O antigo ao lado do novo – isso é Barcelona – vejam o video

Torres, pra que torres ? Olhem e vejam se essas torres não são belas e já fazem parte da paisagem de Barcelona. Harmonicamente. Sabem quantos andares elas tem ? Mais de 50. E aqui em Porto Alegre, os provincianos ficam apavorados com “torres” de 20 ou 30 andares. Isso é que é torre ! Enjoy Barcelona ! Excelente video!

Para ver o video pelo Vimeo, com melhor qualidade, acesse http://vimeo.com/4390802

Share

Algumas capturas do video:



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, TURISMO, video

Tags:, , , , ,

17 respostas

  1. Até entendo que naquela época fosse mais complicada a questão de segurança em prédios altos, haviam certos temores quanto à segurança, mas hoje seria perfeitamente aceitável a idéia de construir um prédio de 60 andares em Porto Alegre (incluindo a questão da segurança contra incêndios, uma preocupação até bastante recente).

    Curtir

  2. QUANDO FIZERAM O PROJETO DO ED. GBOEX (RUA DA PRAIA SHOPPING)ERA PARA TER 60 ANDARES (SERIA O MAIOR DA AMÉRICA LATINA)…NÃO ME LEMBRO QUEM FOI CONTRA, MAS DESISTIRAM DO PROJETO…O EDIFÍCIO SAIU COM A ALTURA QUE TEM HOJE; PORTANTO ESTA DISCUSSÃO NÃO É NOVA…”ELES” JÁ EXISTIAM NA ÉPOCA…

    Curtir

  3. Bom, devo confessar que eu não sou fã dessas torres de Barcelona e acho que elas destoam do visual da cidade. Não acho que é a maior referência para Poa. Acho que, um vídeo desses, mostra que a cidade em si é du*car*alho, é linda, isso falado das partes sem as torres, que eu acho quase bizarras na paisagem da cidade. Ao meu ver, as pessoas que estão em dúvida se apoiam espigões ou não, ao ver esse vídeo, vão chegar a conclusão que sem essas torres, Barcelona seria muito mais bonita.
    Na timeline, se colocarem em 1:25, vcs vão ver um exemplo que Poa devia seguir. Ali há torres, uma especifica, que não é tão destoante como as duas da orla e que estão em harmonia com o resto da cidade. Aliás, esse trecho na timeline que citei, poderia muito bem ser copiada para a Ipiranga.
    Acho que a revitalização de edifícios que já existem e não sumirão dali é essencial. O próprio Hospital Ernesto Dorneles, na Ipiranga com a João Pessoa, está ficando muito bonito. Já dá um ar mais cosmopolita ou menos degradado pra região.
    O que eu sonho pra Porto Alegre é mais comparada —guardada as devidas proporções— a Paris. Pra mim, La Defense é perfeito. E o resto da cidade também. Não gostaria de ver a cidade pipocando edifícios altos. Eu adoro os baixinhos de Porto Alegre, mas acho que poderia existir uma La Defense portoalegrense. Eu acho que tudo nessa vida deve ser feita em acordo. Nem a gente, nem os ecoxiitas tem toda a razão. Um acordo seria perfeito pra todos. A cidade poderia ter edifícios menores em quase toda sua extensão, mas em alguma área (na região do chocolatão seria perfeito, embora destruisse minha vista rsrsrsrrs) a altura fosse mais flexivel para que a cidade imprimisse esse imagem de moderna e pujante.

    Curtir

    • Anderson, eu também não queria a cidade pipocando de edifícios altos. Mas ao postar o video, estávamos falando nas torres da orla, do cais. E em uma ou duas torres. Não há dúvida que torres assim, isoladas, dão um charme especial a qualquer cidade. Por exemplo, a Cristal Tower. Tem muitas pessoas que criticaram ela lá no Cristal. Mas ele vai ficar ousada e bela, e será um marco na cidade. Ninguém aqui, eu acho, quer uma Camboriú. Seria horrível um paredão de prédios. Não confundir as coisas. Mas já um downtown, aos moldes das cidades americanas, seria bem mais inteligente. Abraço.

      Curtir

    • Ah, eu achei tão harmônicas as torres de Barcelona que não consigo mais entender Barcelona sem elas.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: