A beleza e a modernidade que Porto Alegre não conhece

Mirante decente, bonito, seguro, bem cuidado, sem favela na frente



Bom restaurante na montanha, com vista para a cidade, oferecendo lazer e também dando apoio a quem quer permanecer mais no local  (Belo Horizonte)

 

Mirante

Poderíamos ter uma ponte bonita.  Poderíamos ter uma ponte em localização cartão-postal  (Natal)

Magnífico cartão postal

O projeto orginal era uma ponte tosca e simples, tipo a nova de Floripa; e iriam fazerm em um local bem afastado, sem graça. Mas ganhou a versão de a construir num local de destaque, e bela.

São Paulo

Avenidas modernas, corredores de ônibus com beleza (Curitiba)

São Paulo



Parada de ônibus limpa, conservada até pelos cidadãos, bonita, com  bancos , de vidro (e paradas na mesma situação até em bairros pobres (Rio de Janeiro, Salvador)

Prédios altos, modernos, ousados, vistosos (Curitiba)

Torre aberta à visitação:

Marinas abertas ao público, lazer na orla (Salvador)

Lazer qualificado, bonito, confortável, na orla  (Rio)

__________________________________________________________



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

51 respostas

  1. concordo que os prédios de Curitiba mostrados não são os melhores exemplos. Nem mesmo em Curitiba eles são os melhores exemplos de prédios.

  2. Stefano, ninguem é obrigado a viver aqui. Mas NÓS, ao contrário de ti, queremos que Porto Alegre evolua, e PORTANTO, temos que ver os problemas da cidade.

    Quem acha que sua cidade é perfeita, acha que nada deve ser mudado. E a cidade para no tempo. Qdo percebe, a cidade já está atrasada em relação ao resto do mundo!

    É justamente pq GOSTAMOS de POA que criticamos e queremos mudanças em algumas coisas. Acorda cara.

  3. Gilberto, se em BH nos morros com belos mirantes e restaurantes tem muitos prédios e altos, pq no terreno da Fase não poderia ter alguns? Não daria um belo visual tanto para quem mora neles quanto vistos de longe? Algum problema se alguma construtora vai lucrar com isso? Com certeza seria bem mlhor do que deixar assim como está, com certeza ainda por muitos anos. Se lá pode, fica a minha pergunata, pq aqui não podem ser construidos?

  4. A venda do terreno da Fase seria a melhor coisa que aconteceria para o Morro Santa Tereza. Agora, aquilo vai ficar assim por décadas.

  5. E como o Gilberto falou, repito: claro que estou falando da cidade em termos urbanisticos.
    E em termos de opções de lazer, turismo, e de condições de poder usufruir de sua orla, morros, etc, item em que a cidade é uma VERGONHA.
    Porque em outros quesitos, claro que Porto Alegre tem muitas virtudes. Isso é inegável.

  6. Ricardo, que grande bobagem voce dizer que quero a violecia do Rio, as favelas de Salvador… só faltou dizer que quero a poluição de Sao Paulo.
    Se há cidades brasileiras com mais problemas sociais que Porto Alegre, isso só enaltece suas virtudes de conseguir também coisas boas pra elas, e isso só acentua a vergonha de Porto Alegre, mesmo tedo “indices sociais” tão bons, não connsiga ter coisas bonitas bonitas como aquelas cidades têm. Não consegue ter população que cuida de suas paradas de ônibus (em Salvador e Rio, por ex, mesmo nos bairros pobres a população não cola nada e cuida de suas paradas – eu tenho fotos disso).
    Rio e Salvador têm problemas sociais maiores, e mesmo assim AS PESSOAS não sujam e não avacalham com suas paradas de ônibus. Essas cidades tem problemas, tem muito mais pobreza que Porto Alegre, mesmo assim tem vários aspectos elogiáveis.
    Portanto, se elas conseguem tantas coisas boas, Porto Alegre, que tem indices sociais muito melhores, renda melhor, que tem obrigação de se apresentar muito melhor, mais moderna, cuidada.

    Porto Alegre PODE ter uma cidade bonita, ousada, moderna.
    Porto Alegre não tem motivo nenhum pra não ter muitissimas opções de lazer, mirantes, marinas, avenidas vistosas… pois, mais que as outras, tem menos problemas, tem mais educação e tem renda.

  7. Aqueles prédios de Curitiba são tenebrosos.

  8. Acho que o primeiro passo a ser dado em direcao a uma modernizacao de POA seria 1) NUMCA, em ipotese alguma, jamais votar no PT!!!!! Nem para prefeitura de POA e nem para o estado! Pronto resolvido!! Mas como eu ja havia escrito, o problema e’ cultural, o povo gosta de ser do contra e acham um partido do contra tudo no PT.

  9. Sobre a area da FASE no Morro Santa Tereza… nao sou petista e nao voto no PT, mas a Yeda queria vender 73ha do Morro por uma verdadeira mixaria. Seria o sinal verde pra construir predios e condominios la em cima. Alguem realmente acha que o comprador da area a transformaria num parque com mirante e restaurante? Obvio que nao.

    • Concordo Ricardo. Ainda bem que não venderam a área da Fase. Imagina diversos prédios da Goldsztein la em cima, sem parque nenhum. Esta área da Fase necessita de um planejamento muito bem criterioso, sem privilegiar alguma construtora e/ou pessoas. A Fase pode permanecer lá, e ainda sair interessantes projetos. O Belvedere Rui Ramos que existe lá em cima deve ser revitalizado, independente da área da Fase. Não é necessário entregar a cidade de mão beijada para a iniciativa privada, mas sim, planejar para o bem da cidade.

  10. Realmente tenho uma vida maravilhosa, e acho a “capital mais atrasada do país” o melhor lugar para se viver… sinto muito por quem não gosta. Ninguém é obrigado a viver aqui, enfim…

  11. Rafael,
    conheço o Rio e discordo de ti. Nem a pior vila de Alvorada chega aos pés da melhorzinha favela do Rio.
    O que acontece no Rio é algo Boçal. Seria notícia se fosse em qualquer outra cidade deconhecida. É só ver que as chacinas nas pequenas cidades Mexicanas viraram notícia mundial. E não foi nada diferente do que estamos acostumados a ver no Rio.

  12. Porto Alegre mais atrasada do Brasil? Nao e’ o que os rankings de desenvolvimento me dizem. Ter o menor indice de favelizacao do Brasil, por exemplo, vale mais do que qualquer obra.

    • Falo atrasada em termos urbanísticos. Achei que tinha sido claro. Este é o enfoque principal do Blog. Em outros quesitos, realmente Porto Alegre está nos primeiros lugares, inclusive em qualidade de vida.

    • Atrasada em termos urbanísticos Ricardo… e compare população X no. de favelas… tu quer que uma cidade de 7 milhões tenha o mesmo no. de favelas que uma com 1,6? Veja a proporção e tu verás que poa TEM mais favelas!

  13. Concordo com o Gil Vicente… precisamos sair do “quase”!
    Só vemos projetos, maquetes, simulações… mas e a obra pronta? Ou demora uma eternidade ou fica somente no “quase”…

    Quanto aos outros comentários … fala mal do Rio de Janeiro quem não a conhece. Tem problema de violência? Tem. Aqui por acaso não tem? Tem vilas e cidades da região metropolitana tão perigosas quanto as favelas do RJ. Claro que nas devidas proporções, afinal, a capital carioca é BEM maior que nossa cidade. E outra… a capital carioca tem maior visibilidade. Tudo o que acontece lá vira notícia. Quem de exterior vai querer saber se existe tráfico de drogas e assassinato em Porto Alegre e região metropolitana se não é uma área turística?

Faça seu comentário aqui: