de inundar áreas para construção de hidrelétricas e reduzir o uso das termelétricas. A propósito: eu andei vendo em alguns sites alguns modelos de turbina eólica residencial parecidos com aquele exaustores de ar eólicos que se vê nos telhados de algumas instalações industriais e comerciais, até cogitaria usar alguns se morasse numa casa ao invés de um apartamento.

    Curtir

  2. OK…em primeiro lugar…estao os subsidios estaduais para construcao desses parques, se e’ tao bom assim prq precisa subsidios??? NENHUMA E’ SELF START TODAS PRECISAM DE SUBSIDIO. segundo- problemas com producao…durante o dia o consumo de eletricidade nao e’ linear, varia (vareia ?)…entao esta variacao tem que ser igual as correntes de vento para poder atender a demanda, e nao ao contrario como e’ hoje, imagina 7 horas da tarde ou liga TV ou a luz da sala, depende dos ventos. duvido que o vento estara sempre soprando quando a demanda precisar. terceiro a producao nao sendo linear ou seja ventos ficam mais fortes e depois mais fracos, com um investimento destes tem que sempre ter um plano B ou um backup para garantir producao sempre, alguem acha isso normal?? Sem falar em ocupacao de terrenos enormes e espaco aereo (lembren-se passaros voao e batem nessas coisas, nao me importo tanto com isso, mas sendo algo “envirementely friendly”, nao pega bem nao e’) quarto…a producao eletrica dessas turbinas sao de no maximo 20% o resto vira calor…mas vamos dizer que ai seja 30% (coisa que nao e’) mesmo assim 70% de toda aquelas voltas que as pas dao…70% vira em calor…qualquer outro tipo de producao e’ mais eficiente e barato do que isso se tu precisares de mais eletricidade “ORBIDATE” TEM QUE CONSTRUIR OUTRO PARQUE EOLICO, nao pode fazer as pas virarem mais rapido. E se nao tiver lugar??? E para poderem extrair eletricidade e isso ser viavel economicamente os ventos tem que soprar SEMPRE a no minimo 50KM/h Isso acontece ai??? Nao ne’! E ironocamente quando os ventos estao muito fortes, as turbinas tem que parar, porque se nao, imagina, estragam, ou ate mesmo voao fora…e sao caras para arrumar. sexto— turbinas na agua ou perto d’agua acumulam sal e isso diminui sua produtividade (ficam mais pesadas) entao tem um custo operacional constante que inviabiliza….para esse tipo de Tecnologia funcionar BEM…os ventos tem que soprar SEMPRE a no minimo 50KM/H e nao muito mais do que isso durante 24/7/365…isso acontece??? Matematicamente nao sao viaveis ao longo termo, mas isso e’ minha opiniao.

    P.S mas sao bonitas de olhar…talvez ai esteja a atracao….dom quixote que o diga!!!

    outra coisa…meu portugues e’ horrivel eu sei…mas sai dai com 10 anos de idade entao, me deem um desconto.

    Curtir

  3. Elefante branco?

    Curtir

  4. elefante branco a vista. hahahaha uma coisa inutil dessas eles investem no cais “deus nos livre”, e’ coisa do demonio.

    Curtir

    • Não entendi Phil ? Como assim elefante branco ? Os parques eólicos são uma excelente alternativa à produção de energia limpa e não poluente. Que seja duplicado, triplicado, quadruplicado. Sinceramente, não entendi o teu comentário.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: