Agência reguladora nacional dos portos aponta problemas na licitação
Motivo de polêmica no meio político, a revitalização do Cais Mauá proposta pela governadora Yeda Crusius (PSDB) será questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão ligado ao Ministério dos Transportes e que regula os portos do país. A assessoria do diretor-geral da Antaq, Fernando Antonio Brito Fialho, confirmou que a intenção é garantir a impugnação do edital de licitação do Cais, que conteria uma série de irregularidades e que teve o consórcio Jaime Lerner apontado como vencedor. “A ação no STF é no sentido de impedir que o edital seja executado. O Cais está completamente ameaçado”, afirmou o superintendente de Portos da Antaq, Giovanni Paiva.
O processo deve ser protocolado no STF nos próximos dias pelos procuradores da Antaq. Um ofício do órgão, redigido no dia 10 de novembro de 2010, repassado com exclusividade ao Correio do Povo, lista as possíveis irregularidades do projeto proposto pela atual administração. O documento foi enviado também para a equipe de transição do governador eleito Tarso Genro (PT).
Dentre as supostas ilicitudes consta a de que o Estado não pode licitar algo que não lhe pertence. Conforme a Antaq, o Cais Mauá é propriedade da União. Também é questionado o aluguel de R$ 2,5 milhões que o consórcio vencedor da licitação pagará anualmente ao Estado. “Não sabemos se esse valor é adequado. O governo não permitiu que finalizássemos os estudos que apontariam isso”, afirmou Paiva.
A Antaq diz que a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), autarquia estadual, deveria ser a licitante da revitalização e responsável por administrar os recursos advindos do arrendamento do Cais.
Contudo, o edital prevê que a gerência do caixa será responsabilidade do consórcio que venceu a licitação. “Não há como aceitar um edital eivado de ilegalidades”, afirmou Fialho por ofício.
Equipe de Tarso critica insegurança
As lideranças da equipe de transição do governador eleito Tarso Genro (PT), que receberam o ofício da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) reproduzido abaixo, fizeram críticas aos encaminhamentos da governadora Yeda Crusius (PSDB) em relação ao edital de licitação do Cais Mauá.
“Gerou-se uma situação de insegurança jurídica que pode prejudicar não só o futuro governo, mas o Estado. É um negócio mal feito que poderá frustrar expectativas e causar pagamentos de indenizações”, afirmou João Victor Domingues (PT), um dos coordenadores da equipe de transição de Tarso. O petista diz que os vencedores da licitação, integrantes do consórcio Jaime Lerner, poderão recuar diante da briga jurídica. “Já não sabemos se os investidores espanhóis vão assinar o contrato de arrendamento com essas condições”, comentou.
João Victor acredita que o atual governo deveria se pautar pela cautela na reta final do mandato. “Não há porque o governo acelerar esse processo agora. Isso remete aquela tentativa de prolongar os contratos de pedágio antes do próprio encerramento dos contratos”, afirmou.
Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá, QUERO CAIS
Todo esse estardalhaço é para impedir que a Yeda leve créditos pelo projeto, depois com certeza vão esquecer as supostas irregularidades e, como o governo estadual está nas mãos dos vermelhos vão se aproveitar do cais para fazer propaganda. Não tem como não sair o cais, e que volte a Yeda em 2014…
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É verdade Jake. Porque o sr. Tarso Genro não descansa com a esposa sentado numa cadeirinha de praia a beira do Guaíba e fica lá olhando o por do sol e sendo picado pelos mosquitos ao final da tarde? Na visão dos petistas o Cais não está ótimo assim? Para que ir a Buenos Aires, bando de hipócritas???????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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Porto Alegre não tem
Um jeito legal
É lá que as manias etc… e tal
Nas manhãs de domingo
Esperando o Pontal
Passear pelo Dique
Sem alto astral
Porto Alegre me faz
Tão irracional
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A burrice é demais
É lá que o lixo jaz
Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Que o cais vai sair
Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um carro do tio
Porto Alegre me faz
Tão irracional
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A nojeira é demais
É lá que o lixo jaz
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A sujeira é demais
É lá que o lixo jaz
Porto Alegre é….demais!
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Como canta a mulher do Fogaça: Porto Alegre é demaaaaaais….
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Cada dia eh uma nova situação
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Claro Gilberto! Tu conheces a lenda do “burrinho”? cada um puxa pro seu lado, é tão fácil, só ir no encontro com a Antaq e tentar resolver o problema, a não ser que este contrato tenha “Furos”???hummmmmmmmm
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Eu chamo isso de “burrice”
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Claudio, quando há boa vontade e união de todos, as coisas se indireitam. Não é difícil isso. Mas no Brasil não há este sentimento de união, por poucas vezes houve. Isso é uma pena, pois todos perdem. Não se deu conta ainda disso ?
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Uma briga sem sentido, por uma parte do porto desativada há 5 anos. Seja da União, do Estado ou do Município, todos deveriam unir-se em prol da cidade. Mas a briga é política, SOMENTE política. Uma pena.
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Não adianta atropelar aos trancos e barrancos sem antes fazer as coisas certas, enquanto isso, o tempo vai passando…
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Aí vem o velho filme novamente. Eu adoro Porto Alegre…sempre na vanguarda dos investimentos.
Quem sabe o tio Fortunati não constroi uma pista de autorama pros carros da Fórmula Indy dentro do cais? Agora que não vai sair mais nenhum projeto lá, sobra espaço pra um mini-circuito de rua…digo, de porto.
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no zh de hj..tarso genro nem chegou da espanha e já embarcou para buenos aires para ”1 semana de férias” com a esposa.. isso me lembra o que falaram.. pra que construir um puerto madero em porto alegre se é só ir pra buenos aires, né, tarso ?
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Se o Cais da Mauá é da União, apesar de estar concedido ao Estado por 50 anos, e não existe qualquer possibilidade dele voltar a ser operado com porto novamente, quais são as intenções da União e dessa Antaq em relação ao quais?
Impedir o desenvolvimento de Porto Alegre ou impedir o desenvolvimento de um projeto que não foi estabelecido pela União, nem pelo partido que comando o governo da União, digo eu.
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Enfim…
Emociona a preocupação do Fialho com o povo gaúcho. Que bom que ele sabe o que é bom para nós.
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