Censo 2010 – Porto Alegre tem 1.409.939 habitantes (contagem final)

Porto Alegre

Foram registrados 1.409.939 de pessoas de acordo com o Censo deste ano em Porto Alegre, que segue como a cidade mais populosa do Estado. Entre 2000 e 2010, a população da capital gaúcha aumentou 3,63%. O número de domicílios na Capital é de 502.155.

Rio Grande do Sul

Entre os Estados, o Rio Grande do Sul registrou o menor crescimento de população, indica o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do RS indicam um aumento de 4,98%, ou seja, entre 2000 e 2010 a população passou de 10.187.798 para 10.695.532 pessoas.

Brasil

Os dados do Censo 2010, apontam que existem 190.732.694 pessoas no Brasil. Na última década, a população aumentou 12,3%, o que, em números absolutos, significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao registrado entre 1991 e 2000, quando a população aumentou 15,6%.

O Censo 2010 mostra também que a população está mais urbanizada que há 10 anos. Em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.

A região Sudeste continua sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. Entre 2000 e 2010, perderam participação as regiões Sudeste (de 42,8% para 42,1%), Nordeste (de 28,2% para 27,8%) e Sul (de 14,8% para 14,4%). Por outro lado, aumentaram seus percentuais de população brasileira as regiões Norte (de 7,6% para 8,3%) e Centro-Oeste (de 6,9% para 7,4%).

Entre as unidades da federação, São Paulo lidera com 41.252.160 pessoas. Por outro lado, Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Houve mudanças no ranking dos maiores municípios do país, com Brasília (de 6º para 4º) e Manaus (de 9º para 7º) ganhando posições. Por outro lado, Belo Horizonte (de 4º para 6º), Curitiba (de 7º para 8º) e Recife (8º para 9º) perderam posições.

Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.
ZEROHORA.COM

_________________________

 
 
 
Esta tabela se refere apenas a população da área urbana das cidades. Portanto não são o resultado final do Censo total das cidades. 

As 133 maiores cidades do Brasil (todas com mais de 200 mil habitantes)

Fonte das tabelas: IBGE

Share



Categorias:Demografia

Tags:, ,

15 respostas

  1. Aii ;/ coisa chata não tem, Pantano Grande. Até parece que Pantano não “existe”

    Curtir

  2. Também achei estranho quando vi que Bagé tem 117 mil numa lista e 97 mil em outra.
    Moro em BH, capital de MG, e NÃO RESPONDI AO CENSO. Moro numa das avenidas mais importantes da cidade (AV. do Contorno). num prédio com 48 apartamentos e NINGUÉM AQUI FOI VISITADO PELOS RECENSEADORES. DÁ PARA ACREDITAR NOS DADOS DO IBGE?

    Curtir

  3. muriaé-mg, não atinguiu os 100 mil hab. , aí fizeram um censo paralelo via telefone e conseguiram elevar a população para mais de 100 mil hab. tudo por causa do maldito dinheiro. é uma vergonha.

    Curtir

  4. Teus dados do RS estão errados, a cidade de RG, que parece nunca chegar aos 200 mil hab. embora tenha grande fluxo de população flutuante pelos grande investimentos que estão ocorrendo, tem conforme dados do IBGE 2010 197 mil e poucos, sendo a 10 cidade do RS.]Dizem que em breve, será uma das maiores do interior gaúcho.
    Tem informações sobre esses dados em jornal local, chamado Agora:
    http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=4418
    Favor retificar e verificar também os outros dados expostos por vc.

    Curtir

    • Everton, os dados das cidades do RS se referem somente a população da área urbana das cidades. Desculpe, não coloquei esta informação. Agora já atualizei.
      Caso queira colaborar, envie novos dados sobre o Censo. Nós agradecemos. Obrigado pelo comentário e continue participando do Blog !

      Curtir

  5. Rodrigo, a primeira lista se refere as cidades mais populosas. ja a segunda, aos municípios

    Curtir

  6. Concordo, Gilberto. Já havia me referido a isto anteriormente, que Porto Alegre perde seus jovens para outros Estados, por falta de oportunidades. Eles querem ficar aqui, tem orgulho de Porto Alegre, mas a cidade com seus “brilhantes” políticos oferece cada vez menos. Outros Estados agradecem a esta fartura de mão de obra especializada. Resta a nós, pais, apenas a saudade e a esperança de vê-los por aqui novamente. E que Porto Alegre volte a ter grandes políticos, capazes de mudar esta situação. Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra, e nossos filhos também!

    Curtir

  7. Ao meu ver, o motivo é bem simples: a cidade não tem investimentos na área industrial ha muito tempo, e os que existem na cidade, vão embora. Há poucos dias atrás o Blog noticiou que a Digitel, a maior fabricante de Modens e multiplexadores de dados da America do Sul, saiu de Porto Alegre, indo para Alvorada. A cidade ainda tem muito emprego na construção civil, área médica, área de eventos, comércio, e outras áreas do terceiro setor (serviços). A única coisa que tem desenvolvido incrivelmente na cidade é o comércio, com diversos hipermercados e shopping centers inaugurados nos últimos anos. Mas ainda há espaço para a indústria. O que se pensa hoje em relação à industria? É poluente, e não pode estar na área das cidades grandes. MENTIRA. Hoje em dia há muitas indústrias não poluentes, principalmente a eletrônica, mas muitas outras que3 poderiam ser estimuladas na cidade, e ocupar vastas áreas vazias (não necessariamente na zona norte, antiga área destina a estas atividades). Também poderia se estimular as novas fábricas do século XXI a ocupar os galpões e pavilhõesdas antigas fábricas que sairam, mas com atividades limpas, que acolhem grande mão-de-obra especializada e lançam produtos com alto valor agregado no mercado. Nesta área, industrial, da certamente pra dizer que Porto Alegre está estagnada. Ainda temos grandes indústrias, mas cada vez menos. Recomendo ler este artigo do secretário da Smic, Valter Nagelstein (http://www.portoimagem.com/colunistas/valter/nagelstein-004.html). Deixem este cara na prefeitura mais um tempo e vocês vão ver a diferença. Ele é um cara muito competente e de certa forma visionário, o que é raro atualmente.
    Outros fatores poderia se citar a estagnação turística da cidade. As administrações em geral, esperam sempre a evolução das atrações das suas cidades, e não o contrário. Em Porto Alegre, se privilegia o turismo na área rural, nada de novo. Então, não vejo muitas mudanças caso não sejam tomadas medidas pra mudar este cenário.

    Curtir

  8. Fora que nao existe algo que flua na cabeça das pessoas, jovens, enfim do tipo.. ‘HEY, EU QUERO MORAR EM PORTO ALEGRE, PQ LÁ TEM ESSE DIFERENCIAL’ .. entenda-se diferencial como algo atraente, algo que poderia ser o cais do porto.

    Curtir

  9. Álvaro, não é a população que está se mandando, e sim a cidade que não está atraindo. É diferente.
    Não está gerando empregos, demanda. As cidades só crescem quando atraem pessoas atrás de empregos. E em Porto Alegre não está acontecendo isso.

    Curtir

  10. Pois é, Augusto. Daqui a pouco vem os chatos falando que os incomodados que se retirem. Óbvio que se houvessem condições eu já teria me retirado.

    Porto Alegre é uma decepção pra um gaúcho que viveu mais de 15 anos fora, como eu.

    Curtir

  11. Estranho é que Caxias do Sul tem 2 populações. Uma em cada lista acima. Isso que é consistência. 😛

    Curtir

  12. Álvaro: não é de se espantar que as pessoas estejam querendo se mandar da cidade. Motivos há de sobra.

    Curtir

  13. Não é meio estranho quase todo o top20 crescer 10% ou mais e porto alegre menos de 5%? será que ninguém mais aguenta morar aqui?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: