EXEMPLO: Buenos Aires inaugura serviço de bicicletas gratuitas

DA EFE, EM BUENOS AIRES

O governo da cidade de Buenos Aires lançou nesta quarta-feira um serviço gratuito de bicicletas, oferecendo cem unidades ao público e três estações em diferentes pontos da capital argentina.

“Na cidade de Buenos Aires, estamos impulsionando fortemente o uso da bicicleta como meio de transporte”, explicou Guillermo Dietrich, subsecretário de Transporte portenho, ao anunciar o lançamento da iniciativa.

O projeto, que busca seguir os passos de cidades como Paris, Amsterdã e Barcelona, é produto de uma lei aprovada em 2007. O governo da capital argentina espera ampliar o número de bicicletas disponíveis para 500 e o número de estações para 12 nos próximos três meses.

Dietrich indicou que o uso da bicicleta é “cada vez mais comum”. Segundo ele, para garantir a circulação no complicado trânsito de Buenos Aires, está sendo construída uma rede de ciclovias protegidas ao longo de toda a cidade, que já conta com 40 quilômetros e que a Administração pretende ampliar para 100 nos próximos meses.

Javier Salas, um dos primeiros portenhos a aderir ao uso dessas bicicletas gratuitas, disse que usará este meio de transporte para ir ao trabalho. Para ele, esta nova iniciativa impulsionada pelo Governo fará com que “a cidade seja mais saudável em todo sentido”.

“Acho que isso vai revolucionar a economia portenha, levando em conta os 3.000 pesos (US$ 750) que são gastos em transporte anualmente”, acrescentou.

Segundo a Associação de Ciclistas Urbanos argentina, cerca de 7% dos habitantes da zona metropolitana de Buenos Aires usam a bicicleta no cotidiano.

Fonte: FOLHA ONLINE

Post sugerido pelo leitor Renan

 

Share



Categorias:Bicicleta

Tags:, ,

9 respostas

  1. Pessoal,
    Coloque os dois arquivos que o Marcelo fez em meu 4shared, os pdfs com abaixo assinado e descrição

    http://olavolu.4shared.com/

    Curtir

  2. Gilberto e demais leitores deste blog,

    Convido vocês a participar de uma iniciativa que pode ajudar muito nossa cidade, estamos começando a recolher assinaturas para entrar com um projeto de lei com iniciativa popular de incentivo ao transporte público coletivo e de propulsão humana (bicicletas). A idéia é regulamentar percentuais de investimento da prefeitura para o transporte. Mais detalhes aqui:
    http://massacriticapoa.wordpress.com/2010/11/27/projeto-de-lei-de-iniciativa-popular-para-o-incentivo-ao-transporte-publico-e-de-propulsao-humana/

    Colquei dois .pdf no meu 4shared para quem quiser ajudar, um com o abaixo assinado e outro com uma descrição do projeto.

    Acredito que esse projeto seja de interesse do pessoal aqui, pode parecer utópico, difícil de se conseguir, mas precisamos tentar.

    Gilberto, se achares pertinente pode fazer uma postagem nova sobre o assunto.

    Curtir

  3. Morei em Buenos Aires.
    A cidade é 100% plana. Fica até sem graça pedalar.
    Felipe X, te convido para conhecer o evento Massa Crítica de Porto Alegre.
    Joga no google que voce encontra.

    Curtir

  4. alem do vandalismo falta ciclovias

    nao sei vcs mas tenho panico de andar de bicicleta nas ruas por causa de nossos motoristas

    Curtir

  5. Isso seria inviável em Porto Alegre por causa de alguns vândalos, mas seria interessante expandir a malha cicloviária. No caso dos argentinos, particularmente os bonaerenses, tão criticados por “acharem que são europeus”, se é isso que os faz merecedores de um sistema de transporte público com bicicletas acaba sendo não um demérito, mas uma qualidade enquanto nós, meros “macaquitos”, convivemos com vandalismo endêmico até em áreas consideradas nobres.

    Curtir

  6. com aquele transporte público até eu seria patinboy

    Curtir

  7. la não existe motoboy, entregam pizza até de patins
    sahuasuhasus

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: