Estas casas tem valor histórico ?


Estas fotos foram tiradas por mim, Gilberto Simon.

Elas realmente precisam ser preservadas ?

Sou totalmente a favor de preservar patrimônio histórico, sem dúvida !

Mas patrimônio histórico classificado como tal, pela Equipe de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Prefeitura de Porto Alegre (EPHAC). Mas estas casas realmente são patrimônio ou apenas casas bonitas que alguns acham que deva ser preservada ?

Não podemos comparar casarões históricos, como os da Independência, com estas “casas bonitas” da Rua Luciana de Abreu.

Que critério usar ? 

Casas simplesmente bonitas devem obrigatoriamente ser preservadas ou o seu dono tem total liberdade para demolir ou não ? Esta é minha dúvida.

Não estou pedindo que todos concordem comigo, só estou mostrando um outro lado sem critérios subjetivos e sentimentais.

Reconheço que uma delas, com arquitetura bem interesante, a terceira foto de cima pra baixo, branca com aberturas marrons, poderia ser preservada. Já as demais não sei.

Texto editado pelo autor em 27/11/2010



Categorias:Prédios

Tags:, , , ,

25 respostas

  1. Gilberto, tinha visto essa discussão na época, mas somente esta semana conheci melhor o movimento Moinhos Vive:
    http://moinhosvive.blogspot.com.br

    Eles realmente estão lutando para preservar esse conjunto de casas, segundo o movimento, elas teriam um valor para preservar:

    “De acordo com o Ministério Público, o prédio número 272 é um palacete característico do Moinhos de Vento, projetado em 1929 pelo arquiteto austríaco Egon Weindörfer, um dos introdutores da arquitetura moderna em Porto Alegre. Os outros cinco casarões geminados, entre os números 242 e 266, são do arquiteto alemão Franz Filsinger, que trabalhou com Theodor Wiedersphan, um dos mais importantes arquitetos da história do Estado.
    São residências de 1930, construídas para mestres cervejeiros que vieram da Alemanha trabalhar na Cervejaria Becker – que depois se fundiu com outras cervejarias, dando origem à Continental e mais adiante à Cervejaria Brahma.”
    http://moinhosvive.blogspot.com.br/2007/04/relembrando-polmica-das-casas-da.html

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: