Cais Mauá – Um projeto pequeno

O projeto de revitalização do Cais Mauá é um projeto bonito, interessante. Mas só. Um projeto com edifícios comerciais e shopping. Porto Alegre já tem inúmeros prédios comerciais bonitos e inúmeros shopping centers. Era este tipo de equipamento que Porto Alegre precisava? Ou o Cais precisava? Não digo que não seja um belo projeto de revitalização, mas Porto Alegre merecia mais. Não tiro o mérito do Sr. Jaime Lerner, nem do arquiteto espanhol responsável pelo projeto. Mas então o que eu quero dizer com isso? Que perdemos a oportunidade de termos um projeto que nos desse um ícone arquitetônico. O que quero dizer é que continuaremos com o nosso símbolo maior sendo a Estátua do Laçador. Ou vocês creem que o cais com um shopping e prédios de escritórios serão ícones da cidade?

E o turismo como fica? Pessoas vão pegar um aviäo para visitar shoppings e prédios de escritórios de 23 andares?

Não creio leitores. Não creio.

O que faltou no projeto foi algo ousado e grandioso, aos moldes do Museu Guggenheim de Bilbao, Espanha.

Nós queríamos apenas a urbanização do cais ou um projeto turístico?

Mais uma coisa: o muro da Mauá sempre foi o principal obstáculo a chegarmos ou vermos o Guaíba. E ele lá permanecerá, disfarçado com uma cortina d’água. Mas o efeito barreira continuará. Uma pena.

Porto alegre deixa de ter o sonho de ter um novo ícone arquitetônico e turístico para ganhar um projeto não mais que médio. Novamente as pessoas que estão desenhando a cidade pensaram pequeno, esta sim minha eterna briga com os governantes e arquitetos que moldam a nossa capital.

Faremos feio na Copa que se aproxima? Não, de maneira nenhuma. Mas os turistas não encontrarão aqui nada que marcará grandemente sua visita. Porto Alegre continuará parecendo uma cidade muito simpática, com ótima qualidade de vida e bons centros de compras.

Gostaria de salientar que concordo com o que o Felipe falou no post anterior.

E friso: não gostar tanto deste projeto não significa que seja contra o projeto. Já estou engajado na campanha que visa o sucesso deste projeto. Que saia exatamente como idealizado.

Mas a minha briga ainda não acabou.

Gilberto Simon

 

Share



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:,

14 respostas

  1. Realmente falta algo que marque a paisagem arquitetônica de Porto Alegre, mas o Cais Mauá seria o melhor lugar para isso? Concordo com o pessoal acima que disse que poderia ser em outro lugar.
    O Cais Mauá está no Centro Histórico e deveria se harmonizar com ele criando uma área com vários predios antigos recuperados, com bonde, um lugar aprazivel para quem trabalha no centro durante a semana e para a populacao nos finais de semana. Não acaberia algo muito exagerado nesse local. Os dois prédios que serão construidos já são suficientes para dar uma pouco de modernidade ao projeto e já recebendo tantas críticas em cabimento.

    Também pensei no London Eye outro dia. E realmente há muitos outros lugares na orla onde se poderia pensar em fazer algo assim. Porto Alegre tem potencial, tem que começar uma dinâmica, e o projeto do cais do jeito que está é o ponto de partida perfeito. Vc tem que convencer a iniciativa prvada que vale a pena investir, lembrem que há milhares de cidades no mundo com muito mais nome procurando esses investimentos também.

    Curtir

  2. Não sei se o projeto será exatamente igual ao da foto apresentada na imprensa. Não dá pra se ter uma noção da coisa toda. Além do mais, não sei se é sequer um projeto definitivo do Grupo do Jaime Lerner. Poderão ocorrer uma série de mudanças e readequações. Só lembrando que…a presença de um muro de contenção é necessária. Há muita gente esquecendo que inevitavelmente algum dia, vai ocorrer uma nova enchente..e quando ela vier, vão se lembrar que o muro faz total sentido. No mais…o importante é que essa lenga-lenga saia do papel e se torne realidade.

    Curtir

  3. Eu acho que o tal ícone da cidade deve ficar em outra área: o Anfiteatro Pôr-doSol.
    Esse Anfiteatro precisa ser demolido e virar um novo anfiteatro, esse sim com linhas e desenho futurista. Está localizado no melhor lugar para virar ícone da cidade. Imagina se ali existisse algo que lembrasse a Ópera House de Sidney?

    Quanto ao Cais, acho que está ótimo. Como ele está planejado, já é melhor que o Puerto Madero. O melhor do projeto virão dos empresários que utilizarão os armazéns. Esses sim precisam ousar e criar espaços ícones, que despertem desejos de serem visitados, por turistas e moradores.

    Curtir

  4. Aos que não leram no post anterior: sou a favor de que no projeto falte uma atração diferenciada sim. Eu penso em algo tipo a London Eye, assim não teria q discutir altura permitida pra edifícios e etc… e seria com certeza uma atração maravilhosa vislumbrar o delta e o guaíba de uma altura privilegiada e em um passeio muito agradável… Só resta saber se existe ressalvas nesse projeto para a implantação de atração de tal tipo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: